Fonte:  Comunidade News

Somente em 2010, mais de 8.800 brasileiros se naturalizaram norte-americanos

Facilidade. Esta é a principal razão que os brasileiros apontam quando decidem se tornarem cidadãos norte-americanos. Viajar sem precisar de vistos para diversos países do mundo, não precisar de renovar o green card, ficar no Brasil por tempo indeterminado e ter benefícios sociais são alguns dos benefícios de ter um passaporte “azul” apontado por brasileiros entrevistados pelo Comunidade News.

Alencar Castello mora nos Estados Unidos há 22 anos obtendo a sua cidadania em 1996. Para ele, que já tentou morar no Brasil por dois anos e não se readaptou, ter o passaporte norte-americano traz benefícios que tornam a vida mais fácil. Alencar gosta de viajar pelo mundo. Cada vez que programa uma viagem, uma preocupação que ele não tem é quanto ao visto de entrada em vários países que pretende conhecer. Outra razão apontada pelo brasileiro é poder se aposentar. “Com a cidadania norte-americana você também tem o benefício de poder legalizar parentes, como esposa e os pais”, diz ele.

Ele, no entanto, não deixa de apontar que gosta dos Estados Unidos e por isso também se naturalizou. “Eu gosto daqui, é um país completo”, afirma.

Alencar não está sozinho. Todos os anos, o número de brasileiros buscando a cidadania norte-americana aumenta. Entre 2001 e 2003, a quantidade de brasileiros obtendo a cidadania era de pouco mais de 3 mil por ano. Em 2010 foram mais de 8.800 pessoas. De 2001 a 2010, o número cresceu mais 125%. Passou de 3.925 em 2001 para 8.867 no último ano.

Flórida e Massachusetts são os campeões isolados no número de naturalizações entre brasileiros. Somente em 2010, mais de 2.200 brasileiros se tornaram norte-americanos na Flórida. Em Massachusetts o número foi de 1.718. Os dois estados juntos representou mais de 44% das naturalizações ano passado.

Os dados do Departamento de Naturalização do Governo mostram que em todos os estados, com exceção de Dakota do Norte, tiveram brasileiros se naturalizando. Três deles receberam a cidadania enquanto servindo o Exército fora do país.
No estado de Connecticut, 270 brasileiros obtiveram a sua cidadania em 2010.

Segurança e direitos
Não são apenas os benefícios que atraem os brasileiros para as cerimônias de juramento da bandeira norte-americana. Para alguns, poder exercer o direito pleno da cidadania é uma das razões mais importantes.

Cátia Silva, proprietária da Mirante Agency, uma agência de seguros de Danbury, CT, diz que poder participar da vida política através do voto pesou na hora de optar pela naturalização. Morando nos Estados Unidos desde 1987 anos, e com cidadania há oito, Cátia não esconde que os benefícios são maiores para as pessoas naturalizadas, mas poder votar foi uma das primeiras razões. “Para mim a razão número um foi poder votar em quem eu quero, principalmente pelo fato de sermos imigrantes. Nós temos que votar”, diz.

Poder regularizar a situação de parentes ou até trazer do Brasil os pais, também é outro benefício apontado por Cátia. “A minha irmã, que se naturalizou antes de mim, fez o pedido para o green card do meu pai e minha mãe. Tudo saiu muito rápido”, disse Cátia.

A força política que a comunidade brasileira pode ter através do voto, e defendida por Cátia, se tornou um movimento organizado em Massachusetts. O grupo Brazilian-American League of Voters, criou o website Nós Votamos (www.nosvotamos.com) para incentivar os brasileiros a se registrarem para votar, aumentando a força da comunidade na briga por benefícios e contra os candidatos a cargos legislativos que são opositores dos imigrantes.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Número de Brasileiros se Naturalizando Cresce a Cada Ano"

avatar
kako
Visitante

E como eu faço para tirar a cidadania? É preciso ter um emprego lá?
Ou estudar?

Fico no aguardo

Obrigado

kako
Visitante

Olá;

Eu preciso ter um visto de estudante ou de trabalho para poder morar nos EUA ou eu posso morar “por morar”? Como, por exemplo, comprar uma casa e tirar um visto para simplismente morar lá, sem ter um emprego encaminhado ou uma vaga certa na universidade.

Fico aguardando a resposta
Obrigado

Kaique
Visitante

Bom dia;
Eu e minha familia estamos pensando em morar em NY. Um dos maiores problemas esta sendo arrumar uma casa por um bom preço. Eu irei estudar em Tarrytown. Vocês sabem me dizer se à algum site de compra de casas que vocês possam me indicar? Gostaria de saber também como funciona o programa HUD do governo americano para comprar uma casa.

Desde ja agradeço a atenção.
Obrigado.

wpDiscuz