De acordo com estatísticas não-oficiais existem cerca de 1 milhão de brasileiros nos Estados Unidos.  Cerca de 70% estão no país sem documentação, quer dizer, vivem uma vida clandestina como imigrantes ilegais.  A grande maioria dos brasileiros que vem para os Estados Unidos pensa em voltar um dia para o Brasil.  Eles vêm com a idéia de juntar dinheiro para um dia poderem voltar para o Brasil e montar um negócio, comprar uma casa, ou ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente por um bom tempo.

O que muitos não planejam é ficar o tempo necessário para juntar o dinheiro suficiente para realizarem seus sonhos.  Muitos planejam ficar somente 2 a 3 anos mas acabam ficando por muito mais tempo.

De acordo com Mazine Margolis, uma antropologista americana que passou três anos estudando a comunidade brasileira em Nova Iorque, a maioria dos brasileiros têm vergonha de ser imigrantes.  Tanto que a maioria não se considera imigrantes e dizem que estão por aqui somente de passagem.

Um aspecto interessante dos imigrantes brasileiros que é distinto de outros grupos de imigrantes nos Estados Unidos, é que os “Brazucas” geralmente vêm com dinheiro e têm alguma pessoa conhecida nos Estados Unidos.  Apesar da maioria dos imigrantes brasileiros conseguirem emprego dentro de três semanas de sua chegada ao solo Americano, o tipo de trabalho que fazem é em muitos casos trabalho manual que não paga muito.  O salário típico do imigrante brasileiro é de cerca de $1.000 a $2.000 por mês.

Os que se saem melhor são os profissionais, geralmente legalizados, que conseguem atuar na área de especialidade em que atuavam no Brasil.  Esses profissionais, apesar de ser uma grande minoria, conseguem viver uma vida mais compatível com o sonho americano.

A grande maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vive na costa leste, com uma grande concentração na área metropolitana de Boston, em Nova Iorque, e no sul da Flórida nas redondezas de Pompano Beach.  Fora da costa leste, a maior concentração de brasileiros fica na California, mas existem brasileiros espalhados por todo o país.

Com exceção talvez de algumas comunidades onde existem um grande número de brasileiros, a maioria do americanos não fazem distinção entre os brasileiros e os outros imigrantes hispânicos nos Estados Unidos, apesar das diferenças serem bastante ressaltadas.  A percepção do imigrante brasileiro pelo povo americano nem sempre é positivo, mas em alguns casos a vontade do brasileiro de trabalhar e vencer, e os talentos naturais dos nosso povo são notados.

Com a recente crise econômica americana, a queda do dólar, e o arrocho contra os imigrantes ilegais, muitos brasileiros estão desistindo do sonho americano e voltando para o Brasil.  Recentemente o fluxo de imigrantes brasileiros voltando para o Brasil parece ser maior do que o número de novos brasileiros chegando na América.

No artigo Brasileiros de Massachusetts de Decepcionam com a América e Voltam Para Casa relatamos esta tendência em uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.  Ainda é cedo para dizer com certeza se essa tendência continuará indefinidamente, mas dada as condições desfavoráveis que muitos brasileiros estão encontrando, é provável que a comunidade brasileira nos Estados Unidos comece a diminuir.

Deixe um comentário

64 Comentários em "A Comunidade Brasileira nos Estados Unidos"

avatar

Viviane Medani
Membro
Viviane Medani
1 mês 13 dias atrás

Boa tarde! Estou querendo muito ir para os Estados Unidos morar. Procurei alguns intercâmbios, só que os valores são bem altos. Alguem poderia me ajudar,ggostaria de saber se conhecem pessoas que moram nos Estados Unidos, e que aceitam outros brasileiros na sua casa. Isso não é definitivo, é só por uns meses ate eu arrumar um emprego e arrumar um lugar para morar. Desde já agradeço.

devanir
Visitante
devanir
1 mês 27 dias atrás

ola to querendo ir para o estado unidos ilegalmente sera que e faciu auguem pode me dar umas dica ou ajuda sou do parana.

Dheyson
Visitante
Dheyson
3 meses 12 horas atrás

Ola sou Dheyson moro em Goiânia mais quero muito ate o fim do ano ir pra new York pra morar e mudar de vida sou ex militar do exército tenho nivel médio apenas mais trabalho em qualquer função se estiver alguem que more ai por favor entre em contato desde já obrigado 62 85742510

estarley silva
Membro
estarley silva
22 dias 12 horas atrás

Oi Dheyson . me Chamo. Estarley Moro em Brasilia Eu também estou de planos de ir embora para NY
estou a procura de pessoa legal quer possa dividir as dispensa e também muda vida vou deixa meu Email para entra em contato troca uma ideia(61) 9420-1682 starlleynunes@hotmail.com Mais desde ja agradeço

claudia
Visitante
claudia
3 meses 27 dias atrás

Estou procurando um quarto ou uma menina para dividir um ap. em Los Ageles

Elaine
Visitante
Elaine
1 mês 12 dias atrás

Eu também estou querendo
Se conseguir me avise
Tel 37 91581749

Rafaele
Visitante
Rafaele
5 meses 2 dias atrás

Oi meu nome é rafaele eu sou casada e tenho três filhos estou desesperada pra ir para os eua alguém pode me ajuda

Robson
Visitante
Robson
5 meses 10 dias atrás

Boa tarde galera,gostaria de saber se vcs sabem onde tem comunidades brasileiras nos eua.ou ate mesmo pessoas que aceite compartilhar o aluguel.

entrem em contato se alguem poder me ajudar.robsonlookoo@gmail.com

gilberto geraldo
Visitante
gilberto geraldo
5 meses 14 dias atrás
Olá Pessoal, brazukas e futuros brazukas. Assusto-me quando vejo ainda alguns brasileiros com formacao academica, ou mesmo uma boa especializacao no Brasil, achar que “conseguiria” trabalhar na mesma area nos USA. Impossivel nao é nao. Só que para trabalhar em algo que exija documentacao “papers” legal, é preciso green card. Ja vi tantas decepcoes de ate mesmo medicos recem formados, ou enfermeiros, chegarem nos USA, e darem com a cara no muro. É estonteante a tristeza que ficam estes irmaos. É preciso que de vez, nos brasileiros, saibamos que para se trabalhar nos USA, so mesmo no serviço braçal, as… Read more »
Thiago
Visitante
Thiago
14 dias 13 horas atrás

oi Gilberto, vc mora nos EUA? Pode conversar comigo um pouco sobre isso? tthsa02@bol.com.br
Outros q morem nos EUA também.. obrigado.

Derimando Cerqueira Gonçalves
Visitante
Derimando Cerqueira Gonçalves
6 meses 2 dias atrás

Olá,
Sou Derimando e estou indo a Nova Iorque em Abril do ano que vem. Então,gostaria de saber se alguém conhece apartamentos em Manhattan com disponibilidade para receber duas pessoas por uma semana. De preferência, especifique os preços por noite.
Grato

Acir Nascimento
Visitante
Acir Nascimento
7 meses 28 dias atrás

Bom dia. Estou N. Y. Quero trabalhar. Se alguém puder ajudar, desde já fico grato.

Lucas
Visitante
Lucas
8 meses 4 dias atrás

Eu e Um Amigo estamos querendo ir pra Boston ano que vem pra morar. Tem algum problema da gente ir pra ficar? Pq essa parada de imigrantes ilegais tenho um pouco de medo de algo da errado lá.

rafael
Visitante
rafael
9 meses 23 dias atrás

Olá queria saber se tem emprego para meio oficial de encanador no Estados Unidos

JAIR MEIRA RAMOS
Visitante
JAIR MEIRA RAMOS
10 meses 2 dias atrás
Já fui passear nos Estados Unidos – Miami e Boston – eu e esposa gostamos muito e, qdo me aposentar, pretendo morar na terra do Tio San. Sou paranaense de Guarapuava e tenho muitos amigos vivendo lá. O que eu poderia fazer? Pergunto, pois, no Brasil sou advogado, mas gosto do trabalho braçal se caso, tenho ótima saúde e gosto de um futebol. É claro, torço para o SANTOS FC do craque Lucas Lima. Qual Estado aí seria bom para residir. Contatem. Quem sabe – como advogado – poderia trabalhar até num Consulado né? Já fui radialista, desinibido 1000%, kkk.… Read more »
mauricio lucas
Visitante
mauricio lucas
10 meses 19 dias atrás
Olá! estou me preparando para morar nos estados unidos, ja tirei passaporte e a PID. so me falta conhecer alguém que possa me dar uma força na chegada aos estados unidos. pois vou precisar trabalhar. gostaria de fazer amizades com alguém da comunidade de brasileiros. sou uma pessoa educada, gosto muito de trabalho, trabalho aqui desde os 12 anos de idade. hoje tenho 22 anos, e tenho muita vontade de ir embora pra outro pais, mesmo que não dê certo, mas e algo que eu preciso fazer na minha vida. se alguém que queira fazer uma nova amizade estou a… Read more »
ANNE
Visitante
ANNE
10 meses 26 dias atrás

oi, estou pensando em ir para o EUA , gostaria de fazer amizade com pessoas da comunidade brasileira, pra saber como e viver fora do brasil e para me dar algumas dicas.

Márcia
Visitante
1 ano 6 dias atrás

Olá,
Eu gostaria que alguém pudesse me ajudar a contatar uma pessoa que faz parte do Exército Americano. Como posso fazer? Tentei entrar no site mas, não tenho domínio da língua inglesa.
Agradeço

BARBARA
Visitante
BARBARA
1 ano 1 mês atrás

Olá!!
Trabalho em uma empresa de turismo e teremos um grupo de 100 brasileiros em Seattle em Julho.
Precisamos e um guia brasileiro com experiência, poderiam indicar alguem??

Desde já obrigada.

Barbara

Andreia
Visitante
Andreia
3 meses 10 dias atrás

Ola Barbara
Sou tradutora e Guia
Posso ajudar em projetos futuros.
Att

wpDiscuz