EUA Facilitam a Permanência de Imigrantes com Parentes Cidadãos
Fonte: Agência de Notícias
Imigrantes ilegais nos EUA que sejam familiares próximos de cidadãos americanos –como cônjuge, pai ou filho– poderão pedir residência permanente sem ter de sair do país, afirmou o governo Barack Obama.
Hoje, é necessário que esse imigrante deixe os EUA para então entrar com o pedido de permanência. O processo pode levar meses.
A partir de 4 de março, será possível candidatar-se para o visto antes de sair do território americano.
Será necessário apenas que o imigrante ilegal prove que estar separado de sua família durante a espera pela residência permanente será uma “dificuldade extrema” para si ou para o cidadão americano ao qual é relacionado.
Analistas apontam esse período de espera como uma das razões para a postergação ou desistência, por parte dos imigrantes, para dar entrada no processo de regularização da permanência.
Também há o risco de o pedido ser negado enquanto o imigrante está fora do país, impedindo-o de retornar e reencontrar a família.
SEPARAÇÃO
Os EUA têm cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais. Em 2011, foram 23 mil pedidos de regularização de imigrantes, segundo o governo -70% deles foram aceitos.
Ainda será necessário deixar o país, mas apenas para concluir o processo de imigração e por período menor, já que as entrevistas consulares para a tramitação poderão ser agendadas antes da partida.
As entrevistas são feitas no país de origem. O governo estima um período de dias ou semanas para essa operação.
De acordo com as autoridades norte-americanas, as novas regulamentações “facilitam o processo de imigração legal e reduzem o tempo durante o qual cidadãos americanos ficam separados de seus parentes próximos”.
Os imigrantes, principalmente os hispânicos, são vistos como elemento fundamental para as eleições nos Estados Unidos. No pleito de 2012, Barack Obama recebeu 71% desses votos.
Conforme republicanos percebem a fatia perdida do eleitorado, devem se tornar mais maleáveis para aprovar projetos relacionados à imigração nos próximos anos.
Obama ainda não conseguiu aprovar o “Dream Act”, projeto que legaliza a permanência de imigrantes ilegais trazidos ainda jovens ao país, formados em universidades locais.
Mas, em junho de 2011, Obama marcou ponto entre os latinos ao anunciar o fim da deportação desses imigrantes – beneficiando quem tem menos de 31 anos e entrou nos EUA antes dos 16 e possua ficha criminal limpa.
Preciso da indicação de um advogado na área de imigração. Adotei meu filho (antes ele era meu sobrinho) e preciso aplicar os papéis, porém ouvi uma pessoa dizer que tenho que aguardar 2 anos.
Att.
Jefferson,
O ideal seria você já ir empregado e com o visto de trabalho, que pode demorar para sair.
OLA! Estou estudando biologia aqui no Brasil, pretendo morar em los angeles no futuro, ja mandei e-mail, para o orgão resposavel por biologos na california que concede licensa para atuar como biologo neste estado, a resposta foi que posso retirar esta liçensa daqui do Brasil mesmo, só que tenho algumas duvidas, vejo as oportunidades de empregos em los angeles para biologo, a maioria são em hospitais e laboratorios de universidas, queria saber o que fazer quando for pra los angeles, se eu tendo conseguir o visto de trabalho daqui do brasil ou vou pra los angeles com o visto de… Read more »
Josiane,
Infelizmente não conheço nenhuma lei que possa lhe beneficiar neste caso.
Ola, meu pai e deficiente mental e dependente de mim, pretendo casar com uma americano, mais iremos morar nos eua. voçe sabe se existe alguma lei ou alguma forma que permite que meu pai va comigo?
Obrigada!
Gustavo,
É difícil dizer como o oficial de imigração irá proceder. Se você vai estudar você precisa ter o visto de estudante. É importante demonstrar vínculos fortes com o Brasil, que você tem condições financeiras de arcar com os custos, e convencê-lo que a sua intenção é voltar ao Brasil e não ficar permanentemente.
Olá, tenho uma tia que vive com o marido e os filhos em Boston, no final deste ano pretendo ir visitá-la e ficar lá estudando por algum tempo, ao chegar nos Estados Unidos há uma possibilidade muito grande deles me barrarem por isso ou essa possibilidade é mais remota?
Maria,
Você pode obter um visto de noiva para ir casar nos EUA. Veja mais informações aqui:
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=640a3e4d77d73210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=640a3e4d77d73210VgnVCM100000082ca60aRCRD
Good Night,
My boyfriend is American, lives in Texas.
I’m Brazilian, and I’m still in Brazil.
He wants that I go marry him there.
The initial procedure, how it is done?
Please, I’m in need of an orientation.
Thank you so much!
Danny,
A menos que você se case com seu namorado, não é possível relacionar a ida dele com um pedido de visto para você.
olá, tudo bem?
meu namorado recebeu uma proposta de emprego no vale do silício. estamos juntos há dois anos e em dezembro completou um ano que moramos juntos. meu emprego aqui no brasil é home-office e temos planos de continuar morando juntos nos estados unidos.
procurando no google não entendi bem a questão dos vistos e não sei com qual pedido devo entrar e como relacionar a ida dele como o motivo para eu me mudar pros eua também. poderia me ajudar?
desde já, muito obrigada!
Moniky,
Sua sogra pode patrocinar o green card do filho. O casamento não afetaria o processo.
Boa Tarde,
Minha “sogra” recentemente adquiriu cidadania americana após ter passado mais de 9 anos no país ilegalmente. Tem um filho de 29 anos no Brasil. Estou morando junto com ele. Ele tem direito a cidadania também? Green Card? Casando comigo ele perde o direito a algum documento?
Grata.
Pedro,
Creio que essa lei possa lhe ajudar sim. É aconselhável consultar com um advogado de imigração sobre os devidos procedimentos.
olha meu nome e pedro moro nos estado unidos a 9 ano so casado com uma americana tem dois ano ela e professora de espanhol e de lingua francesa tenho um filho de ano de idade ja numca tive problema aqui mais vinhe no pais inlegalmente gostaria de saber oque essa lei pode mim ajuda agora q si diz q vai ser aprovada no dia 4 de marco si vc pode mim ajuda sobre isso com informacao ficarei mt grato ok obrigado
Vilson,
Sua filha pode lhe patrocinar o green card quando completar as maioridade.
Eu estou nos Estados Unidos a 13 anos, nunca apliquei pra nada, tenho uma filha americana de 11 anos. Qual o dreito que tenho e se posso aplicar para a permanencia. grato.
a irmã dela é cidadã…porém minha namorada não está no país…obrigado tentarei arrumar um advogado de imigração!
Rafael,
A situação mencionada no artigo refere-se a pessoas que estão no país e que tem parentes cidadãos. No caso de sua namorada infelizmente não sei o que se pode ser feito.
Oi meu nome é Rafael…já entrei em contato com vocês algumas vezes… Eu e minha esposa e eu tivemos o visto negado ontem…ela morou ilegalmente lá por 15 anos…a família dela está lá pai, mãe, irmãs todos legalmente….(minha namorada não se preocupou em legalizar a situação dela) ela se cansou de ficar lá ilegal e voltou…mas está desesperada, quer voltar(estranhou tudo aqui: limpeza, educação e muitas outras coisas) está morrendo de saudades dos pais! agora teve uma espécie de punição, só poderá tentar o visto de novo em 2018! ela está triste…ela disse a verdade na entrevista o homem só… Read more »