Clareza de Direção

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho te levará até lá.”  – Lewis Carroll

Parece óbvio que precisamos saber onde queremos chegar andes de começar uma jornada.  Porém, nem todos definimos com absoluta clareza onde queremos chegar.  Não sabemos onde estaremos em seis meses em nossa vida profissional.  Não sabemos onde iremos com o nosso negócio.  Não sabemos como estará a nossa condição financeira.

Sem clareza de direção, não sabemos onde colocar nossa atenção.

A nossa mente gasta muita energia todos os dias na tomada de decisões.  Se todos os dias estamos tentando decidir em que direção seguir, não temos energias suficiente para dedicar a como chegar lá.  Por isso é muito importante que você escolha uma direção a seguir.  Isso precisa estar muito claro na sua mente.

Mesmo que a direção que você escolher não for a melhor, não importa.  Logo você irá descobrir se você fez a escolha certa.  Caso tenha feito a escolha errada, você deve rapidamente mudar de direção, sem se preocupar muito com o tempo ou dinheiro gasto – o que passou, passou, e você não tem nada a ganhar remoendo decisões erradas do passado.  Claro, você deve usar isso como um aprendizado, mas não se arrependa de nada.  Siga em frente.

Para atingir clareza de direção você deve primeiro determinar o seu propósito.  O termo exato em inglês se chama “Massively Transformative Purpose (MTP)”.  Esse deve ser o seu objetivo mais alto, aquilo que te motiva, que te move, aquela razão de ser que pela qual você é apaixonado.  Qual a sua missão na vida?  Qual a sua causa?  O que realmente importa para você? Essas questões irão lhe ajudar a determinar o seu MTP.

Em seguida, defina objetivos concretos e de longo prazo.  Pense grande, mas defina objetivos realistas e mensuráveis que você acredita conseguir alcançar e um a três anos.  Obviamente esses objetivos devem ser congruentes com o seu MTP.  Você não precisa definir exatamente como vai chegar lá, precisa simplesmente saber onde está indo.

Em seguida, defina os seus objetivos diários.  Esses são os passos exatos que você irá tomar a cada dia para atingir os seus objetivos de longo prazo.  Não importa o tamanho desses passos, desde que eles estejam lhe levando na direção certa.  Seja conciso nos detalhes desses objetivos diários, mas não se preocupe muito se você sentir que não está progredindo ou que as coisas estão indo muito devagar.  Nós temos uma tendência de superestimar nossa capacidade ao curto prazo e subestimar a nossa capacidade ao longo prazo.

Lembre-se de que você pode a qualquer momento mudar a sua direção.  O mais importante é sempre ter clareza da direção e progredir com pequenos passos diários.

Estamos torcendo por você!

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x