Fonte:  Comunidade News

Sócia da Flowing Media, Fernanda Viégas criou um método de visualização de dados.

Uma brasileira está na lista das mulheres mais influentes em tecnologia. Sócia da Flowing Media em Cambridge, Massachusetts, Fernanda Viégas criou um método de visualização de dados utilizado por empresas e por pessoas.

O título de uma das mais influentes foi dado pela Revista Fast Company, a qual mostra vários segmentos empresariais e as pessoas que compõem estes segmentos. Junto com Fernanda foram eleitas 46 mulheres.

Por telefone ao Comunidade News, Fernanda disse que a Flowing Media é uma companhia de consultoria para visualização de dados, tecnologia relativamente nova, onde dados e geralmente muitos números são transformados em imagens. “Tornam estas informações muito acessíveis”, disse ela.

Até cerca de um mês, Fernanda e o sócio, Martin Wattenberg, trabalhavam na IBM, onde criaram um projeto de pesquisa chamado “Many Eyes”. “É um website onde qualquer pessoa pode carregar dados, visualizar estes dados e compartilhar estas visualizações com o resto do mundo. A IBM tem interesse em manter o site porque muitas pessoas usam. É um dos poucos lugares do mundo da web onde você tem acesso a ferramentas sofisticadas de visualização de dados de graça”.

Formada em designer gráfico e história da arte pela Kansas University em Lawrence, Fernanda mora em Cambridge. Nascida em São Paulo (capital), se criou no Rio de Janeiro. “Me considero mais carioca do que paulista”. Ela confidenciou que ficou sabendo da nomeação pela Fast Company através de um repórter que solicitava entrevista. “Eu também fiquei me perguntando como é que eles descobriram”. Como brasileira, Fernanda fica muito honrada. “Fico muito lisonjeada só pelo fato de estar neste grupo de mulheres. Eles estão dizendo que isto (visualização de dados) é uma parte muito importante da tecnologia, e eu acho que é mesmo”.

O fato de ser uma brasileira nomeada deixa Fernanda ainda mais orgulhosa, sobretudo porque o inglês não é a língua nativa e também porque não nasceu nos EUA. “Estamos aí, mostrando que a gente tem tudo para se sobressair”.

Há 12 anos no país, Fernanda fez mestrado e doutorado no conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês). No laboratório de mídia, estudou com pessoas dos mais variados ramos que usam a tecnologia para explorar os assuntos de seu interesse. “No meu caso eu estava interessada em usar imagens e comunicação visual para fazer com que espaços sociais online fossem ainda mais interessantes para seus usuários. Por isso comecei a usar visualização”.

Tecnologia Disponível para o Mundo

Segundo ela, o arquivo de e-mail é um dos lugares mais íntimos da vida digital. “Provavelmente algumas das conversas mais interessantes que você já teve na vida estão ali guardadas”. No MIT, começou a usar a visualização para olhar isto. “Como é que conseguimos fazer estas interfaces sociais mais interessantes, mais legíveis, que reflitam mesmo o valor emocional e social que elas tem”.

Nem sempre é a saúde financeira o foco de interesse de uma empresa que contrata a Flowing Media. Segundo Fernanda, a maioria das vezes envolve uma informação complicada mas interessante, a qual a empresa gostaria que os usuários tivessem acesso. “E tivessem interesse em usar esta informação”. De acordo com ela, o intuito geralmente é criar um canal de comunicação com os usuários, onde se pode expor uma quantidade muito maior de dados. “Mas você vai expor estes dados de uma maneira que, ao invés de intimidar, dar medo nos usuários, vai convidar à interação, à parte lúdica de você querer brincar com a informação e aprender cada vez mais. Então realmente é parte da comunicação com os potenciais consumidores que você tem”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.  Leia outros artigos da Comunidade News.

Deixe um comentário

8 Comentários em "Brasileira é uma das Mulheres Mais Influentes em Tecnologia nos EUA"

avatar
Redação BNEU
Admin

Luan,

O principal problema é conseguir a documentação para ir legalmente.

luan
Visitante

oii eu estou qrendo ir pro EUA quais vao ser meuns principais problemas no começo??

Redação BNEU
Admin

Allan,

Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-visto-para-entrar-nos-estados-unidos/
Seu desafio vai ser convencê-los de que você não está indo para ficar.

Allan Ronaldo
Visitante
Como Faço para Tirar Visto Americano !!!? Como Fazer para Tirar o Visto Americano? Olá preciso de alguém que entenda do assunto !!! Eu tenho 17 anos, atualmente, estou fazendo meu passaporte, e pretendo ir para os Estados Unidos o ano que vem que ai já vou ter 18 anos de idade !!! Esse ano eu ganhei uma viagem para os USA de uma familia americana que conheço a mais de 6 anos !!! Mais ai vou estar terminando o colegial esse ano, ai gostaria de saber como faço para tirar o visto? No caso eu nao tenho nada no… Read more »
maria
Visitante

Fernanda,gostaria de saber como faço para trabalhar ai nos Estados Unidos.Posso se baba,domestica ou acompanhante de idosas.Favor me retornar essa mensagem.

Sandra
Visitante

Boa Noite a todos…

Estou procurando uma pessoa para ajudar durante a minha viagem a L.A.
Vou no dia 12 de junho com duas criancas(uma de 6 e 1 ano) e preciso alguem que me acompanhe nas compras e cuide dos filhos durante uma semana.
Se a pessoa dirigir e conhecer bem as ruas, seria otimo porque posso ate alugar um carro.
Favor os interessados mandem e-mail para ipunisol@naver.com com os precos e telefone para contato.

Sandra

Redação BNEU
Admin

Leonardo,

Isso varia de pessoa para pessoa e local para local. Em alguns locais pode haver ressentimento devido ao grande número de imigrantes, mas por outro lado algumas pessoas reconhecem o esforço, criatividade e calor humano dos brasileiros. Acredito que em muitas partes do país não haja uma opinião formada sobre os brasileiros.

Leonardo
Visitante

Olá, gostaria de saber qual é o nível de aceitação dos Brasileros nos Estados Unidos, os Americanos gostam da gente ? tive pesquisando sobre na internet diretamente com americanos, e de 10 com quem eu falava um dizia que não tinha uma opiniãio formada sobre Brasileiros, mais também não falava e NÃO GOSTAVA.

Mais pra você, que mora ai, como é a aceitação dos Brasileiros nos Estados Unidos ?

wpDiscuz