Neste final de ano vivenciamos um fato novo e muito alarmado pela mídia americana: a volta, em massa de imigrantes brasileiros ao Brasil.

Estimulados pela desmotivação frente ao valor do dólar, poucas possibilidades de legalização e a crise nos EUA, milhares de compatriotas voltaram ao Brasil, mas, eles estavam preparados para isso?

Voltar ao Brasil é decisão tão ou mais importante do que vir para a América. Se readaptar ao Brasil, depois de anos nos Estados Unidos, é tarefa difícil e complexa e esquecer os EUA é missão quase impossível.

O imigrante brasileiro pode até ir embora, mas nunca deixará de carregar consigo a marca da imigração, um símbolo de coragem e adaptação e talvez, de impulso.

Na volta ao Brasil sedento pela cultura, costumes e comidas e levando consigo a doída saudade das pessoas e amores, o imigrante vive explosões de alegria, reencontros e lágrimas de felicidade.

Mas…depois que todos os encontros e abraços acontecerem e a euforia passar, como serão suas vidas? Como se readaptarão a um país, que por mais que esteja em crescimento, discrimina os trabalhadores pela idade, tem altos índices de desemprego e cobra tantos burocráticos impostos de pequenos negócios?

Como estarão, em alguns meses, nossos imigrantes que, decepcionados com a América voltaram em massa para o Brasil em 2007?

Torcemos, sinceramente, para que tenham aproveitado os anos de EUA, não somente para trabalhar duro e juntar dinheiro, e sim, que tenham dedicado um pouco de seu tempo ao seu próprio crescimento profissional, aprendendo o inglês, estudando sobre administração de pequenos negócios (já que esse é um sonho compartilhado por muitos) ou aprendendo uma nova profissão, para que sua chegada ao Brasil possa marcar o início de nova e feliz etapa de vida.

Só dessa forma, preparados para viver o Brasil, é que os imigrantes poderão sentir-se bem em sua terra, do contrário, a dúvida entre o sistema de vida dos dois países, dentro de pouco tempo poderá começar a castigar. Vale lembrar: antes de decidir voltar, prepare-se e planeje-se muito bem para que esse retorno seja permanente e feliz, pois é isso que todos os imigrantes, pessoas de bem, corajosos e trabalhadores, desejam e merecem!

Deixe um comentário

12 Comentários em "Eles Voltaram ao Brasil, e Agora?"

avatar
Marla Lemos
Visitante

Na minha opiniao o Brasileiro mora nos EUA por status,pra se mostrar,posta foto num carrao(estacionado na rua,carro dos outros) pra posta no Facebook,tira milhares de fotos,diz pros amigos que esta num otimo emprego…porem a realidade e que esta limpando bosta!!!
Me poupe!!!
Sair do Brasil pra limpar bosta???
E fora que muitos passam fome,moram em pessimas condiçoes dividindo casas com um monte de gente!!!
Lazer?! Nenhum !!! Vive um Brasileiro indo comer na casa do outro no fim de semana,pois nao tem dinheiro pra se divertir,ter lazer

ge
Visitante
Cristina que escreveu em julho de 2012. entendo cada opiniao e imagino q nao deve ser facil pra tua filhinha. pra vc entao…pior ainda, pq mae sofre pelo filho. A verdade que a America tem duas faces.Tem pessoas que vao pra lá e querem ser doutores e mimados como foram no Brasil, aí fica dificil gostar.Outros sabem que vao comecar do zero, e eis aí, a base do sucesso.Pisar no chao e encarar a realidade. Outro lado é imigrante que vai ilegal ou com propostas duvidosas.Eu nunca iria na cara e coragem. Mas, caso meu esposo recebesse proposta de trabalho… Read more »
Cristina
Visitante
Vivi nos EUA por 7 anos e meio,e estou aqui no Brasil A 2 meses.Vim com minha filha de 4anos,o que eu tenho a dizer dessa experiencia e que estamos simplismente desesperadas p/voltar.Pq minha filha n esta conseguindo adaptar a nada,comida ETC…so emagrece e tudo tao diferente q as vezes tenho a sensacao d nunca ter estado aqui e tudo muito doido.Posso ate esta exagerando,mas e essa sensacao q sinto.Sei q irei voltar um dia,enquanto isso irei fazendo o q posso,mesmo vindo preparada financeiramente mas ta muito complicado,n tem infraestrutura,tudo caro demais,educacao e zero,violencia entao…transporte publico caus.Agente sabe de tudo… Read more »
Tânia Peres
Visitante
Vivi nos EUA quase 6 anos.O que consegui lá ,demoraria uma vida p/ conseguir aqui no Brasil.É triste o trabalhador brasileiro ralar 1 mês p/ ter 1 salário MÍNIMO é revoltante.trabalhei como diarista lá,nunca fui derespeitada.Muitos acham humilhante o brasileiro ir trabalhar lá. Mas tenho orgulho de dizer que como uma diarista,eu tinha uma vida confortável,carteira de habilitação,meu carro comprado á vista,morava bem,tinha conforto,comprei casa confortável no Brasil e carro zero.Humilhante é o povo brasileiro na sua maioria, viver de SALÁRIO MÍNIMO,faltar o remédio,o pão de cada dia e os nossos governantes enchendo os bolsos,na roubalheira lá no planalto.Isto é… Read more »
Eduardo Belchior
Visitante

Por quanto tempo? Certo a America tem suas vantagens, mas minha familia está toda no Brasil, as pessoas que me ama e que eu amo verdadeiramente estão la, sera que realmente vale a pena toda a humilhacao e preconceito aqui nos eua apenas por alguns trocados em dollar? Eu nao sei, acho que apesar dos problemas que ainda existem no Brasil, eu sou brasileiro, eu amo meu pais, sinto falta da minha familia, e acho que talvez conseguisse viver bem la.

Lee Vieira
Visitante

Olha, a menos que vc seja bilionário e isso em dolar…Duvido que a america lhe receba tão bem assim….
sei naum….
Obama ta preoculpado demais para se importar com os brasileiros, Oh Presidente…. Favor ajuda aiiii, bjinhossss
e a nossa dilminha, ah…. só beleza neh mulher?!
se mexeeeeeeeeeeeeeee oh queridinha!!!!!!!!!!!

Ricardo Ferreira
Visitante

Boa noite, brasileiros!

Acordem! A América, para nós brasileiros, só serve para turismo e fazer curso de inglês. Parem de ser ingênuos! Os americanos só querem serviçais. Eles, em sua grande maioria, veem vocês como pessoas diferentes e inferiores. Todo país é assim. Se é para sofrer, sofram aqui em casa! Aqui você é legal porque aqui é seu país!

Sejam bem vindos quando voltarem!

Ricardo
Um brasileiro irmão de vocês!!!

grace pires
Visitante
helo pessoal !!eu moro aki a doze anos !!!pela primeira vez ,em abril passado ,eu pude ir ao BRAZIL .minha viagem foi otima ,pois ver meu irmaozinho e minhas irmas ,sobrinhos ,sobrinhas ,amigos e amigos ,conhecer sitios lindos ,fazendas , comer comida mineira ,as frutas, o paozinho frances ,os pasteis da oficina do pastel,a traira desossada do rogerio,isso foi o maximo ,mas ,porem ,todavia ,contudo ,o transito e uma loucura ,uma falta de educacao total ,ainda conitnua utopia um paiz onde a vida e uma primicia ,aumentou se o n de motos e motokeiros ,despreparados e sem a minima educacao… Read more »
Jose Leite
Visitante

Falar Adair Antunes, blz?
Me chamo Jose Leite e ja estou aqui na America a 10anos.
Estou pensando seriamente em voltar o mais rapido..
gostaria de bater um papo com vc, preciso de conselhos etc…
sera que poderiamos trocar umas ideias??
por favor vc poderar me enviar um email
Zezinhodc@yahoo.com

adair antunes
Visitante
Eu estive na america por 10 anos , e quando quis voltar foi porque a america não estava mais me dando aquilo que eu queria, e fiz os preparatórios por 3 meses a pude trazer toda a minha bagagem para o brasil e tudo veio dentro de um container, ele veio lotado e hoje eu não tenho nem um pouquinho de saudade da america, so me arrependo de não ter vindo uns 5 anos antes, sabem porque? todos os anos que fiquei na america eu não paguei o inss e perdi 10 anos para me aposentar, mas estou feliz em… Read more »
samuel
Visitante
Sobre os EUA todos ja sabem o que oferece, mas as oportunidades de trabalho e os salarios sao tao compativeis que se torna um dos paises mais cobicados por estrangeiros do mundo inteiro! Claro que outros paises oferecem a mesma oportunidade. Porem acho que os EUA sabem dar valor as pessoas mais competentes de qualquer area profissional. E por isso que todos querem morar LA EM eua . Aqui sao oferecidos os salarios mais altos para um excelente profissional. Nosso Brasil esta numa otima fase economica, mas tem muita coisa para ser mudada. Com tanta violencia e pobreza, nao tem… Read more »
jmc
Visitante
isso que o lula esta falando e tudo mentira ajuda ? (que nada pra nos e tudo mais deficil ainda , penso se ele ter um pouco mais de vontade e de querer mesmo fica bom pra nos , e tb pro br .eu sai do br por nao conseguir nem terminar a minha faculdade sendo que estava no 4 periodo , por falta de cash . o que sera que ele esta fazendo a respeito disso , onde nao da apoio ao estudante ? e a gasolina ainda e a mais cara do mundo sendo que aqui e esta… Read more »
wpDiscuz