Fonte:  Comunidade News

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama se reuniu na Casa Branca com senadores democratas e republicanos para tratar sobre a reforma imigratória.

A reforma imigratória volta a ser assunto na Casa Branca. Pelo menos é o que aponta a reunião entre Barack Obama e o senador democrata Charles E. Schumer (Nova York) e o republicano Lindsey Graham (Carolina do Sul). O desafio do presidente agora reside em correr contra o tempo, antes que as eleições de novembro cheguem.

A reunião teve também a participação de membros do Conselho de Política Doméstica. A portas fechadas, o assunto imigração ganhou novamente a pauta do líder da nação americana. Schumer e Graham querem ver os esforços recompensados, pois trabalharam meses em cima da elaboração de uma proposta.

É possível que a Casa Branca solicite aos dois senadores um modelo escrito em linguagem legislativa, segundo uma pessoa que sabe detalhes da reunião. Entre os pontos da proposta estariam abrir o caminho para a cidadania aos milhões de imigrantes indocumentados. Como nada vem de graça, a Casa Branca deseja que os imigrantes paguem os impostos e uma multa pela violação da lei. Quem não cumprir os requisitos poderá até ser deportado.

Obama estaria mais do que disposto a aprovar uma lei que incluiria mais segurança nas fronteiras, de acordo com o porta-voz Nick Shapiro. Os participantes lembraram que no dia 21 de março a capital americana terá uma marcha em prol de imigração. O movimento serve para não deixar o assunto morrer.

Schumer e Graham saíram da reunião satisfeitos, embora estejam exigindo do presidente americano mais compromisso na questão, ao invés de deixar a decisão nas mãos do congresso.

Procura-se um Republicano

Assunto delicado e controverso, especialmente para a Casa Branca, o sistema imigratório americano está cada vez mais abalado. Se adiar para 2011 a promessa de uma reforma, tal como feita na campanha eleitoral, Obama corre o sério risco de perder boa parte dos votos latinos, o que causaria um verdadeiro furor entre os eleitores.

Isto é um verdadeiro desafio, ainda mais em tempos de aprovação da reforma da saúde. Segundo o deputado democrata Raul M. Grijalva (Arizona), é preciso acabar com a mentalidade limitada de que o céu está desabando mas nada pode ser feito. É pouco provável que os republicanos colaborem, para desespero de Schumer. “É duro achar alguém, mas estamos tentando”, disse o senador, sobre a necessidade de mais um republicano, além de Graham, apoiando a causa.

Para isso, Schumer tratou de conseguir uma grande aliada. A reunião com a Secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Janet Napolitano, serviu para construir estratégias que tragam mais republicanos para o lado deles. Napolitano já demonstrou publicamente que é a favor de uma reforma, desde que as leis continuem a ser cumpridas. “Temos todas as peças no lugar. Só precisamos de um segundo republicano”, declarou Schumer.

As chances de aprovação de uma reforma ainda este ano dependem e muito da apresentação da proposta em abril ou maio. Do contrário, é preciso encarar a realidade e amargar mais um ano sem solução para os imigrantes. Na opinião da presidente e chefe executiva do grupo latino Conselho Nacional de La Raza, Janet Murguia, o cerco está fechando e é preciso aprovar a reforma para ontem.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.  Leia outros artigos da Comunidade News.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Governo Pede Senador para Elaborar Projeto de Reforma Imigratória"

avatar
Redação BNEU
Admin

Kelly,

Não é verdade. Os americanos não podem entrar no Brasil sem visto, e também pagam uma taxa altíssima para tirar o visto.

Redação BNEU
Admin

Sheila,

A reforma imigratória vem sendo discutida há anos. Com os republicanos dominando a casa dos representantes os obstáculos para a aprovação de uma reforma imigratória são ainda maiores. Não acredito que você irá ver nenhuma mudança favorável nos próximos meses.

KELLY
Visitante

engracado vcs aki no brasil qualquer um pode entrar e sair como quiser agora pra gente ir pro seu pais agente tem q pagar uma fortuna pq senao agente vai preso por imigracao nao autorizada isso e injusto

sheila
Visitante

oi meu nome e sheila, estou morando aqui ja a 6 anos e sou inlegal sou casada tb com um brasileiro e tenho um filho de 3 anos, estamos com planos de voltar p/ o brasil agora em dezembro mas ainda penco se vai sair alguma lei imigratoria em alguns meses, gostaria de saber de vcs se tem algum projeto nesta arreia que poderar ser aprovado, ja que o congreco agora tem a maior parte de republicanos, desde de ja obrigada.

Redação BNEU
Admin

Wellington,

Devido à sua situação ilegal, o auxilio de um advogado de imigração é aconselhável.

welington
Visitante

tenho uma duvida, sou ilegal, meu irmao é cidadão americano(civilizado), tenho uma duvida muito grande, espero que vcs possam responde la, sei que a casa nao aprovou nenhuma lei, posso tirar meu green card atravez do meu irmao, sem nenhuma lei ?///

wpDiscuz