Como Reduzir o Imposto de Renda nos Estados Unidos

Existe um ditado famoso nos Estados Unidos que diz algo assim: “Só existem duas certezas na vida: a morte e os impostos.”

Os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, assim como os Americanos, pagam imposto de renda sobre toda a renda arrecadada.  Muitos se conscientizam do fato de que pelo menos aqui nos Estados Unidos os impostos em sua maioria são usados para o benefício dos cidadãos, ao invés do que vemos no Brasil onde a corrupção de forma descarada remove recursos que deveriam se utilizados para a saúde, segurança , e educação.

Mesmo assim, todos nós queremos e temos o direito de minimizar a quantia de impostos que pagamos, desde que sigamos o que nos é permitido por lei.

Dependendo de sua renda, e do estado onde você reside, a taxa de imposto de renda nos Estados Unidos pode ser bastante alta.  Por exemplo, uma pessoa que mora na Califórnia, e que tem um bom emprego na área de tecnologia, pode facilmente ter uma remuneração acima de 200 mil dólares por ano, contando salário e bônus.  Neste caso, esta pessoa paga 32% de imposto de renda federal e 9.3% de imposto de renda estadual, ou seja, um total de 41.3% só de imposto de renda, sem contar outros impostos como sales tax e property tax.   Tecnicamente falando, estamos nos referindo ao chamado marginal tax rate, quer dizer, a pessoa paga essa taxa somente nos ganhos acima da quantia mencionada, que neste caso é 200 mil dólares por ano.  A taxa paga abaixo desta quantia é menor.  Mesmo assim, contando todos os impostos pagos, é possível que uma pessoa de classe média pague quase metade de sua renda em impostos.

O que pode ser feito para minimimar esses impostos? Obviamente você deve consultar um contador qualificado e especializado em imposto de renda para ver o seu caso específico e lhe auxiliar. Mas aqui vão algumas sugestões que podem lhe ser úteis:

More em um estado sem imposto de renda ou com imposto de renda baixo

Os estados de Alaska, Florida, Nevada, South Dakota, Texas, Washington e Wyoming não têm imposto de renda.

Abra uma conta de pensão privada

Existem vários tipos de contas de pensão privada nos Estados Unidos, e algumas permitem com que você abata o valor economizado na renda sobre a qual o imposto será calculado.  Por exemplo, uma conta muito popular é a 401K.  Em 2018 você pode investir até $18.500 por ano nesta conta.  Além disso, muitos empregadores nos Estados Unidos fazem o que se chama de 401K Match.  Isso significa que para cada dólar que você investe no 401K, o seu empregador investe para você uma certa quantia adicional, como por exemplo, 30 centavos.  Este investimento adicional feito pelo empregador é totalmente gratuito para você, o que faz este tipo de conta uma das mais populares nos EUA.

Existe ainda um outro tipo de conta chamado IRA.  Para este tipo de conta, em 2018, você pode economizar até $5.500 por ano, ou $6.500 se tiver mais de 50 anos.  Qualquer pessoa, tendo renda ou não, pode abrir um conta IRA, economizar para a aposentadoria, e abater a quantia economizada no imposto de renda.

Existem ainda outros tipos de contas de pensão privada para quem tem negócio, como o Solo 401K e o SEP IRA – converse com o seu contador a respeito.

Quais as restrições?  Você só pode tirar o dinheiro sem pagar multa depois de fazer 59 anos e meio de idade.  E a partir dos 70 anos e meio você é obrigado a começar a fazer a retirada.

Para quem quer economizar sem abater agora, mas quer desfrutar de sua pensão sem ter que pagar imposto na hora da retirada, existe ainda o Roth IRA ou Roth 401K.  Uma das vantagens do Roth, além do dinheiro ser investido sem incidir impostos e da retirada ser completamente livre de impostos, você não paga multa se tirar antes dos 50 anos e meio de idade e não precisa começar a tirar aos 70 anos e meio.

Abra outras contas de economia

Existem ainda outras contas de economia.   Uma das melhores é a Health Savings Account (HSA).  Para ter uma conta HSA você precisa ter um plano de saúde de alta franquia.  As grandes vantagens são que você abate a quantia economizada no imposto, cresce o dinheiro investido sem incidir imposto, e ainda tira o dinheiro sem pagar imposto!  O dinheiro precisa ser usado para gastos de saúde, mas se você salvar os seus recibos, você pode retirar depois de vários anos, quando a economia já estiver lhe rendido uma excelente quantia sem impostos.

Existe também uma conta chamada 529 College Savings Plan que você pode usar para economizar sem incidir imposto para as contas de gastos com universidade para você ou seus filhos.  Mas infelizmente esse tipo de economia não pode ser abatido no imposto atual.

Compre uma casa própria

Os juros da hipoteca da casa própria podem ser deduzidos de seu imposto de renda.  Essa ainda é uma das poucas deduções sem restrições.

Abra seu próprio negócio

Se você tiver seu próprio negócio você pode deduzir várias despesas.  Você pode ter um próprio negócio mesmo que esteja empregado em tempo integral.  Você pode deduzir, por exemplo, gastos do seu home office, incluindo uma porção de seu aluguel.  Se você fizer reuniões que envolvem gastos com entretenimento e alimentação, alguns desses gastos podem ser deduzidos.  Você pode ainda deduzir gastos do uso de seu carro para o seu negócio.  Essa é uma área que pode aumentar os riscos de uma auditoria do IRS, portanto é importante seguir as regras ao pé da letra e ter todas as documentações e recibos em dia.  Porém deduzir despesas de seu próprio negócio pode ser muito vantajoso – converse com o seu contador a respeito.

Outras deduções

Existem outras deduções como gastos com saúde, mudança devido ao trabalho, e algumas outras, mas essas deduções são difíceis de obter porque elas estão restritas a grandes quantias que fiquem acima de uma certa percentagem de sua renda.

 

As regras do imposto de renda nos Estados Unidos são extremamente complexas e estão sempre mudando.  Por isso é muito importante que você trabalhe com um contador qualificado para lhe ajudar a planejar a sua situação financeira para que você pague o mínimo de imposto de renda possível.  Lembre-se, esse é o seu direito!

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.