O Consulado Geral do Brasil em Boston confirmou que vai emitir o novo passaporte brasileiro a partir do dia 9 de Novembro, quando as novas taxas também começam a valer.

O documento passa a ter validade de 10 anos para cidadãos maiores de 18 anos e de cinco anos para crianças entre 4 e 18 anos, o dobro do que a identidade anterior.

Os prazos de expiração para recém-nascidos até completarem 4 anos continuam os mesmos. Para as crianças de até 1 ano, o passaporte vale por um ano. Entre 1 e 2 anos, tem dois anos de validade; 3 e 2 anos, três anos; e 3 e 4 anos incompletos, 4 anos.

O custo do documento também sofreu alterações. Para os maiores de 18 anos passa as ser $120. Crianças abaixo de 4 anos pagam $40 e para menores entre 4 e 18 anos fica $80.

Já quem não tem o passaporte anterior está isento de multa, o dobro do valor. O requerente desembolsa a taxa normal, mas o documento precisa ser renovado depois de 4 anos.

Segurança Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. A Polícia Federal (PF) do Brasil explicou que adotou o modelo para assinatura digital para proporcionar maior segurança ao gravar os dados em um chip. O novo modelo emitido desde julho em território brasileiro apresenta modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte.

A PF informou que as mudanças colocaram o Brasil no Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior, além de proporcionar maior segurança aos viajantes brasileiros.

“O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento”, garantiu o órgão em nota.

Fonte: Beto Moraes

Deixe um comentário

3 Comentários em "Consulado Brasileiro Emite Novo Passaporte e Cobra Novas Taxas"

avatar
Nelson Wippel
Visitante

a intenção é trabalhar ou abrir uma empresa.

solicitamos sugestão.

Nelson Wippel
Visitante

Tenho interesse de vender tudo que tenho no brasil para ir embora para os Estados Unidos, no estado de Rhode Island. Cidade de Warwick.
Em valores cerca de 100 mil doláres.

Tenho 49 anos minha esposa 44 anos. meus filhos 18 e 22 anos.

Estou me aposentando como professor de educação física. com 31 anos de trabalho.

qual a sugestão.

comprar casa ou terreno e cosntruir.

att.

Nelson Wippel
47 8480 4540

wpDiscuz