Desemprego nos Estados Unidos Continua a Preocupar Imigrantes
O nível de desemprego nos Estados Unidos caiu para 6,7% em Dezembro, o nível mais baixo em cinco anos. Mas um fator preocupante é que uma parte significativa da queda do desemprego se deve a uma participação mais baixa no mercado de trabalho. A participação caiu para 62,8%, o nível mais baixo em 35 anos.
Em Dezembro o número de desempregados caiu. Um total de 490.000 pessoas a menos estão desempregadas, o que é uma boa notícia. Mas ao mesmo tempo o número de pessoas participando no mercado de trabalho contraiu em 347.000 pessoas. Uma das hipóteses desta contração é que muitas pessoas simplesmente desistiram de procurar empregos.
Para os imigrantes, a espera por uma reforma continua, mas até lá milhões de imigrantes continuam trabalhando clandestinamente. Não está claro como esses trabalhadores clandestinos afetam a computação da taxa de desemprego. Apesar da reforma imigratória ser um tema importante para o presidente Barack Obama, ele tem um grande desafio político pela frente perante a queda de sua popularidade recente. Os problemas de seu programa de reforma na área da saúde, conhecido como “Obamacare” não lhe permite confrontar outros temas que requer força política, que é o caso com a reforma imigratória.
Apesar do lento crescimento da economia americana, outros indicadores, como a bolsa de valores, apontam para melhores dias no futuro.
Portanto, brasileiros e outros imigrantes que escolheram fazer dos Estados Unidos sua nova moradia entram 2014 com esperança, mas conscientes de que o sonho americano á um longo processo que requer paciência e perseverança.