Emigração em Massa no Brasil Tem Estados Unidos Como Destino Preferido

Os brasileiros que têm condição financeira ou outros meios estão escolhendo emigrar do país devido à violência incontrolável e perspectivas políticas e econômicas ruins.   O destino preferido dos brasileiros?   Estados Unidos, principalmente Miami e Orlando. Portugal fica em segundo lugar.

Um artigo no Wall Street Journal relata a lamentável situação e conta o caso do Thiago Lacerda que diz estar super assustado com o que está acontecendo, principalmente no Rio de Janeiro. Ele vem considerando seriamente se mudar para a Europa para dar uma vida mais segura aos seus três filhos pequenos.  “Em alguns anos eles vão querer sair, namorar, sem se preocupar em levar um tiro” , disse Thiago Lacerda em referência aos seus filhos.

Um estudo feito pela Datafolha em Junho apontou que mais da metade dos brasileiros mais ricos, aqueles com uma renda acima de R$10 mil por mês, querem emigrar.  O mesmo acontece com os brasileiros com curso superior.  Isso é desastroso para o país, porque são exatamente essas as pessoas que têm a capacidade de fazer as mudanças necessárias para transformar este cenário tão deprimente.  Parece que mesmo aqueles brasileiros que acreditavam no gigante adormecido agora estão perdendo a esperança de vez.

Os cariocas principalmente, mesmo os que vivem em condomínios fechados e vigiados por seguranças armados, não se sentem mais seguros. Balas perdidas e ocorrências de mortes e a assaltos diários fazem com que a vida se torne um pesadelo de estresse e medo, chegando ao ponto onde as pessoas resolvem dizer “chega”.

Mesmo com as eleições se aproximando em Outubro, a situação política continua lamentável sem grandes expectativas de mudanças sérias.  Os candidatos são aqueles mesmos já conhecidos, com um discurso cansativo e não convincente.  Com o desemprego na faixa de 12% e a expectativas de crescimento econômico de somente 1,5% este ano, o Brasil continua caminhando para um futuro incerto.

Enquanto isso, a única solução viável é a emigração.  Estima-se que 3 milhões de brasileiros vivem no exterior, e um terço deles nos Estados Unidos.  A tendência é esse número crescer cada vez mais, como está sendo confirmado por dados do cadastro de pessoas que pretendem votar fora do país.  Para aqueles que pretendem vir para os Estados Unidos, o grande desafio é lidar com a política de imigração do governo Trump que vem apertando o cerco cada vez mais.  Porém existem soluções de vistos para quem tem dinheiro para investir, como é o caso do visto EB-5, e para artistas, atletas e outros famosos com habilidades extraordinárias, através do visto P-1.

Para quem não consegue emigrar para os Estados Unidos, Portugal está se tornando o plano B.  Muitos brasileiros que têm descendência portuguesa conseguem obter a documentação necessária com mais tranquilidade, além da óbvia vantagem de não terem que aprender e se adaptar a uma nova língua.

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.