Fonte:  Comunidade News

O estado de CT passa a ter oficialmente um consulado brasileiro na cidade de Hartford.

A abertura oficial do Consulado-Geral do Brasil em Hartford, Connecticut, ocorrida no dia 23 de fevereiro, foi marcada por um clima de total descontração. Embaixadores, líderes comunitários, autoridades americanas e a imprensa brasileira estiveram presentes para formalizar a inauguração da representação do Brasil na capital do estado.

O novo consulado abrange agora as jurisdições de Connecticut e Rhode Island. As negociações para a abertura do novo consulado datam do ano de 2007. A representação brasileira em Hartford deve ‘desafogar’ os consulados de Nova Iorque e Boston, Massachusetts.

Com muito bom humor, o Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Oto Agripino Maia, abriu a cerimônia oficial. Agradecendo a presença de todos, Agripino Maia disse que o consulado não tem somente importância para os brasileiros, mas também para a cidade de Hartford. “Estamos muito felizes por ser bem-vindos aqui”, disse o embaixador, em especial atenção ao prefeito de Hartford, Eddie Perez.

Também bem-humorado, o Cônsul-Geral do Brasil em Hartford, Embaixador Ronaldo Dunlop, aproveitou para dizer que o novo consulado é um exemplo de integração entre o governo brasileiro e a comunidade brasileira no exterior. “Estamos também ajudando a revitalizar a área e a economia”, disse Dunlop, aproveitando para destacar a excelente equipe de funcionários do novo consulado.

Dando continuidade ao clima de descontração, o prefeito da cidade destacou a diversidade de Hartford e deu as boas vindas à nova representação. “Isto é um reconhecimento da comunidade”, disse ele, elogiando ainda os esforços do governo brasileiro para a implantação do novo consulado. Perez disse ainda que se surpreendeu com a rapidez com que o Consulado Brasileiro se instalou.

Junto com o embaixador Agripino Maia, Eddie Perez descerrou a placa que abre oficialmente o Consulado-Geral do Brasil em Hartford.

Preocupação com o Bom Atendimento

Em entrevista ao Comunidade News, o embaixador Ronaldo Dunlop falou novamente da equipe selecionada para trabalhar no consulado. Para ele, foi uma surpresa agradável ver tantas pessoas capacitadas para as funções. Os serviços consulares, segundo ele, tem sido procurados por brasileiros que moram em New Jersey e Massachusetts. “Começamos um consulado com um sistema novo, integrado, com banco de dados.

Treinamos o pessoal, veio uma equipe do Brasil para cá”, disse ele.
Ainda segundo Dunlop, a comunidade tem recebido o tratamento adequado e não precisa mais ficar de pé esperando pela conclusão dos serviços. O embaixador recomendou que o serviço seja agendado com antecedência. Mas esclareceu que todos são atendidos. “Se chega uma pessoa que não está agendada, ela tem que esperar um pouco e pegar uma senha”.

O agendamento de horário pode ser feito via telefone ou e-mail. “Inclusive já no telefone orientamos”. De acordo com Dunlop, todos os funcionários trabalham no sistema rotativo, ou seja, fazem de tudo um pouco. “Quem dá a senha já verifica se a pessoa tem a documentação”.  Para que os serviços aos brasileiros sejam constantemente melhorados, a nova representação tratou de colocar uma caixinha de sugestões à disposição da comunidade.

Aos brasileiros que transferiram o título eleitoral para os Estados Unidos, e que estão cadastrados no domicílio eleitoral em Nova Iorque, o embaixador avisa que basta efetuar a transferência para Hartford. Segundo ele, o consulado já iniciou este processo de transferência. 

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.  Leia outros artigos da Comunidade News.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Inaugurado Novo Consulado do Brasil na Cidade de Hartford"

avatar
Marcos Martins
Membro

Pamela,

Horario Comercial. Ou escreva uma mensagem a qualquer hora e voce sera respondida depois de alguns dias.

Boa Sorte.

pamela
Visitante

Gostaria de saber qual o horario de atendimento???

Marcos Martins
Membro

Kelen,

Voce pode obter informacoes visitando o site oficial do Itamaraty ( http://www.itamaraty.gov.br/ ). Na parte inferior da pagina voce encontrara “Carreiras”. Clique e voce vera as opcoes e informacoes sobre cada uma.

Boa Sorte.

Kelen
Visitante

Gostaria de saber como fazer para trabalhar em consulados aqui nos Estados Unidos. Tenho documento. Por ande comeco.
Aguardo resposta.
Obrigada.

Redação BNEU
Admin

Jurlaine,

Constitution Plaza
Hartford, Connecticut 06103
Phone: (860) 760-3100
E-mail: cghartford@itamaraty.gov.br

Jurlaine de Souza
Visitante

Preciso do endereco do consulado,preciso renovar os passaportes dos meus filhos,por favor,poderian me enviar o endereco e orientacaoes sobre como devo fazer? Obrigado.

wpDiscuz