Como se Concentrar no Seu Trabalho em um Mundo Cheio de Distrações

Um dos desafios do mundo moderno é como se concentrar com foco total naquilo em que você se propõe a fazer sem se deixar levar pelas milhares de distrações proporcionadas pelo mundo moderno.  Se você não criar uma estratégia para se manter produtivo por um determinado período de tempo, você vai se deixar levar pelas demandas do mundo físico e digital: é email para checar, Instagram para curtir, mensagens de Whatsapp para responder, cafezinho para buscar, enfim, uma infinidade de distrações.  No fim do dia você acaba frustrado sem ter realizado nada.

Por que nos deixamos levar por distrações tão mundanas quando temos um monte de coisas importantes para fazer quer requerem a nossa total atenção?  Parte do problema é que nós somos recompensados através de neuroquímicos cada vez que buscamos uma novidade. Este anseio para checar uma mensagem é reforçado por doses de serotonina e dopamina que nos trazem um breve, mas poderoso sentimento de prazer, como se fosse um vicio.

O Doutor Adam Gazzaley, neurocientista da Universidade da California em San Francisco, conduziu pesquisas que mostram que para manter o foco precisamos ignorar as distrações, mas esse processo gasta muita energia, sem percebermos.  Se você estiver tentando se concentrar em um ambiente com vários estímulos visuais e auditórios, você vai ficar exausto sem mesmo saber por quê.

Portanto, não pense que você vai conseguir evitar as distrações somente com a sua força de vontade.  Para evitar o desgaste das distrações você precisa encontrar um lugar sem barulhos, sem muito movimento, e mais importante, você precisa desligar seu smartfone.

O Doutor Andrew Huberman, neurocientista de Universidade de Stanford mostrou que a concentração requer a habilidade de resistir a indulgência do comportamento espontâneo.  Checar mensagens, olhar o Instagram, comer sem estar com fome, tudo isso são comportamentos espontâneos que tiram você do foco de atingir seu objetivo.  Nem todo comportamento espontâneo é ruim.  Aliás, ele é essencial para a criatividade.  Mas essa espontaneidade precisa ser proposital e precisar vir depois de você se concentrar e entrar em um estado mental de “flow”.

Portanto, para ser efetivo, todo dia você deve marcar na sua agenda pelo menos 90 minutos para realizar as suas maiores prioridades sem nenhuma distração.  Sem Instagram, sem email, sem Youtube, sem falar no telefone.  Esse período de tempo tem que ser sagrado.

Lembre-se que a sua capacidade de resistência contra as distrações não é muito grande.  É muito fácil checar o WhatsApp quando ele faz um beep.  É muito tentador checar aquele email que acabou de chegar.  Portanto, a única maneira de realmente entrar em estado mental de concentração e produtividade é eliminando todas essas distrações por um período de tempo que você deve marcar na sua agenda.  Se você fizer isso todos os dias você vai se surpreender o quanto mais você vai conseguir realizar.

Bem, ficou aqui a dica.

Estamos torcendo por você!

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x