Imposto de Renda para Brasileiros Residentes ou Investidores nos Estados Unidos
Começo de ano é uma dor de cabeça para muita gente. Além de contarmos com um orçamento mais apertado para pagar dívidas das festas de Natal e Ano Novo, não devemos nos esquecer que esta é também a época de quitarmos nossos impostos. Tanto os impostos de pessoa jurídica e física vencem neste período.
Para pessoas físicas, a dificuldade da preparação do imposto de renda varia bastante dependendo das circunstâncias pessoais e profissionais de cada um. É importante reportar a renda de forma correta. Se você investe em ações ou fundos de ações, tem renda proveniente de aluguel de imóveis, ou se é proprietário de um negócio é fundamental averiguar suas obrigações com o fisco.
A America Expert Business Consulting, uma empresa brasileira de contabilidade e consultoria com sede em Miami e filial em São Paulo, tem vasta experiência no mercado americano e pode lhe auxiliar neste processo.
No caso de pessoa jurídica, o cálculo do imposto de renda em território americano é um pouco diferente de como é feito no Brasil, pois não incide sobre a Receita, mas sim sobre o Lucro Líquido. As alíquotas que servem como base de cálculo variam de acordo com as faixas do montante do lucro e do estado onde a empresa está localizada. No caso das empresas, os gastos relacionados ao negócio, como viagens, aluguel,alimentação, uniformes de funcionários, combustível e milhagem de veículos utilizados com finalidades empresariais, podem ser deduzidos como despesas.
A America Expert Business Consulting recomenda aos investidores internacionais que registrem propriedades e outros ativos de valor em nome de uma empresa americana ao invés de pessoa física. Por quê?
1- Evita a obrigatoriedade de declarar imposto de pessoa física nos EUA: Quando o imóvel está em nome de uma empresa, as despesas provenientes do imóvel podem ser contabilizadas, acumulando prejuízo e evitando – na grande maioria dos casos – o pagamento de impostos. Se uma propriedade registrada em nome pessoa física tem rendimentos, os donos devem declarar imposto de pessoa física e as despesas dedutíveis são mais restritas.
2- Evita prejuízos maiores em caso de um processo civil: A Empresa Americana é uma empresa de responsabilidade civil limitada, portanto, caso alguém (seja algum prestador de serviço, visitantes, ou mesmo um locatário) vier a sofrer danos ou acidentes dentro do imóvel, o dono da propriedade tem um nível extra de proteção, em caso de ação judicial. O juiz pode até dar ganho de causa à vítima do acidente ou dano, porém, como o imóvel é ativo da empresa, o mesmo está protegido, não podendo ser vendido como pagamento de dívida.
3- Evita o pagamento de uma grande carga tributária no Imposto de Sucessão: caso o imóvel esteja em nome de pessoa física ou em nome de uma empresa no momento da morte de um dos sócios, os mesmos somente tëm $60,000 de isenção e o Imposto de Sucessão pode chegar a 40% do valor do imóvel. Desta forma, por exemplo, tendo um imóvel de $400,000 em nome de um casal, no momento do inventário cada um deles possui a metade do imóvel, isto é, $200,000 e isenção de $60,000. O imposto a ser pago incidirá sobre os $140,000 que cada um possuir, podendo chegar a 40% deste valor.
É muito importante estar atento ao prazo para a entrega do imposto de renda, que para empresas do tipo Corporation é 15 de Março. Para pessoa física e empresas LLC o prazo encerra-se em 15 de Abril.
Se você tem uma empresa e precisa de ajuda com o seu imposto de renda, entre em contato com a America Expert. Aproveite o desconto especial oferecido aos leitores que desejam se beneficiar dos serviços descritos no post. Basta usar o código “BRASILEIROS AE” para obter o seu desconto.
Divulgação: Nosso site tem um acordo comercial com a America Expert.
Daniel,
É aconselhável que você consulte com um contador nos EUA para lhe ajudar com o processo.
*Correção* Seu comentário está esperando ser moderado. Bom dia, eu tenho uma pergunta com relação ao imposto de renda. A minha situação é o total oposto do citado acima e não consigo informações sobre o caso. Sou um cidadão americano, com dupla nacionalidade, residindo no Brasil desde pequeno e comecei a trabalhar recentemente. Entrei em contato com o consulado americano sobre o caso e eles me disseram para entrar em contato com o IRS por e-mail. Ao fazer isso fui informado de que o IRS NÃO lida desse tipo de assunto por e-mail, mas não me deram nenhum telefone para… Read more »
Bom dia, eu tenho uma pergunta com relação ao imposto de renda. A minha situação é o total oposto do citado acima e não consigo informações sobre o caso. Sou um cidadão americano, com dupla nacionalidade, residindo no Brasil desde pequeno e comecei a trabalhar recentemente. Entrei em contato com o consulado americano sobre o caso e eles me disseram para entrar em contato com o IRS por e-mail. Ao fazer isso fui informado de que o IRS lida desse tipo de assunto por e-mail, mas não me deram nenhum telefone para contato. Eu fiz a declaração de imposto de… Read more »