Aumente Sua Criatividade e Tenha Mais Sucesso

Dizem que os brasileiros são naturalmente criativos, mas não existe nenhuma comprovação de que isso realmente seja o caso.  Em 2018, o Brasil ficou em décimo primeiro no ranking das patentes, atrás de todos os outros BRICs.  Talvez sejamos criativos, mas não de uma forma aplicada.

Uma pesquisa da IBM com a participação de 1.500 executivos mostrou que a habilidade mais importante deste milênio é a criatividade.

As pessoas mais criativas, se usarem essa habilidade de forma produtiva e aplicada, conseguem aumentar seus ganhos profissionais e de seus negócios de forma extraordinária.  É o caso de pessoas como o Walt Disney, Ray Krok, Warren Buffet, Richard Branson, Elon Musk, Steve Jobs, e vários outros bilionários.

Essas pessoas não só pensam diferente, elas percebem as coisas de modo diferente.  No processo de percepção visual, nossa mente descarta várias informações e assimila o restante em componentes abstratos.  Essa assimilação vai depender de sua experiência e capacidade de percepção criativa.  O cérebro humano prefere informações familiares.  Mas as grandes descobertas, invenções e criações criativas não acontecem no âmbito familiar.  O segredo do iconoclasta é ver as coisas de uma maneira que jamais foi vista anteriormente.

Essa capacidade de pensar diferente é algo que já vem da pessoa?  Faz parte do DNA dela?  Ou pode ser desenvolvido?

Estudos recentes mostram que a elasticidade do nosso cérebro é muito mais abrangente do que imaginamos.  Sim, é possível “treinar” o nosso cérebro a pensar de forma mais criativa.  Uma maneira de fazer isso é buscar experiências diferentes.  É preciso que você se esforce neste sentido e o faça com frequência para que novas conexões neurônicas se criem e novos caminhos se abram na sua maneira de pensar.

Por exemplo, busque informações, imagens, sons, cheiros e gostos diferentes daqueles com os quais você está acostumado.  Se você é da área de ciência, leia livros da área de humanas. Marque encontros e converse com pessoas especializadas em coisas que você nunca considerou. Experimente novos gostos, provando novas frutas e comidas, mesmo as que você não goste, ou que lhe pareçam estranhas.  Desenvolva a capacidade de pensar de forma lateral, buscando conhecimentos de vários campos e domínios que não sejam o seu, e conectando os pontos de uma forma única, jamais imaginada.

Aqui vai um exercício legal para lhe ajudar a desenvolver sua capacidade criativa.  Estudos mostram que este exercício, se praticado todos os dias ajudam a lhe tornar uma pessoa muito mais criativa.  Pegue um objeto qualquer, por exemplo um sapato.  Agora, em dois minutos, pense e liste todas as possíveis utilidades deste objeto, sem limitar a sua imaginação.  Por exemplo: matar barata, martelar prego, enfeitar prateleira, coçar as costas, e por aí vai.  Sem limites, quando mais “louca” a ideia, melhor.  Veja quantas utilidades você consegue listar.  Faça isso com vários objetos todos os dias e você irá notar que a sua criatividade geral, não só a sua habilidade de listar utilidades “loucas” de objetos, irá melhora de forma significativa depois de algum tempo.

Desenvolver a sua capacidade criativa é um dos melhores investimentos que você pode fazer em si próprio.

Estamos torcendo por você!

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x