Os Estados Unidos estão passando pela pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929.  A bolsa de valores caiu certa de 45%; a taxa de desemprego que atualmente está em torno de 6,5% é a mais alta em vários anos; as vendas de carros caíram cerca de 36% no mês de outubro comparado com o ano anterior, e as três grandes companhias de automóveis de Detroit – GM, Ford e Chrysler – estão perto da falência.

A situação realmente é crítica, e muitos brasileiros estão sendo afetados pela crise.  Muitos estão considerando voltar para o Brasil já que o sonho americano parece estar cada vez mais difícil para alcançar até mesmo para os nativos.  Para quem está determinado a ficar e encarar a crise aqui vai algumas dicas para sobreviver à crise.

Crie uma Reserva de Dinheiro

Nesta crise é importante ter uma reserva de dinheiro para cobrir as despesas caso a sua situação financeira entre piore devido à perda de emprego, redução da renda do negócio próprio, ou por outros motivos.  É importante ter uma reserva de pelo menos seis meses de despesas.  Esse dinheiro deve ser colocado em um lugar seguro como uma conta de poupança em um banco que seja assegurado pelo FDIC.

Evite Grandes Despesas

Este não é o momento para sair de férias em um lugar exótico ou comprar um carro de luxo.  É importante agora esperar a situação econômica melhorar antes de você se comprometer a gastar uma quantia significativa, principalmente se esta despesa irá resultar em dívidas.

Reduza Suas Dívidas

Por falar em dívidas, mais do que nunca agora é a hora de economizar e reduzir as dívidas, principalmente dívidas em cartão de crédito de cobram taxas de juros  exuberantes.

Proteja seu Emprego

Neste momento em que várias empresas estão cortando despesas e mandando gente embora, é importante mostrar o seu valor e produzir mais do que os outros empregados que estão competindo pelo seu cargo.  Chegue mais cedo e saia mais tarde do que todo mundo todos os dias.  Ofereça para fazer os serviços que ninguém gosta de fazer.  Produza mais do que o normal para que o seu trabalho seja notado e valorizado.

Mantenha seus Clientes

Se você tem um negócio próprio, faça tudo o possível para manter seus clientes.  Crie novas promoções criativas para incentivar novas vendas.  Preste atenção ao atendimento ao cliente e faça tudo o possível para agradar seus clientes atuais. 

Não Perca sua Casa

Se você tem uma casa própria mas está tendo dificuldades para pagar sua hipoteca entre em contato com o seu banco e explique sua situação.  Peça uma “loan modification” na qual os termos da hipoteca são modificados para facilitar o pagamento.  Se o banco não aceitar sua proposta no primeiro contato, escreva uma “hardship letter”, que é uma carta explicando as suas dificuldades financeiras.  Finalmente, entre no site http://www.hud.gov/ para obter informações e ajuda para que sua casa não seja retomada.

Em momentos de dificuldades como estando vivendo hoje, mais do que nunca é importante saber gerenciar suas finanças e manter uma atitude positiva.  Mais cedo ou mais tarde as coisas irão melhorar e voltar ao normal.  Até lá, siga as dicas acima e boa sorte.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz