Fonte:  Comunidade News

É com orgulho que Liliana Araújo divulga nossa cultura.

Cantar as tradições brasileiras nos Estados Unidos é o maior orgulho de Liliana Araújo. Vocalista da banda Nation Beat, ela canta no grupo Forró da Madame, trabalha ainda com o músico americano Rob Curto e participa do grupo Maracatu NY.

Além de todos estes projetos, a artista, que é natural de Fortaleza (CE) e está nos Estados Unidos há quatro anos, tem também a carreira solo. “Vim de lá para cá cantando”, disse ela, contando como aconteceu sua vinda ao país.

Há cerca de sete anos, Liliana esteve em Chicago (IL) com um grupo de sapateado, do qual era diretora musical. Aproveitou para promover um CD gravado no Brasil e fez contatos profissionais. “Depois decidi me mudar”.

Moradora de Nova Iorque, disse que a cidade é uma verdadeira Torre de Babel. “É muito legal promover a tradição brasileira aqui, para tanta gente diferente, de tantos lugares diferentes”.

Para responder como concilia tantos projetos musicais, usou uma forma característica de nosso povo. “A gente vai dando um ‘jeitinho daqui, um jeitinho dali’. Somos brasileiros e tudo dá certo”. Como faz o que gosta, Liliana sente o maior prazer no trabalho. “No final do dia, estou lá levantando a bandeira brasileira, e isto me faz muito feliz”.

Como vocalista do Nation Beat, dividiu o palco com ninguém menos que Willie Nelson, verdadeira lenda viva do country americano. Segundo ela, foi o artista quem pediu para tocar com o Nation Beat. “Ele lá todo feliz, no meio do maracatu, do forró. Foi muito bacana”. Apesar de já ter se apresentado com grandes nomes da música brasileira, Liliana jamais imaginou que dividiria o palco com Willie Nelson um dia.

Levando a Beleza da Música Brasileira

Ex-integrante do corpo de atores do Teatro José de Alencar, Liliana Araújo fez parte do Soul Nêgo, grupo que pesquisa as tradições afro-brasileiras na percussão. Professora e artista de várias organizações educacionais em Nova Iorque, a artista, que é contralto, participou em 2005 das gravações do CD do grupo Samba Côco de Mazuca de Recife (PE).

A cantora, que já se apresentou em Montreal, Canadá, participou de festivais em Pernambuco, há dois anos. Em novembro próximo, Liliana se apresenta com o Nation Beat em turnês no nordeste e sudeste do Brasil, e em outros países da América Latina. “Vai ser lindo”. No ano de 2005, Liliana integrou o “Fama”, programa brasileiro que seleciona cantores.

Segundo ela, os músicos americanos do Nation Beat incorporaram perfeitamente os ritmos brasileiros. “Todo o mundo mergulhou profundamente no universo [brasileiro]. Todos fizeram questão de aprender a falar nossa língua, o português”. O Nation Beat é composto por Liliana e mais quatro americanos, mas os shows contam sempre com a colaboração de mais músicos.

No dia 6 de agosto, Liliana Araújo se apresenta no S.O.B.’s, em Nova Iorque.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz