Sobre o(a) Autor(a)

author photo

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Veja Todos os Artigos de

Reforma Imigratória – Como se Preparar

feature photo



Muito tem se falado sobre a reforma imigratória nos Estados Unidos, mas infelizmente até agora pouco progresso foi alcançado.  O presidente Bush fez propostas ao congresso que facilitariam a emissão de uma permissão para os imigrantes trabalharem como visitantes no país.  Porém existe muita discórdia e politicagem quando o assunto é imigração e nenhuma proposta ainda foi aprovada.

Muitos imigrantes brasileiros que estão vivendo sem documentação nos Estados Unidos têm a esperança de que com a eleição presidencial de 2008 e uma potencial mudança na liderança do país, haja realmente mudanças significativas que dêem oportunidade aos imigrantes de trabalharem de forma legal no país.  É importante o imigrante brasileiro acompanhar passo a passo o debate sobre a imigração e saber a posição dos principais candidatos à presidente dos Estados Unidos.

Aqui vai a posição resumida dos candidatos à casa branca:

Democratas:

Os democratas têm opiniões parecidas quanto à imigração.  Tanto a Hillary Clinton quanto o Barack Obama, o John Edwards e o Joe Biden são a favor de um caminho para a legalização dos imigrantes sem documentos que inclui a aprendizagem do Inglês e o pagamento de uma taxa.  Eles também acreditam que deva haver penas rígidas contra quem empregar imigrantes sem documentos, e são a favor de uma parede na fronteira com o México.  O Bill Richardson concorda com a posição dos outros candidatos democratas mas é contra a parede na fronteira com o México.

Republicanos:

Os republicanos estão um pouco mais divididos.  O Mitt Romney, Fred Thompson e Ron Paul são contra um caminho para a legalização dos imigrantes sem documentos.  Porém o John McCain e o Rudolph Giuliani são a favor de um caminho para a legalização, mas também suportam penas rígidas para quem empregar imigrates sem documentos e querem uma parede na fronteira.  Já o Mike Huckabee propõe que o imigrante sem documentos tenha até 120 dias para se registrar.  A partir daí o imigrante teria que deixar o país e esperar sua regularização fora dos Estados Unidos.

A questão da reforma imigratória não pode ser decidida somente pelo presidente, já que as propostas também precisam ser aprovadas pelo congresso.  Devido à grande divergência de opiniões sobre o assunto, é difícil prever se haverá realmente alguma proposta concreta que será aprovada.  Mesmo se houver, provavelmente a solução não virá pelo menos até 2009.

O que então deve fazer o imigrante brasileiro sem documentos enquanto não sai uma mudança?  A maioria dos advogados aconselha que o imigrante guarde consigo provas de sua residência nos Estados Unidos para uma eventual oportunidade de regularização.  Por exemplo, se você está pagando imposto de renda mantenha provas de quanto pagou a cada ano.  Mantenha também contas de telefone e de luz que possam comprovar a sua residência.

Outro aspecto importante é respeitar as leis dos Estados Unidos.  Se houver consideração para a legalização dos imigrantes sem documentos, com certeza um dos fatores a serem considerados será a conduta do imigrante enquanto residia nos Estados Unidos.  Qualquer tipo de problema com a lei, com a óbvia exceção da residência ilegal, pode ser razão suficiente para se recusar a legalização do indivíduo.

Finalmente, um aspecto muito importante é o aprendizado do Inglês.  O imigrante brasileiro que vem para os Estados Unidos precisa absorver ao máximo os costumes, a cultura e principalmente a língua dos Americanos.  Os brasileiros nos Estado Unidos que seguem sem a intenção de aprender a língua oficial da nação está perdendo uma grande oportunidade de se educar e provavelmente terá dificuldades em se tornar um imigrante legalmente documentado.

O assunto da reforma imigratória é complexo e imprevisível.  Ao imigrante brasileiro nos Estados Unidos que esteja sem documentos resta viver uma vida honesta e com exemplos de boa conduta e de cidadania para que quem sabe um dia haja a oportunidade de se conseguir a tão esperada documentação.

Compartilhe!






Tem 2 respostas até agora. »

  1. [...] Reforma Imigrat??ria [...]

  2. olá por favor; tenho meu marido ele é portugues já esta trabalhando; nos Estados Unidos a 10 anos trabalha em uma empresa de limpesa no cap cod o saindo essa reforma me beneficiara tb?

Responda

Para mostrar sua foto automaticamente com o seu comentário cadastre-se no site www.gravatar.com com o mesmo email usado abaixo. Use a Tradução Google se você tiver dificuldades com o inglês.
Proibido para menores de 16 anos - comentários serão deletados.