Sobre o(a) Autor(a)

author photo

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Veja Todos os Artigos de

A Comunidade Brasileira nos Estados Unidos




De acordo com estatísticas não-oficiais existem cerca de 1 milhão de brasileiros nos Estados Unidos.  Cerca de 70% estão no país sem documentação, quer dizer, vivem uma vida clandestina como imigrantes ilegais.  A grande maioria dos brasileiros que vem para os Estados Unidos pensa em voltar um dia para o Brasil.  Eles vêm com a idéia de juntar dinheiro para um dia poderem voltar para o Brasil e montar um negócio, comprar uma casa, ou ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente por um bom tempo. 

O que muitos não planejam é ficar o tempo necessário para juntar o dinheiro suficiente para realizarem seus sonhos.  Muitos planejam ficar somente 2 a 3 anos mas acabam ficando por muito mais tempo.

De acordo com Mazine Margolis, uma antropologista americana que passou três anos estudando a comunidade brasileira em Nova Iorque, a maioria dos brasileiros têm vergonha de ser imigrantes.  Tanto que a maioria não se considera imigrantes e dizem que estão por aqui somente de passagem.

Um aspecto interessante dos imigrantes brasileiros que é distinto de outros grupos de imigrantes nos Estados Unidos, é que os “Brazucas” geralmente vêm com dinheiro e têm alguma pessoa conhecida nos Estados Unidos.  Apesar da maioria dos imigrantes brasileiros conseguirem emprego dentro de três semanas de sua chegada ao solo Americano, o tipo de trabalho que fazem é em muitos casos trabalho manual que não paga muito.  O salário típico do imigrante brasileiro é de cerca de $1.000 a $2.000 por mês.

Os que se saem melhor são os profissionais, geralmente legalizados, que conseguem atuar na área de especialidade em que atuavam no Brasil.  Esses profissionais, apesar de ser uma grande minoria, conseguem viver uma vida mais compatível com o sonho americano.

A grande maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vive na costa leste, com uma grande concentração na área metropolitana de Boston, em Nova Iorque, e no sul da Flórida nas redondezas de Pompano Beach.  Fora da costa leste, a maior concentração de brasileiros fica na California, mas existem brasileiros espalhados por todo o país.

Com exceção talvez de algumas comunidades onde existem um grande número de brasileiros, a maioria do americanos não fazem distinção entre os brasileiros e os outros imigrantes hispânicos nos Estados Unidos, apesar das diferenças serem bastante ressaltadas.  A percepção do imigrante brasileiro pelo povo americano nem sempre é positivo, mas em alguns casos a vontade do brasileiro de trabalhar e vencer, e os talentos naturais dos nosso povo são notados.

Com a recente crise econômica americana, a queda do dólar, e o arrocho contra os imigrantes ilegais, muitos brasileiros estão desistindo do sonho americano e voltando para o Brasil.  Recentemente o fluxo de imigrantes brasileiros voltando para o Brasil parece ser maior do que o número de novos brasileiros chegando na América. 

No artigo Brasileiros de Massachusetts de Decepcionam com a América e Voltam Para Casa relatamos esta tendência em uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.  Ainda é cedo para dizer com certeza se essa tendência continuará indefinidamente, mas dada as condições desfavoráveis que muitos brasileiros estão encontrando, é provável que a comunidade brasileira nos Estados Unidos comece a diminuir.

Compartilhe!






Tem 32 respostas até agora. »

  1. Olá pessoal, sou estudante de Relações Internacionais e estou fazendo minhha monografia sobre os brasileiros que estão voltando para o Brasil, apartir de 2001 e so site tem se tornado um ponto de apóio para mim. Se vocês tiverem algum relato , pretendem voltar para o Brasil ou não, conhecem alguem que voltou , por favor entre em contato comigo. Meu e-mail é; daniellefernanda18@hotmail.com

  2. Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha filha (Cristielle bueno da conceiçao. obrigado se alguem souber de algo agradeço

  3. Meu querido… quem disse que vc me representa…
    Sou brasileiro e nasci na America… ou vc cursou a escola por aqui e nao sabe que a America eh um grande continente que vai da terra do fogo na Argentina ate o Alaska? Alias Alaska, terra esta que os ESTADOUNIDENSES roubaram… por petroleo..
    Moro aqui, sou voluntario treinando para ir a Africa… amo meu Brasil, tenho nojo de quem o renega… e desculpe, mas vc nao me representa

  4. Eu,pretendo mora lá em breve apesar de tudo eu to começando a juntar dinheiro suficiente para eu poder ir realizar o meu sonho eterno…

  5. Ólá pessoal tenhos algumas duvidas sobre imigração e acredito que vocês podem me ajudar. Meu marido é americano mais viveu lá somente 4 messes em 2007, agora ele esta em Seattle, a 21 dias , daqui do brasil eu contactei um advogado mais achei caro 4500 reais, e ela disse que em seis meses eu chego. sendo que para isso eu precisso de um co-esponser, mais como eu vou ter um , se meu marido esta lá somente a 21 dias, se auguem poder me ajudar eu agradeço, e quero paraticipa daqui do forum, para ter dicas quero me cadastra.
    obrigado , Erica Audra.

  6. Erica,

    Não conheço este requerimento de ter um co-sponsor. Se seu marido é cidadão americano ele pode fazer a petição através do formulário I-130. Veja mais informações aqui:
    http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=10093e4d77d73210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=10093e4d77d73210VgnVCM100000082ca60aRCRD

  7. ola pessoal sou um baiano arretado que tenho uma radio na net direcionada aos conteranios brasileiros de todos os estados que embusca de vida melhor tem de viver com saudades da terra tropical Basil,entre tentas saudades a musica é uma delas ,entao totalmente gratis sem cadrastro vc pode matar a saidades de sambas sertanejos bregas axes pop rock e mpb numa programação variada tocando tudo que houve e ha de melhor no nosso pais acesse agora http://www.radiogingabrasil.tk e curtam avontade bjs e abraços a todos.

  8. mandei caixas pela fenix moving, e numca recebir,eles tiveram a cara de pau de falar que foram roubado no brasil.tropa de ladroes, ñ tem um macho para dar fim nestes cara n ?..eles so vão para de roubar dos braileiros que manda caixas para o brasil, quando forem mortos uns 3 deles. aki na minha cidade quem comprar droga e ñ paga é morto, é a lei, do trafico. se eu voltar nós usa acabo com estes ladroes..
    LADRÃO FENIX MOVING…

  9. olá pessoal, estou pensando ir para EUA tentar um emprego para juntar dinheiro por uns 5 anos. Alguém tem alguma dica que posso me ajudar, um contato, uma cidade??

  10. Boa noite queria saber como esta o trabalho na florida ou no Alaska e se tem alguem qu epode me ajudar se eu for para estas regioes queor dividir um quarto com alguem tenho 39 anos …

  11. Estou pensando de ir para os Estados Unidos,o problema é que não tenho familiares nem amigos por ai.Ainda não arrumei uma solução ou uma idéia,precisa de dicas será que tem como alguém me ajudar ?

  12. Estou indo para nova york em abril de 2012, gostaria de sair do Brasil com um trabalho garantido lá. Sou manicure profissional e faço praticamente de tudo na área de beleza. Alguém poderia me ajudar?? Ah, cuido de pessoas doentes também. Bem, obrigada desde já.

  13. Oi, Gostaria de ir para os EUA pois preciso pegar fluencia em ingles, mas nao tenho parente.Gostaria de combinar com alguem que já mora nos EUA, uma hospedagem mais em conta.Alguem pode me ajudar? obrigado

  14. ola comunidade brazuca,tambem confesso a vcs. Qe o meu sonho e morar e trabalhar em ny.por uma vida melhor em todos os sentidos tenho 36 anos e 2 filhos,mas nem um conhecido aí.se alguem puder me dar uma força pra esse sonho acontecer.nao qero nada de graça so uma oportunidade.meu email é abraaoseixas@hotmail.com obrigado.

  15. Olá pessoal do fórum, gostaria que alguém que estivesse nos estados unidos mais precisamente em Miame, entre em contato pelo email: rafael_boervet@hotmail.com.

  16. oi queria saber se entre vcs existem brasileiros que recebem brasileiros em suas residencias em new york queria uito viajar para new york no final de 2013 mais nao queria fazer intercambio por n quero fazer aulas quero viajar para conhecer e tbm nao sei muito english entao queria ter contato com brasileirso que moram la pra saber se podem receber outros brasileiros apesar que e sempre bom ter alguem brasileiro pra ser guia e mostrar tudo que tem em NY se conheçe alguem me manda o facebook.por aquii mesmo.

  17. para levar 10 minutos de alegria aos irmãos fora do brasil,criei um reporter lisboeta postei no youtube, para acessa lao basta colocar na pesquisa do youtub ZUMBA NOTICIAS CONTOS PORTUGUES, e se divirtam

  18. ola me chamo anahy trabalho na aria estetica sou casada eu e meu marido procuramos uma oportunidade de trabalho.
    como fasso gostaria de recer imail de alquem que seja serio em da uma oportunidade;pos gostaria de passa um tempo quero um dia montar o meu proprio negocio conhecer outra cultura e estudar.alquem me daria essa oportunidade.

  19. ola pessoal sou manicure e cabelereiro estou querendo ir para [EUA] mais nao tenho ideia de como seja la , se alguem quer me ajudar me mande um imail

  20. Ola pessoal!!! Morro na Italia mais aqui ta dificil trabalho, tenho passaporte Italiano (europeu) gostaria de saber como faço pra procurar trabalho como Baby siter o trabalho em casa de familia como domestica ai nos estados unidos, Nao conheço ninguem q morra ai por isso gostaria de algmas dicas. Obrigado.

  21. Alessandra,

    Para fazer esse tipo de trabalho legalmente você vai precisar do green card ou ser au pair. Veja qui:
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/

  22. Olá Pessoal,
    Moro no Brasil e estou procurando alguem que more nos estados unidos e tenha disponibilidade de receber e me enviar produtos.
    Faço pedido pelo site você recebe em sua casa e recebe uma comissao para me enviar.

    Se alguem estiver interessado me envie um email para.
    marcoshcoelho@hotmail.com.br

  23. Olá pessoal, boa tarde, eu e meu marido estamos nos programando para fazer uma viagem para os Estados Unidos pela primeira vez, alguém pode me orientar sobre o que devo fazer primeiro? Eu sou brasileira, mas tenho dupla cidadania, brasileira e portuguesa, tenho passaporte portugues que tirei em 2012, mas meu marido não, o passaporte dele é brasileiro.Por onde devo começar?

    Desde já obrigada.
    Patrícia

  24. Patricia,

    Portugal está na lista de países incluídos no visa waver program, de forma que se você entrar com o passaporte português você não precisa de visto, mas seu marido precisaria do visto. Veja aqui:
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-visto-para-entrar-nos-estados-unidos/

  25. estou procurando um quarto para aluguar em astoria queens ou mediacao.favor deixa uma mensagem se tiver alguem pra dividir apt. ou quarto para aluguar.
    Obrigado! Neide

  26. UM POUCO DE BRASIL:
    Barbosa fará Lula ser investigado no desdobramento da ação que condenou Dirceu & Cia no Mensalão

    O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tudo para enfrentar problemas sérios no desdobramento judicial do Mensalão.

    Confirmada a condenação de seu ex-chefe da Casa Civil por corrupção ativa, será impossível sustentar a tese de que José Dirceu agia sozinho na operação de “compra” de partidos base aliada, sem que seu superior hierárquico “soubesse de nada”.

    Sob a presidência de Joaquim Barbosa no STF, a partir de 18 de novembro, o mito Lula deverá enfrentar o rigor da Justiça – com o agravante de que agora não tem mais foro privilegiado para se blindar.

    Os votos de alguns ministros do STF, condenando Dirceu ontem, já deram uma pista de um nome que será investigado no desdobramento da Ação Penal 470.

    Trata-se de Marcelo Sereno, amigo pessoal de Dirceu, de quem foi assessor, e ex-secretário de Comunicação do PT. Sereno seria o elemento direto de ligação entre a Casa Civil e o gabinete de Lula da Silva.

    Sereno se torna alvo por suas ligações com Waldomiro Diniz e Carlinhos Cachoeira – cuja CPI o PT faz de tudo para que acabe em pizza, antes que macule a imagem de alguém poderoso do partido.

    Embora Lula tenha pregado ontem a candidatos petistas que disputam o segundo turno eleitoral que “é preciso manter a cabeça erguida”, após a condenação de Dirceu, Lula sabe que é a sua própria cabeça que ficará a prêmio daqui por diante.

    O sinal de alerta foi ligado com a reportagem de setembro da revista Veja, na qual o empresário Marcos Valério, operador do esquema, apontou Lula como o chefe do mensalão.

    Portador de gravações-dossiês para serem usadas conforme a conveniência, Valério também revelou que o PT usou R$ 350 milhões no esquema.

    Assim que assumir a presidência do STF, o herói nacional Joaquim Barbosa deverá retirar o estranho segredo de Justiça sobre o Processo Investigatório 2.474.

    Os 77 volumes em sigilo apuram as supostas irregularidades no convênio entre o Banco BMG e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a participação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), para a “operacionalização de crédito consignado a beneficiários e pensionistas”.
    O caso dormita “blindado”, desde 2007, no Supremo.

    Foi com as mesmas informações desse caso (estranhamente em segredo) que o Ministério Público Federal em Brasília entrou com uma ação na Justiça Federal, por improbidade administrativa, contra o ex-presidente Lula e seu então ministro da previdência Social, Amir Lando. Além de suspeitos de favorecimento ao banco BMG (envolvido com as operações de Marcos Valério), o MPF denunciou Lula e Lando por prática de “autopromoção”. Ambos assinaram as cartas a aposentados e pensionistas oferecendo crédito consignado via BMG.

    Investindo nesse mesmo Processo Investigatório 2.474, Joaquim Barbosa já autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos pelo esquema com o BMG para pessoas ligadas ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a outros políticos petistas.
    O novo inquérito, que tramita na Justiça Federal em Belo Horizonte, investigará repasses que beneficiaram pessoas ligadas aos deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP), além de dezenas de outras pessoas e empresas que receberam dinheiro do mensalão. Tal esquema só foi descoberto pela Polícia Federal quando a ação principal do Mensalão já estava em andamento no STF.

    A Procuradoria Geral da República já denunciou o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT). Ele é acusado de favorecer as operações de crédito consignado do Banco BMG, quando presidiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O BMG é acusado de ter simulado empréstimos de fachada para o PT e as agências de publicidade do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para abastecer o esquema ilícito de pagamento de propina. Gurgel também pediu a abertura de um inquérito independente contra o deputado José Mentor (PT-SP) “para apurar os repasses efetuados em seu benefício pelo grupo de empresas de Marcos Valério”.

    Outra frente de negócios que pode bater em Lula. O MPF já mandou para a Justiça Federal em São Paulo a apuração sobre o envolvimento da Brasil Telecom (atual Oi), Telemig Celular e Amazônia Celular com Marcos Valério. A Justiça Federal em Brasília da apuração sobre irregularidades nas gestões realizadas pelos bancos Econômico e Mercantil de Pernambuco perante o Banco Central. O MPF denunciou que tal gestão também teve o intermédio de Valério. Incluindo os réus agora em julgamento no STF , o mensalão tem 118 réus investigados em outras instâncias do Judiciário.

    Quem conduz as investigações da nova frente do Mensalão é a mulher de Roberto Gurgel, Procurador-Geral da República. A subprocuradora Cláudia Sampaio Marques investiga o escândalo desde antes da gestão do marido. O novo inquérito tem 77 volumes e mais de 13 mil páginas. O novo relatório da Polícia Federal, com novidades sobre o caso, com 332 páginas, só chegou ao MPF em fevereiro do ano passado. Como o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, já avisou que pretende destravar outras frentes de investigação sobre o escândalo, logo após o veredicto no STF, o Mensalão e seus desdobramentos assombrarão Lula e a petralhada agora e muito além da atual campanha municipal.

  27. Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha filha (Cristielle bueno da conceiçao. obrigado se alguem souber de algo agradeço email::::pedrinho_1967@hotmail.com

  28. ola gostaria de me corresponder com pessoas que tem interesse em ir morara nos EUA e quer uma companhia para a aventura. jessygaia@uol.com.br

  29. Ola pessoal eu lancei o livro Duas vidas a dupla face da individualidade entre brasil America. O livro conta a minha tragetoria saindo do brasil para fugir da violencia domestica. O livro ja foi lancando no brasil. Agora eu estou divulgando aqui para a comunidade brasileira.Por favor se voces sabem como me ajudar para que eu possa fazer esse livro chegar a nossa comunidade entre em contato pelo meu email tb voces podem ver o livro at facebook. Obrigado

  30. tenho 56 anos divorciado e tenho desejo de voltar a morar nos ESTADOS UNIDOS, tenho um social tirado a mais de 30 anos, e meu desejo e regularizar minha situação aproveitando a minha irma que e americano, se puder me mostrar o caminho a percorrer eu agradeço

  31. Geraldo,

    Sua irmã poderia patrocinar o seu green card. Veja os detalhes aqui:
    http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=f63da6c515083210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=f63da6c515083210VgnVCM100000082ca60aRCRD

  32. Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha filha (Cristielle bueno da conceiçao. obrigado se alguem souber de algo agradeço pedrinho070967@hotmail.com

Responda

Para mostrar sua foto automaticamente com o seu comentário cadastre-se no site www.gravatar.com com o mesmo email usado abaixo. Use a Tradução Google se você tiver dificuldades com o inglês.
Proibido para menores de 16 anos - comentários serão deletados.