Fonte: Comunidade News

Harvard, uma das principais universidades do mundo, mais uma vez abre espaço para a língua portuguesa.

Os primeiros registros de cursos da Língua Portuguesa na Universidade de Harvard são de 1931. É um dos programas mais antigos do idioma nos EUA. Mas foi na última década que houve um aumento substancial na procura pelas aulas de Português. Desde 2001, o número de alunos que querem aprender a Língua Portuguesa aumentou em 60%.

Parece que chegou mesmo a vez do “país do futuro”. O Brasil está na moda e já não é de hoje. Antes o mundo olhava para a maior área da América do Sul e via floresta e diversão. Carnaval e futebol, não necessariamente nessa ordem, eram os principais garotos-propaganda da nação.

Agora, o Brasil está sendo levado mais a sério. Oportunidades de negócios em uma economia crescente foram determinantes para a mudança de imagem. Enquanto os Estados Unidos e a Europa sofreram com uma crise mundial, o Brasil se manteve no trilho e não sofreu maiores abalos.

Devido a isso, a Língua Portuguesa está mais valorizada do que nunca. Harvard (MA), uma das melhores universidades do mundo, reconhece a importância do idioma e, mais uma vez, abre suas portas para a realização da “Semana do Brasil”.

Com o apoio do Banco do Brasil Americas e da BB Money Transfers, empresa de remessa de dinheiro do Banco do Brasil, vai ser realizada a 11ª edição do encontro, que esse ano tem como tema “A Língua Portuguesa e seus falantes no mundo”.

A língua portuguesa e seus falantes no mundo

A Professora Doutora Clémence Jouet-Pastré, uma das organizadoras da “Semana do Brasil em Harvard”, como parte dos preparativos para a 11ª edição do evento, divulgou um informativo sobre a participação no mesmo de pesquisadores, professores, estudantes e responsáveis por políticas públicas. Entre os assuntos, ela fala sobre os temas dos trabalhos que estão sendo procurados e devem ser discutidos pelos participantes da “Semana do Brasil”. Alguns deles são:
políticas linguísticas, análise e produção de materiais didáticos, técnicas e atividades criativas na sala de aula, as novas tecnologias e as redes sociais, Português através das arte e o Português para falantes de espanhol.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz