Como Fazer Negócios no Midwest Americano

Os Estados Unidos podem ser divididos em quatro principais regiões: Northeast, South, Midwest e West.  Cada região apresenta características distintas que são importantes observar na hora de estabelecer relações e fazer negócios.

O Midwest Americano inclui os estados de Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Minnesota, Missouri, Nebraska, North Dakota, Ohio, South Dakota, e Wisconsin.  Esta área é considerada o coração do Estados Unidos e representa uma parte muito importante da economia americana.   É uma região conservadora, com uma presença muito forte na agricultura.   Chicago é a maior metrópole da região.

A população do Midwest é em grande parte descendente de Alemães e Escandinavos, e isso tem uma influência forte em sua cultura e maneira de fazer negócios. Enquanto que as pessoas nas costas leste e oeste tendem a ser mais diretas e até certo ponto bruscas em seu modo de se comunicar, no Midwest as pessoas são mais gentis, mas ao mesmo tempo mais passivas e privadas, ao ponto de serem consideradas frias por alguns.

A expressão “Minnesota nice” reflete bem a predisposição das pessoas no Midwest em geral, apesar de existir diferenças de estado para estado.  Isso significa que as pessoas em geral são, simplesmente falando, nice.  Por exemplo, elas são mais propensas a lhe oferecer o direito de passar na frente, e não são tão rápidas no gatilho na hora de buzinar no trânsito.  Mas toda essa gentileza não significa que essas pessoas estejam lhe dando intimidade, portanto não confunda gentileza publica com predisposição a fazer amizade.

Isso é significativo no plano de negócios por várias razoes.   Você não pode presumir que o fato de ter sido bem atendido significa que um potencial cliente quer fazer negócios com você.  Aliás, antes de fazer negócios, o pessoal do Midwest vai querer ter confiança em você.  Essa confiança pode demorar um tempo para ser obtida, e, portanto, o fechamento do negócio pode demorar um pouco mais do que você está acostumado.  Existe sim, um tipo de clube exclusivo no Midwest, como se fosse um círculo de influência reservado.  E para entrar, você vai precisar de boas referências e apresentações, e vai ter que mostrar que é confiável e que cumpre com as suas obrigações.

Portanto, antes de tentar fechar negócio, é importante que você mostre valor e seja responsável.  Por exemplo, responda aos pedidos de informações adicionais de forma expediente e completa.  Se você prometeu alguma coisa, por menor que seja, cumpra.  Se você disse que iria ligar na semana seguinte, faça a ligação.  Lembre-se que você está sendo avaliado a cada passo, e que cada interação com um cliente prospectivo é uma oportunidade de demonstrar sua confiabilidade.

As pessoas no Midwest mantêm um espaço entre sí que não deve ser invadido.  Portanto, não chegue por lá dando abraços e beijinhos, pois isso não será bem visto.  Um forte aperto de mão é suficiente.  Também não se comporte como um comediante ou fanfarrão com voz alta e gargalhadas.  Eles apreciam um bom senso se humor, mas tudo em sua medida certa. Seja conservador também em seu linguajar – é melhor não usar palavras e expressões obscenas ou grosseiras, ou qualquer tipo de atitude que possa ser considerada ofensiva.

Conservadorismo, preparação, e profissionalismo em tudo que você fizer será o seu melhor caminho para alcançar sucesso em seus negócios no Midwest.  E obviamente, uma boa lista de contatos, de pessoas que possam lhe apresenta a potencias clientes, é essencial.

 

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.