Burnout

O que é o burnout?  O burnout é quando você está esgotado. Você se sente tão cansado tanto fisicamente quanto mentalmente que não consegue mais ser produtivo.  É difícil sair da cama.  Tudo para.  Você não consegue se concentrar e sua vida particular e profissional sofre e não vai pra frente.

O burnout pode acontecer a qualquer momento.  De repente, sem você perceber, você está completamente esgotado sem mesmo saber por quê.  Quando você atinge este estágio, é difícil voltar ao normal.

A melhor maneira de lidar com o burnout é evitá-lo. Mas mesmo se já for tarde demais para isso, existem soluções que podem lhe ajudar na recuperação.

É muito importante que você leve a recuperação a sério.  A recuperação em si é uma atividade que você precisa agendar e gerenciar.   Existem várias técnicas de recuperação, como banho no gelo, massagem, yoga, passar tempo na natureza, praticar um esporte, e muito mais.

Sempre que você fizer um trabalho ou projeto árduo, difícil, que desgaste seu corpo e sua mente é muito importante que você agende um período de recuperação.

Para você fazer isso de forma efetiva você precisa pensar em termos binários.  Ou você está completamente ligado, trabalhando intensamente da forma mais produtiva possível, ou você está completamente desligado, se recuperando da forma mais profunda possível.

O que você deve evitar é a zona cinzenta, onde você não está nem sendo produtivo, nem se recuperando.  Tente evitar esta zona cinzenta, de forma que você esteja sempre completamente focado, ou completamente desconectado.

Estar desconectado significa não checar e-mails e não entrar no Instagram.  Você realmente precisa levar a sério esse período de recuperação e se isolar completamente de tudo que seja relacionado ao trabalho ou que venha te lembrar das preocupações com ele.

Outra dica que fica para você é ter uma definição clara e concisa de quando o seu trabalho acaba.  Isso pode ser tão simples quanto determinar uma hora no dia, digamos as 18 horas, a partir da qual você não vai fazer qualquer coisa relacionada ao seu trabalho.

Ou pode ser também o fim de um projeto.  Você precisa estabelecer o que significa ter acabado.  Determine o que significa ter conquistado uma vitória, por menor que seja.  Senão você não vai conseguir se sentir realizado e a vida vai parecer uma jornada exaustiva e sem fim.

No fim do seu trabalho, dê a você mesmo alguma recompensa.  Pode ser qualquer coisa.  Um bom banho, uma volta na praia, um tempo para conversar com os amigos.  Qualquer coisa que lhe faça relaxar e esquecer os problemas do dia a dia.

O burnout é um problema sério que tira a produtividade de milhões de pessoas.  Por isso dever ser levado a sério.  Mas a solução é bem simples.  Entenda que o nosso corpo e mente precisam de recuperação.  Você não pode simplesmente estar sempre correndo a 100 km por hora.  Uma hora a máquina para de exaustão.  Então é melhor cuidar dela e prevenir o burnout para que você consiga manter a sua produtividade e viver uma vida mais balanceada.

Esperamos que essa dica venha a te ajudar.

Estamos torcendo por você!

 

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x