Sobre o(a) Autor(a)

author photo

Renato Silveiro Alves é natural de São Paulo(SP), Brasil. Formou-se em Construções Civis pela Fatec-UNESP e Matemática pela Universidade Oswaldo Cruz. Encerrou a carreira de professor de matemática na Escola Carandá em São Paulo em Dezembro de 2009 e no mesmo ano embarcou para Orlando, Flórida (EUA) para iniciar o curso de Arquitetura de Interiores na faculdade americana IADT – International Academy of Design and Technology.

Veja Todos os Artigos de

Estudar nos EUA. Por Onde Começar?




Muitas pessoas têm o desejo de estudar no exterior, especialmente nos EUA. Muitas delas não têm a mínima idéia por onde começar. Muitas vezes é difícil encontrar informações precisas sobre o assunto. Muitos ainda reclamam disso, mesmo na era Google e Wikipédia.

Se esse é o seu caso não se preocupe, o processo não é tão complicado quando parece. Planejamento é a chave do sucesso. A primeira coisa importante, na minha opinião, é saber o motivo pelo qual você deseja estudar no exterior. Mesmo que deseje retornar ao Brasil ou ficar após o término do curso não vale a pena desperdiçar tempo e dinheiro em qualquer curso ou em qualquer faculdade. Dedique tempo e dinheiro em algo que realmente pretenda usar.

Uma vez estabelecido este objetivo é hora de decidir o curso. Alguns já começam procurando uma boa faculdade e depois pesquisam os cursos disponíveis. Um rapaz me disse outro dia: “Não importa o curso que eu esteja fazendo contanto que seja em Harvard”. E ainda disse “Harvard” com a boca cheia e um sotaque meio Inglês. É imaturo pensar que qualquer um pode ir à Harvard e também pensar que a escola é o único fator do sucesso. Muitos caem do cavalo! Outra pessoa me consultando pelo msn disse que estava “pensando em ajuntar algum dinheiro” e que achava que nas faculdades públicas americanas ninguém pagava um dólar sequer, nem mesmo americanos. Diferentemente do Brasil, aqui todos têm que pagar ao menos que você seja um atleta promissor.

Escolher o curso antes é muito importante.  Afinal, após o término do curso é nessa área que você vai passar a maior parte do tempo. Faça um teste vocacional se preciso e não tenha medo de fazer algo completamente diferente do que tem feito mesmo que já tenha uma certa idade. Nunca é tarde pra mudar. Decidido o curso, graduação, pós-graduação, mestrado, etc…agora sim está na hora de procurar as escolas. O Google pode ajudar nisso.

Escolha 2 ou três escolas que cabem no seu bolso. Pesquise bastante sobre elas, leia artigos que falem sobre os cursos, as cidades onde estão localizadas, população, transporte público, custo de vida, índice de crime, preços dos aluguéis, vida cultural, preço do curso(muito importante!), etc. Estudar nos EUA não é algo barato. Alguns já querem conseguir uma bolsa 100%. É fácil conseguir uma bolsa 100% no Brasil? Se já é difícil no Brasil, no exterior ainda mais. Principalmente pelo fato de que as escolas, segundo as leis americanas, precisam incentivar primeiro seus próprios residentes e depois os estrangeiros. Consegue-se bolsa parcial sim, mas é melhor não contar com isso no momento. Seja realista, pense na pior situação. Também, os estudantes brasileiros não se qualificam para receber o Financial Aid – o financiamento do curso pelo governo disponível somente aos que residem legalmente no país.

Depois de escolhida a escola, procure no site da mesma quais os requisitos para estudantes internacionais. Agora é a hora de começar a fazer uma lista das coisas que você precisa fazer para alcançar seu objetivo. A escola exige, por exemplo, certificado do TOEFL com mínimo de 80 pontos, cópias juramentadas dos diplomas de ensino fundamental, médio, faculdade, etc…O que você não souber o que é, corra atrás para descobrir.

Faça sua lista em uma ordem cronológica. Por exemplo, não adianta você já ir fazendo cópias da documentação se ainda não conseguiu o certificado do TOEFL. Talvez precise frequentar um curso de inglês por um tempo antes de fazer o exame. Talvez não passe e tenha que fazer novamente. Portanto, faça sua lista em ordem de pré-requisito. O quê vem antes do quê, qual o próximo passo lógico e o que pode ser feito paralelamente, ou seja, ao mesmo tempo. A compra da passagem aérea por exemplo, é uma das últimas coisas da lista. Cheque com a lista de requisitos da faculdade pra ver se você não esqueceu de nada. Estabeleça prazos para o cumprimento de cada ítem e veja no final quantos meses serão necessários. Não desanime se perceber que tem um longo caminho pela frente. No final, vai compensar.

A minha lista era grande. Eu me lembro que uma das exigências da minha escola era a comprovação, por meio de extratos bancários e declarações do Banco, que eu possuía o dinheiro necessário para a faculdade e o sustento para o primeiro ano. Isso se deve ao fato de que, somente após o primeiro ano de estudo, o estudante internacional pode trabalhar legalmente para se manter nos EUA. Na época, eu não possuía a quantia necessária. Por isso fiz ajustes e um plano para economizar. Avaliei quantos meses seriam necessários para cumprir essa meta. Foram necessários 2,5 anos para que eu ajuntasse a quantia às custas de muitas horas extras de trabalho. Paralelamente eu frequentei um curso preparatório para o TOEFL, GRE, fiz os exames, procurei hospedagem, pesquisei tudo que podia na internet e fui me comunicando com os representantes da faculdade. Quando cheguei em Orlando, pouca coisa era surpresa.

Completamente instalado era só esperar o primeiro dia de aula. Me senti como me sentia quando era criança, nervoso e ansioso, não tendo a mínima idéia do que iria acontecer. Algumas derrapadas com a língua inglesa, mas de resto correu tudo bem. Após um tempo de adaptação tudo fica muito parecido com o Brasil. Assistir às aulas, fazer os trabalhos, pesquisas, lições, leituras, etc. De vez em quando um tempo livre para conhecer a cidade, ir ao cinema, passear nos parques. Próxima etapa, arrumar um trabalho.

Viver e estudar no exterior é muito recompensador. Envolve muito planejamento, pesquisa  e preparação mas, isso não deve ser motivo de desânimo. Pode-se derivar muito prazer mesmo na época da preparação onde você fecha os olhos e se imagina vivendo e estudando nos EUA. Um dia você acorda e percebe que com trabalho diligente seu sonho se tornou realidade.

Compartilhe!






Tem 193 respostas até agora. »

  1. Oi achei seu texto muito interessante, porque é um assusto que me interesa muito queria sabe mais se pude me adiciona no msn priscillalopezmartins@hotmail.com
    obrigada.

  2. Olá amigo,
    Seu texto foi muito esclarecedor.
    Também tenho pretensão de ir a Orlando para minha mulher estudar Inglês e minha filha de 3 anos frequentar uma escola, ou Day care no momento.
    fui mais de 30 vezes a Orlando durante minha, então dá pra ter uma ideia de que gosto daí.
    Temos os vistos de turistas mas vou aplicar para o f-1 e f-2.
    gostaria de saber se com o f-1 você tem direito a comprar seu carro, alugar seu apartamento, etc..

    Grande abraço

    Fábio

  3. Oi Priscila, vou adicionar sim! Abs

  4. Fabio
    Com o visto F-1 voce pode ate comprar uma casa se quiser, como alguns alunos internacionais na minha faculdade fizeram. Tendo o dinheiro voce pode comprar o que quiser. Agora se quiser financiar fica um pouco dificil porque precisa-se comprovar renda e se voce vem estudar nao pode trabalhar no primeiro ano. Apos o primeiro ano somente 20 horas/semana o que nao garante uma renda boa para ser aceito em um financiamento.
    Quanto a aluguel nao tem problema. Voce paga o deposito e a pessoa aluga pra voce numa boa dependendo do valor. Eh claro que um apto luxuoso as exigencias vao aumentar.
    Com o F-1 voce pode tambem tirar a carteira de habilitacao americana.
    Se quiser saber mais sobre como tirei a minha habilitacao, no meu blog eu tenho um post somente sobre esse assunto

    Abs

  5. OLá Renato. Então, spó comprarei realmente se ficarmos bem mais do que um ano. Acontece o seguinte: quem vai aplicar para o f-1 é minha esposa. Eu iria aplicar para o f-2 como dependente. não quero estudar nem trablhar kkk. só quero descansar. Já trabalhei muito kkk.
    Minha filha iria estudar também.
    O que preciso saber é se ela aplicando para o f-1 ela mesmo que terá que apresentar a renda ou eu posso fazer isso por ela, porque senão eu passo a grana para a conta dela.
    e outra: lá eu abrirei uma conta no banco e depositarei o dinheiro que levarei do Brasil ou que pelo menos terei que tirar par anos sustentar lá.
    Isso é correto ?

    Obrigado

  6. Fabio,
    Se sua esposa vai aplicar para o f-1 e voces sao casados nao tem problema, ela pode dizer que o dinheiro eh de voces e que esta na sua conta. Ou pode tambem, no preenchimento da documentacao dizer que voce esta pagando tudo, para o consulado nao faz diferenca se eh voce mesmo quem vai pagar ou se alguem esta pagando para voce. No meu caso, eu ainda coloquei junto com a documentacao, uma carta do meu pai dizendo que ia me ajudar pagar o curso. Mas a oficial que me atendeu nem quis olhar. So olhou os extratos de poupanca. A conversa toda nao durou 2 minutos.
    Quanto ao dinheiro, lembre-se que se vier com mais de 10 mil dolares precisa declarar na entrada. Declare que eh dinheiro para custear as despesas do curso, moradia, alimentacao, etc.
    Eu nao trouxe muito dinheiro, uso meus cartoes de credito e pago via internet no Banco no Brasil. Voce pode tambem comprar um cartao visa travel money e colocar ate 10 mil dolares nele e usar como debito.
    Abrir uma conta aqui nos eua com o visto F-1 eh bem tranquilo, voces nao terao nenhum problema.
    Essa semana eu coloquei um post sobre a documentacao necessaria para o visto e como foi a experiencia com o consulado. Passa la
    Abs

  7. Caro Renato,

    Agradeço muito pelas informações,. Vou passar já no seu blog..

    Abraços

  8. Caro Renato, pode me add no ms jonas.mg@hotmail.com, gostei muito do seu texto e queria conversa melhor com voce, pois tenho o sonho de estudar nos Estados Unidos,e posteriormente trabalhar e morar ai, gostaria de tirar alguma duvidas com voce.

  9. Olá Renato muito bom o texto mais ainda tenho umas outras duvidas vc poderia add no msn: j.dynux@hotmail.com

  10. Bom dia, sou estudante de fisioterapia no brasil e estou no segundo ano, porem estou querendo terminar os estudos nos EUA, qual seria o procedimento para um transferencia para uma faculdade norte americana.

    Desde já agradeço a atenção de todos.

  11. Alexandre,

    Escolha a universidade na qual você quer estudar. Em seguida pergunte sobre os requerimentos de admissão para estudantes estrangeiros. No mínimo você deve precisar fazer o TOEFL, SAT e ACT, e ter um documento oficial da sua faculdade atual com todas as suas matérias e notas traduzidas por tradutor juramentado.

  12. Tudo bem Renato? Sou residente da Florida e preciso algumas dicas referentes a escolas e financiamentos. Se puder me add no msn: dqs_4@hotmail.com

  13. Estou pensando em ir fazer cursos no EUA… Gostaria de mais informações e queria tirar algumas dúvidas…
    Esse é meu msn: jimmy.mattos@hotmail.com

    Se possível, me adicione, pois tenho muitas dúvidas para tirar…

    Obrigado!

  14. olá …

    muito bom o post, tirou muitas duvidas

    se puder, add o msn… tenho outras perguntas…

    arthur_drummer@hotmail.com

  15. Todos adicionados no msn. Qualquer duvida, quando estiver online eu tento responder. Abraco a todos!

  16. olá Renato tipo to no 3 ano do ensino medio e to kerendo fazer minha faculdade de direito si possivel aii Nos EUa,e keria saber si posso fazer essa faculdade de graça? estou em uma escola de idiomas termino o nivel avançado agora final de 2011 e irei fazer o TOELF entao kual os meus proximos passos depóis dessa prova? vlw me add no msn romulo.cuia@hotmail.com! agurado resposta

  17. E tbm keria lhe perguntar Quanto vs tinha em dinheiro para pagar o primeiro ano da faculdade tenhu 12000R$ garante o meu primeiro ano?vlw novamente

  18. Renato vc poderia me add no msn, para que eu pudesse tirar as duvidas que ainda restam. muito obrigado
    victor.ieq.sc@hotmail.com

  19. eu tenho 16 anos e penso muito sobre morar nos estados unidos..minhas notas são boas eu so bem estudioso enclusive to estudando ingles sozinho mais ainda sim quero fazer um curso de inglês para me aprimorar..o que eu devo fazer ja que eu so novo para torna isso mais possivel..pq eu quero muito morar nos estados unidos se for possivel em new jersey me da umas dicas por favor

  20. Lucas,

    Primeiro você precisa decidir o seu objetivo nos Estados Unidos. Se você quer estudar você vai precisar de um visto de estudante. Veja aqui para mais informações sobre este assunto:
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/vistos-de-estudante-nos-estados-unidos/

  21. olha ñ tenho tanta certesa se eu vo estudar nos Estado Unidos,mais supondo que ñ como eu faria para morra la….e trabalha la, so que depois que eu termina minha faculdade.falando em faculdade tendo uma faculdade a qui no Brasil tem posilibilidades de ganha bem nos Estado Unidos

  22. Lucas,

    Você não pode trabalhar nos EUA legalmente sem ter um green card ou um visto de trabalho. Veja mais informações aqui sobre esses dois assuntos:
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/

  23. Romulo:
    Estudar de graça nos EUA é o que todo americano sonha e pouquíssimos conseguem. Quais são os que conseguem? Alunos excepcionais e esportistas. O resto, tem que pagar. Mesmo que a faculdade seja pública.
    No entanto a possibilidade existe. Entrando na página da Universidade que você deseja ingressar, procure por “admissions” e “international students”. Tem que ler tudo direitinho várias vezes. Uma das opções é se você vai precisar de ajuda financeira para estudar.
    As 3 faculdades que eu escolhi tinham essa opção mas eu não fui aceito para o programa de bolsas, tive que pagar do bolso mesmo.
    Quanto ao valor que você precisa para o primeiro ano depende muito da faculdade, hospedagem, etc. Minha faculdade exigia a comprovação de 50 mil reais.
    Abs

    Lucas Alvares
    É muito difícil conseguir migrar para os EUA legalmente. O Brasil está fora da loteria de vistos por que o número de brasileiros no país é grande. Eu entendo o seu desejo de viver em um lugar melhor. Muitos brasileiros simplesmente vêm e ficam ilegais mesmo, trabalhando, etc, esperando que um dia o governo dê algum tipo de anistia. Muitos conseguiram seu green card, mas depois do 11 de Setembro as coisas ficaram muito difíceis.
    Eu te aconselho o seguinte se o seu desejo é morar nos EUA:

    1- Venha fazer a faculdade aqui. Com um diploma americano a possibilidade de ser contratado por uma empresa americana é muito maior. Mas você terá que se destacar entre os alunos.
    ou
    2- Faça a melhor universidade que puder no Brasil. Principalmente em áreas que se precisa muito de trabalhadores nos EUA como por ex, enfermagem, matemática, etc. Com um diploma de uma Universidade de nome (USP, Unicamp, Unesp) suas chances de conseguir uma bolsa para mestrado e depois ficar também são altas.

    Espero ter ajudado
    Abs

  24. ooi Renato!
    esse assunto me interessa muito também.. e gostaria de saber se estudando lá teria como arranjar um emprego e a empresa ajudar a fornecer o green card..
    se possivel me manda email ou me adicione msn (acho que dá pra ver aí né)
    porque quero mt estudar lá e trabalhar também, mas não entendo nada dessas coisas. Desde já agradeço!

  25. Julia,
    Leia os comentários acima, neles já respondi suas perguntas. O site tem muita informação últil pra você. Como você mesma disse que não entende, aconselho a ler os artigos publicados anteriormente e muito esclarecedores.
    Se após a consulta ainda tiver alguma dúvida pode deixar um comentário por aqui.
    Abs

    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/

  26. Olá Renato!
    Gostei muito do seu texto.Ele serviu para tirar muitas dúvidas que eu tinha.
    O meu interesse em estudar no exterior surgiu a pouco tempo, e nesse caso, acho que você já sabe como é…um milhão de perguntas a fazer rsrsrsrs a cabeça cheia de informações e um pouco de dificuldade em organizá-las.
    Ainda estou na faculdade, e meu interesse no exterior (EUA) é a pós-graduação.
    Se não for pedir demais, gostaria de saber se você pode me adicionar no seu msn. Assim trocamos mais informações (na verdade receberei mais informações suas, do que você as minhas rsrsrsrs), afinal a novata sou eu rsrsrsrs.
    Bom, meu msn é: luadecristal5pf@hotmail.com
    Desde já agradeço pela sua atenção e desejo a você muito sucesso!

  27. Gostaria de uma boa escola em conta em Miami. poderia me ajudar?

  28. Alan
    Até posso se você fornecer mais detalhes como o curso, por exemplo.
    Abs

  29. Olá Renato!
    Nossa, adorei tudo o que você escreveu.
    Também quero muito estudar nos Eua mas ainda tenho algumas dúvidas e quero muito a sua ajuda.
    Por favor me add no e-mail.
    Abraço.

  30. Olá Renato,
    Eu estou me aplicando para diversas universidades nos EUA para o fall 2011 para fazer undergrad de business, mais especificamente finance. Eu queria saber se depois de formada se eu estiver entre os melhores da minha turma terei chances realistas de conseguir um emprego em uma empresa no Eua, sendo que eu terei que gastar meu opt para fazer os internships e ganhar experiência. Você que está aí deve saber o que já devo correr atrás desde já para consseguir aumentar minhas chances e também queria que você pudesse me esclarecer a respeito do visto f1, eu posso trabalhar mais do que 20 horas depois do primeiro ano, pensando que eu estarei morando na faculdade?
    Agradeço desde já e se você pudesse me adicionar no msn para que eu pudesse trocar algumas idéias com você seria de grande ajuda.

  31. Victoria
    Com o visto F-1 pode-se trabalhar no máximo 20 hs por semana. Isso porque o F-1 é para estudantes de tempo integral, que aqui, não significa escola o dia inteiro. Meio período já é considerado “full time student”. Muitas das aulas são em períodos diferentes do dia talvez por isso seja full time.
    Para trabalhar precisa-se do SSN, veja meu outro artigo sobre como calcular o valor dos estudos nos EUA aqui mesmo no site. Lá explica melhor.
    As chances de encontrar emprego com um diploma americano aumentam bastante mas não pode dizer que é certeza assim como no Brasil.
    Se você arrumar uma empresa que te “sponsor” você fica aqui. Mas tem que voltar ao Brasil para trocar de visto.
    Muitos estudantes trabalham as 20 hs e depois arrumam outros bicos, “under the table”, mesmo americanos. Vai da pessoa certo?
    Tá um problema esse negócio de adicionar porque dezenas de pessoas fazem as mesmas perguntas vez após vez e toda informação dá pra encontrar aqui ou no meu blog. Dá uma procurada, se não encontrar respostas, deixe um comentário aqui mesmo que eu respondo, assim esclarece as dúvidas de outros também, ok?
    Abs!!

  32. Renato, ola;
    Gostaria de sua ajuda em, se possivel, confirmar o meu entendimento sobre alguns temas.
    Explicando, minha filha iniciou um intercambio numa Universidade do Texas, em agosto de 2010. No fim de 2010 ela recebeu algumas propostas de bolsa de estudos em Universidades e partimos agora em produzir documentos necessários e mudança de visto para estudante.
    Com o visto J1 ela poderá tirar carteira de motorista, comprar carro e contratar seguro para o mesmo, como também até para comprar um celular pos pago..? pois nada disso foi possivel, de uma forma legal com o Visto de Intercambio. Esta correta a minha colocação?
    Em todos os casos acima sempre foi nos pedido o Security Number que. é claro, ela não tem. Parece que com o J1 pode-se tirar um documento equivalente e assim fazer tudo isso além de abrir conta em banco, cartão de credito local e comprar uma casa…
    Obrigado pela sua atenção e comentários.

  33. Correção no meu comentário.
    Visto F1 e não J1, desculpe;

  34. olá Renato,
    gostei muito do seu texto ele muito esclarecedor,
    principalmente pra quem quer cursar uma faculdade nos EUA.
    eu gostaria que você me adicionace no msn:
    wel.lyngtotn16@hotmail.com

  35. correção:wel.lyngton16@hotmail.com

  36. Oi Renato, tenho uma curiosidade! Sou estudante do último ano de Tecnologia em Saneamento Ambiental na UNICAMP, e quando eu terminar pretendo ir para os EUA trabalhar como Au Pair para obter fluência no inglês e fazer uma especialização. Quero me especializar em Environmental Management em uma universidade americana.
    Você sabe quanto custa, mais ou menos, uma especialização nas universidades aí? Eu pretendo pagar com o dinheiro de Au Pair, mas não faço idéia se isso seria possível, pelo custo do curso. As meninas rebem por volta de 800 dólares por mês cuidadando das crianças. Será que com isso consigo fazer minha especialização aí?

  37. Renato,
    Vi pelos seus comentários que você disse que quem faz faculdade nos EUA tem grande chance de conseguir emprego e depois se estabelecer.
    Então, eu sempre quis fazer engenharia civil, desde pequeno, e agora estou querendo para os EUA cursar. Já falei sobre os custos com meus pais, e eles têm condições de pagar.
    Mas você acha que eu tenho uma alta chance de conseguir um bom emprego como engenheiro civil depois da faculdade? Ou eu deveria escolher outro curso?
    Minha intenção é de morar definitivamente nos EUA, mesmo depois da faculdade.

  38. Samuel
    Com o visto F-1 ela poderá tirar a carteira de habilitação americana, abrir conta em banco, mas eu com o mesmo visto, não consegui fazer um cartão de crédito por exemplo. Todos pedem número de seguro social para análise de crédito. Eu uso os do Brasil mesmo e faço pagamentos pela internet.
    Quanto a comprar um carro, se for pagamento à vista, não tem problema. Pode-se contratar seguro também com a habilitação do Brasil mas fica bem mais caro, o melhor é tirar a habilitação americana antes.
    Para a habilitação, precisa ir com um carro de alguém que tenha seguro. No meu blog conto como foi toda a experiência para tirar a habilitação da flórida
    Não conheço esse documento similar ao SSN que você mencionou. A pessoa do SS office me disse para tirar um Tax ID que eu vou fazer este mês, já que completei um ano de estudos. Com o Tax ID muitas das coisas que você mencionou são possíveis. Mas com o F-1 eu comprei carro, contratei seguro e abri conta no Banco.
    Espero ter respondido suas dúvidas.
    Abs

  39. Carla
    Os valores das mensalidades estão todos nas páginas da web das universidades ê você tem que consultar.
    Conversando com meus professores da faculdade eles me aconselharam:
    1- Escolher o curso
    2- Escolher a faculdade
    Sinceramente eu acho que com 800 dólares mensais não se paga a especialização e todos os custos de moradia, etc…
    Abs

  40. Paulo
    Sim, a maioria que cursa ensino superior nos EUA fica. Se você cursar algo que a demanda é maior então nem se fala. Esses cursos são medicina, enfermagem, contabilidade e pegadogia. Não sei como está o mercado americano com respeito à engenharia civil, tem que pesquisar bastante. Mas se você fizer uma boa faculdade pode ficar tranquilo.
    Abs

  41. Obrigado pela resposta. Você conhece algum site no qual eu possa pesquisar sobre como está o mercado americano com respeito à engenharia civil?
    Estou pesquisando faz tempo, mas não achei nada até agora.

  42. renato

    vc levou em conta o mercado de trabalho americano para Design de Interiores?

    ou vc quis fazer porque gostava mesmo, sem pesquisar sobre o mercado?

  43. Paulo
    Procure por artigos específicos. Por exemplo digite no google: “looking for civil engeneering jobs” ou “civil engeneering” e leia os artigos que aparecerem. Vai descobrir muito sobre a profissão.

    Junior
    Pesquisei sim. Na época a melhor decisão financeira seria fazer enfermagem, mas eu não tenho jeito pra isso, não gosto de ver gente doente nem hospital. O que eu queria fazer mesmo era arquitetura mas era caro demais. Então o meio termo foi design. Pesquisei sim o mercado. Interior Design vai ser uma das profissões com um número alto de novas vagas na próxima década muito por causa da sustentabilidade e de green design.

    Abs

  44. a maioria dos q faz facul nos EUA fica???
    vi num outro topico q hj ta dificil de emprego por causa da crise e talz..
    com base no q vc diz q a maioria q faz faculdade por ae consegue emprego e fica?
    vlw

  45. Sim, por causa da crise muitos perderam seus empregos, empresas fecharam, etc. “Foi” mais difícil para quem não tinha qualificação nenhuma. Tenho um amigo brasileiro que trabalha em uma empresa aqui. Ele é engenheiro eletrônico. Não perdeu o emprego, inclusive trocou de empresa no auge da crise e teve aumento de salário. Eu disse ‘foi’ porque a economia está se recuperando, o pior já passou.
    Pesquise no google, por exemplo, olhei ontem “Interior Design” jobs em Las Vegas, só por curiosidade. Atualmente têm 40 vagas abertas só nesta cidade!
    Abs

  46. Olá Fábio,
    sou estudante de Relações Internacionais no Brasil, tenho 21 anos e tenho vontade estudar (e morar) nos EUA, estou pensando em fazer um programa chamado Au Pair, vc já ouviu falar? Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o tema com vc, é possível?
    Meu em-mail é danielleolacerda@gmail.com, por favor me envie uma resposta se puder.
    Desde já agradeço.

  47. Desculpe o equívoco com o seu nome.

  48. engenharia eletrica, eletronica e mecanica estao em alta?
    esses sao bons cursos para quem pretende trabalhar nos eua depois de terminar a faculdade nos eua?
    pretendo fazer um desses 3 cursos nos eua. qual deles e melhor para conseguir emprego ?

    obrigado. aguardo respostas

  49. esqueci de perguntar se a Portland State University e uma boa universidade

  50. Danielle
    Já ouvi falar muito de Au Pair mas não posso te dar mais informações porque não conheço direito esse programa

    Hugo
    Eu não sei com respeito a essas profissões e a faculdade que você mencionou. Tem que pesquisar!

    Abs

  51. Olá, meu nome é Lidiane. tenho 19 anos.
    e é o seguinte.
    já terminei meus estudos e atualmente trabalho como operadora de caixa , para juntar um dinheiro e fazer faculdade.
    mas eu não queria fazer faculdade aqui no “Brasil”.
    - eu não tenho problemas de relacionamento, me adapto tbm muito fácil á lugares diferentes,tenho curso de espanhol e vou começar um de inglês agora.
    queria saber o seguinte,como aqui no brasil existem repúblicas certo?, gostaria de saber se há republicas de brasileiros nos e.u.a, ou até mesmo de americanos.
    como que é, pois sei que há despesas, gastos enfim. e oque eu tenho que fazer. a quantia de dinheiro que devo levar. o primeiro passo quando chegar aos EUA. porq é meio complicado ne??? voce querer um monte de coisa sem saber pra que caminho vai.
    e quanto á vistos ? passaportes ? como se tira. estou desatualizada.
    ‘ bom se voce puder me responder , fico lisongeada , obrigada.
    se voce puder me add no msn EU AGRADEÇO ,
    também.
    é lydymorena@live.com

  52. Lidiane
    Eu não conheço repúblicas de brasileiros.
    Quanto às suas outras perguntas, na internet tem resposta pra tudo. No site da embaixada você aprende como tirar o visto, na receita federal, o passaporte e assim por diante. Leia todas as matérias que puder, aqui no site, no meu blog e em outros lugares. Tem que pesquisar bastante! 98% das suas perguntas você encontra as respostas na internet. Só tem que procurar…
    Abs

    Ps. Esse recado vai para todos.
    Infelizmente não estou mais adicionando ninguém no msn ou facebook. Dezenas de pessoas me contatam “todos os dias” com as mesmas perguntas. Algumas inclusive que eu já respondi em 2 artigos aqui e no meu blog. O tempo que passo em frente computador é quase todo relacionado com os estudos e trabalhos e infelizmente não tenho tempo para responder as mesmas coisas vez após vez durante um dia inteiro, 7 dias por semana. Meu conselho é, pesquise, tire tempo para ler, faça anotações, salve as páginas e vá criando um fichario por tópico. Estudar no exterior é um assunto que já se tem material para escrever uma biblioteca inteira e está tudo disponível, sem custo na internet. Muitos outros detalhes, documentos, etc pode também ver no meu blog “Um Brasileiro na Terra do Tio Sam”.

    Abraço a todos e obrigado pela compreensão

    Renato

  53. ‘ Hum ..entendi & vou pesquisar sim.
    Obrigada renato. e me perdoe por perturbar você (:
    RSRSRS, obrigada e até mais (:

  54. Olá, Renato!
    Achei ótimo seus textos e as informações que você fornece…estou me formando este ano em Arquitetura e Urbanismo aqui no Brasil e estou com o objetivo de ir em busca de estágios em escritórios nos EUA ano que vem, você saberia me informar algo sobre isso…se nesta área posso ter alguma oportunidade!?
    Abraço

  55. Lidiane
    Ninguem perturba ao colocar comentários aqui ou quando me contatam no msn. O problema é só falta de tempo. Por mim conversava com todos, respondia as dúvidas de todos!

    Cassi
    Arquitetura nos EUA é mais forte que no Brasil. Eu não sei te informar não como conseguir. Eu acho que você deve começar pesquisando agências de intercâmbio e estágio no Brasil como a CI Central de Intercâmbios. Com certeza eles terão mais informações pra você.
    Abs

  56. Acabei de ler esse artigo sobre estudar no exterior. Se você tem essa vontade não deixe de ler. Inclusive tem links para bolsa de estudos!
    Abs!

    http://acessa.me/bs9v

  57. Muito bom esse “post” principalemnte o comentario final, que diz:
    “Pode-se derivar muito prazer mesmo na época da preparação onde você fecha os olhos e se imagina vivendo e estudando nos EUA”
    Realmente é verdade, estou começando a estudar sobre isso, e as vees penso, que nunca vou conseguir, mas só de fechar os olhos ou apenas me imaginar la, consigo ver uma esperança no fim… e talz…

    Otimo site!

  58. Olá Renato, tudo bem?

    Meu maior sonho é poder estudar e morrar nos EUA, mas parecia impossível para mim. Quando descobri esse site e todas essas dicas que você da, passei a acreditar que meu sonho é possível.

    Gostaria de poder me comunicar com você para obter alguma ajuda a mais e tirar umas dúvidas que tenho. É possível?

    Esse email é do meu orkut, se vc poder me mandar seu email, ou msn para poder nos comunicar,eu fico muito grata.

    Atenciosamente,

    Raisa Zenger

  59. Raisa
    Se você ler todos os assuntos relacionados a estudar nos EUA aqui e também no meu blog pessoal acredito que não terá mais dúvidas. Se ainda tiver alguma dúvida pode usar o email rs_alves@hotmail.com
    Abs

    Ps. Leia os comentarios também porque existem muitas perguntas e respostas contidas neles!

  60. Olá Renato,

    Seu post é muito bom! Estou iniciando a procura de uma escola para estudar Inglês como segunda lingua. É um sonho antigo… Estou interessada em ir para a Raleigh – Carolina do Norte e gostaria de saber se você conhece alguma escola lá ou teria alguma outra dica.

    Obrigada,

  61. Cássia
    Não conheço Raleigh mas posso te dar umas dicas.
    1-Pesquise ao máximo. Pesquisar nunca é demais.

    2-Tente ficar em uma casa de família americana. Muitos brasileiros ficam nos alojamentos e acabam se isolando ou andando com outros brasileiros. Só falam português e praticam quase nada o inglês.

    3-Ao chegar a casa, converse muito com a família e fuja do facebook, Msn, skype e conversas em português. Porque o tempo é curto, quanto mais você anular o português mais o inglês vai decolar.

    Muitos brasileiros que vem passar 6 meses aqui não ficam fluentes em inglês porque:
    Só se associam com brasileiros
    Só falam inglês na escola e por um curto período
    Em casa, ficam conectados nas redes sociais falando português o tempo todo
    Aí não dá né? Pensa que inglês se aprende por osmose?

    Abração!

  62. Eu semper gostaria de comhese outro pais é mel sonho comhese outro pais o mais preferido é o estados unidos eu quero eralizar e gostari de conhese otra pesoas de outor pises

  63. Olá, sou emancipada, se eu for para os EUA minha emancipação é válida lá também? Ou continuo sendo de menor?
    Adorei o site, parabéns!

  64. Maria,

    Não sei responder com certeza. As leis americanas quanto a isso podem ser diferentes das leis brasileiras – você teria que pesquisar.

  65. Oi, tudo bem ?

    Você poderia me adicionar no msn ?
    rafabolognini@hotmail.com

  66. gente tenho uma dúvida, to no 3º ano do ensino médio, escola publica, uma desgraça KKKK, mais eu tneho preguiça e nos 1 e 2º minhas notas foram 5,6,7 por ai, agora eu vou melhorar elas, e vou fazer faculdade ainda no brasil só que a pos nos eua, de ADM meu sonho *-*, tenho minhas contas que nos 4 anos, vou ter cerca de 100 mil guardado, dura 2 anos?, e as notas do ensino médio desse 1, e 2 podem implicar muito?

  67. Hey!
    100 mil dá sim para dois anos vivendo no esquema estudante não é mesmo? Nada de morar sozinho em um apartamento de dois quartos, comprar carro novo, etc hehehe
    As notas não influenciam para a grande maioria das faculdades. Voce tem que se sair bem nos exames de inglês (TOEFL) e talvez o o GRE e tendo dinheiro pra pagar as coisas ficam bem mais fáceis.
    Boa sorte

  68. E aí Renato, tudo bem!

    Eu fui pesquisar nas agências de Porto Alegre sobre estágios para Arquitetura nos EUA, inclusive na CI, mas a maioria me disseram que não é muito comum haver vagas para essa área em específico…continuarei mesmo assim tentando alguma oportunidade, e gostei muito da sua dica de dizer q/ Arquitetura aí é mais forte q/ no Brasil isso me deixa entusiasmada…e aproveitando o nosso papo, você tem idéia dos lugares onde a construção civil esteja bombando mais por aí…assim poderei intensificar a minha procura!
    Abraçooo

  69. Cassi
    Não sei te dizer que estado construção civil seja forte. Talvez essa informação esteja disponível na internet. Por que você não economiza e vem fazer um mestrado em arquitetura? Estando em contato com professores pode-se conseguir muitas informações
    Abs

  70. Nossa Renato! Seria um sonho poder fazer um mestrado de Arquitetura, mas acho q/ é muita grana pelo que já me informei…na minha situação eu precisaria estar aí mas trabalhando p/ me manter sei que o custo de vida é alto! Vou continuar fazendo contato com escritórios da área aí buscando alguma oportunidade, sou persistente…rsrrsrsr. Obrigada pela sua atenção! Sucesso p/ vc…abraçoo

  71. Olá, Logo menos estarei indo aos EUA, porém ainda tenho pouca noção de como é viver lá! Irei passar mais ou menos 1 ano e meio e gostaria de fazer cursos durante esse tempo, alugar uma casa, comprar um carro pra passar esse meio tempo, trabalhar. Se puder me mandar um e-mail neste que mandei para colocar este post, agradeço. Tenho um pouco de receio porque o máximo que eu fui foi em países vizinhos, mais longe que isso ainda não, será a primeira vez. E gostaria de saber como é o custo de vida lá. Agradeço desde já.

  72. Renato
    add meu msn :mauricio_superman@hotmail.com

    Eu preciso da sua ajuda tenho duvidas rolando na minha cabeça daqui a dois anos acredito que ja poderei ir aos EUA,mais sem saber de nada fica very hard
    obrigado

  73. Gabriele e Maurício
    Leia o comentário que eu deixei para a Lidiane logo acima
    No meu blog pessoal e aqui no site, tem todas as informações que vocês precisam
    Abs

  74. Oi Renato, adorei o texto, sera que poderia me adicionar no msn e tirar mais algumas de minhas dúvidas?
    Obrigada desde ja!

  75. Oi Renato, muito bom o seu texto, realmente é aquilo que passamos horas procurando na internet, você esclarece em um unico texto. Pode me add no MSN lukasleao@hotmail.com ? Tenho algumas duvidas que ficaria muito grato de poder tirar! Obrigado! e parabens!

  76. Oi gente,
    Moro na Florida a um bom tempo e me formei em bacharel no ano de 2001( antes de mudar pra Florida)Decidi voltar pra escola pra fazer mestrado e doutorado mais as escolas me falaram que terei que traduzir meu diploma e historico escolar em ingles. Bem, minha questao seria o seguinte: No meu historico escolar da Unimep tem bastante 7- 7,5- 8- 8.5 e 9- 9.5 tenho mais 7.5 total de 9 notas ( 7), 7 notas (7.5), 4 notas (8), 5 notas (8.5), 7 notas (9.0) e 1 nota (9.5)…
    queria saber qual sera meu GPA AQUI NOS EUA BASEADO NAS MINHAS NOTAS DO BRASIL…a faculdade disse que tenho que mandar pra uma agencia e traduzir pra ingles e fazer a validacao pra obter o meu GPA e ver se meu bacharelado eh equivalente com o daqui..senao no caso eu teria que fazer aulas(creditos) extra..
    alguem tem alguma nocao de como convertem as notas do brasil pra os EUA////
    preciso ter pelo menos um B que seria um GPA de mais de 3.0
    Obrigada
    Michelle

  77. Ah Renato,
    Moro em Orlando tambem!!! em Kissimmee pra ser bem exata! tava pensando em estudar na IADT Fashion designer mais desistir porque nao tem muito trabalho nesse ramo aqui nao… tava vendo umas areas de saude como physical therapy que ganha uma nota mais pra conseguir entrar ehTERRIVEL… 500 pessoas pra 36 spots..Qual teu numero>?
    olha meu email e esse aqui
    michellsdreams79@aol.com
    Gostaria de falar com voce por telefone pra obter mais informacoes ja que somos praticamente vizinhos..
    tu mora em metrowest???

  78. Michele,

    Essa é uma pergunta difícil. Uma opção seria converter para notas como A, B, C, D , etc. e depois converter para a nota equivalente em termos de GPA. Por exemplo 9,5 a 10 -> A -> GPA 3.7 a 4.0.

  79. OI Michele
    Eu moro em Audobon Park, ao lado do famoso e ryco Baldwin Park!
    Vou entrar em contato com você por email já que não conheço nenhum brasileiro por aqui kkk
    Abs!

  80. recebei teu email … te ligo por esses dias….Moro em Kissimmee e conheco mais ou menos a area que moras.. acredito que nao tenha muito brazuca por ai mesmo nao…

    Sobre as notas… bem se avaliar assim to ferrada… fiquei com 7 notas 7.0 no meu historico, mais tb temnjo 7 notas 9.0… 5 notas 8.5- 4 notas 8.0
    acredito que vou ficar na media de B aqui… O MINIMO EH 7… tenho 7 mais tambem tenhp 7 notas 9.0…1 nota 9,5 e nenhuma 10….
    se eu conseguir um GPA de 3.4 aqui estaria SUPER FELIZ espero que pelo menos acima de 3

  81. Poderia me passar seu msn ?
    Abraços .

  82. renato espero que tudo esteja bem consigo e muito obrigado por ajudar muitas pessoas e que eu quero estudar em community college e depois se poder tranferir para uma universidade mais fiquei um pouco preocupada quando li o seu comentario sobre economisar eu fiquei de boca aberta quando li sobre alguns valores.sera que depois do primeiro ano de estudos fasendo o pedido para trabalhar fora do campos apresentando todos os documentos e possivel que eles negam o pedido?e que eu quero estudar enfermagem,e sera que e muito dificil arranjar alguma coisa nesta area?ou posso trabalhar em outra area?muito obrigado pela atençao.

  83. Camila
    Não é muito difícil de conseguir a autorização para trabalho fora do campus no primeiro ano. Mas precisa-se comprovar a necessidade do emprego. Tem sempre a opção de trabalhar dentro da faculdade também.
    Quanto à enfermagem, é uma das áreas de maiores demandas nos EUA. Professores e enfermeiros sempre arrumam trabalho e a vantagem é que enfermeiros ganham bem mais
    Abs!

  84. Olá fábio gostaria que me add no msn,para que eu possa conversar com voçê,obrigado.

  85. Você obteve ajuda de alguma fundação ou instituição pra custear os custos dos seus estudos ? Depois de um ano o estudante pode trabalhar só dentro da faculdade ou tem a liberdade de trabalhar fora ?

  86. John Cleber
    Leia o artigo
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-calcular-o-valor-que-preciso-para-estudar-nos-eua-2/

    Nos comentários acima também você encontra as respostas para suas perguntas
    Abs

  87. Olá, boa noite. Gostei muito do seu texto, pois me ajudou muito. Eu estava desesperada sem saber o que fazer para conseguir esse meu objetivo, nem mesmo por onde começar.

    Esse e meu e-mail: andressa.fernandes06@yahoo.com.br
    Se puder adicionar ficarei grata, pois ainda tenho duvidas.

    Agradeço muito.

  88. Olá o/
    Bem, eu estou tentando fazer um intercâmbio em NY durante as férias de verão (duração de 2 meses), ainda não é certo, mas é provável, só estou dependendo das datas das provas de um concurso.
    Estava conversando com alguns amigos e alguns deles tem parentes/amigos nos EUA, inclusive em NY.
    O pai de um dos meus amgios quer que ele faça o Ensino médio la, pois tem muitos e muitos amigos la.
    Eu ja estava planejando isso, e estou penssando como um plano B, caso eu não passe nesse concurso (apesar dos meus professores me garantirem), mas é bom ter um plano B.
    O que preciso?
    Dicas de escolas (de preferência em NY).
    Vale a pena?
    Vai compenssar bem mais que no Brasil?
    Quanto eu gastaria alugando um quarto de amigos e/ou ficando hospedado de graça?
    Algum guia sobre o ensino médio nos EUA (são 4 anos neh?)

    Cya ;D

  89. Igor,

    Para fazer o ensino médio nos EUA você terá que ser aceito em uma escola Americana e obter o visto de estudante. Não temos dicas específicas de escola. A questão de se vale a pena é muito pessoal. Uma experiência de estudo fora do país geralmente é bastante positivo.

  90. Olá, amigo. Gostei muito de site, gostaria de saber se pode me add no msn pra poder tirar duvidas com você.

    msn: neeetinho@hotmail.com

    grato

  91. Andrea e José
    Escreva suas dúvidas específicas por aqui mesmo. Tudo o que eu sei a respeito escrevi nos posts daqui do site. Eu não sei detalhes específicos de escolas, estados, cidades, preços de aluguéis etc. Tudo isso tem que pesquisar na internet e ler blogs de pessoas que já estão nos EUA. Eu sei que quando a gente está no Brasil é difícil encontrar muitas informações mas procurando bastante a gente encontra quase tudo. Deixem suas dúvidas por aqui que se eu, ou a equipe do brasileiros soubermos, com certeza responderemos.
    Abs!

  92. Estou indo estudar em NYC em um curso superior a 18 horas de idiomas .Tenho visto de Estudante F-01 válido até Março de 2012. A agência informa que como meu visto foi tirado em 2008 para estudar de novo em NYC novamente preciso tirar um novo visto F01.
    Como meu visto é válido até 2012 preciso tirar outro visto F01 ?
    ou somente preciso pagar a TAXA Secis e tirar um novo I 20 ?

  93. Luis
    Eu não sei dizer. Eu sei que o visto f-1 está vinculado à escola que você aplicou da primeira vez que por sua vez tinha um número de I-20. Se você volta para a mesma escola, a única explicação que poderia ser dada é que o F-1 antigo estava vinculado ao primeiro I-20 e como agora você vai tirar outro aquele visto não serve mais. Mas acho estranho um curso somente de 18 horas exigir visto de estudante. Aqui em Orlando cursos inferiores a 2 semanas(40 horas) podem ser feitos com você vindo com visto de turista. Informe-se no STB que eles são experts em vistos e outras coisas relacionadas a estudantes.
    Abs

  94. Boa tarde,

    Entrei no site de extensão da UCLA, e vi que você só pode fazer os cursos de extensão com o F1.

    J1 é muito restrito, isso é fato?

    Obrigada,

    Jessica.

  95. Jessica,

    O J1 não foi desenhado para quem quer vir estudar, apesar de lhe permitir estudar por tempo parcial.

  96. Oi meu nome é Marcos faço 18 anos agora no final de outubro,vou começar um curso de administração de empresa.Etenho um sonho de ir como estudante para os EUA,não tenho muito conhecimento em ingles e gostaria de saber se tem como eu começar o curso aqui no Brasil e terminar lá.Ou começar uma faculdade de administração aqui e terminar lá isso é possivel?

  97. Oi, meu nome é Fernanda e eu tenho uma pergunta sobre a carta de recomendação… então, eu estou na faculdade, logo, a minha carta de recomendação tem que vir de um reitor? ou pode ser professor? Algumas faculdades exigem cartas de professores de exatas e humanas, mas meu curso apenas possui professores de uma area… Além disso, se eu mandar a carta de recomendação por pessoas da minha universidade, não de colégio, a universidade americana vai me considerar aluna de transferência? E se eu quiser começar um curso novo nos EUA, pra quem eu devo pedir a carta?

  98. Será que vc pode me adcionar no seu msn, para que eu possa tirar algumas duvidas? Meu email e: mollick5@hotmail.com

  99. Renato.
    Eu tenho 16 anos, to fazendo intercambio de high school nos EUA nesse momento, cheguei dia 23 de agosto de 2011 e vou passar praticamente um ano(1 ano escolar), volto em julho do proximo ano e estarei com 17 anos, estou com uma ideia louca de ficar aqui e fazer faculdade de engenharia civil. Faculdade para estudande internacional ‘e mais ou menos 40 mil(dolares) por ano, e para o americano ‘e a metade, quero fazer isso sem ajuda financeira dos meus pais, sendo independente, trabalhando aqui para pagar a facu e viver.
    Para isso vou ter que me legalizar tendo o gree card(que ‘e mais facil do que cidadania). To pensando em me casar para conseguir os documentos. Ja que adocao ‘e mais complicado. Eu sei que ‘e loucura mais quero saber se pode da certo, o que eu tenho que fazer para dar certo e se voce souber outra forma de eu cumprir meu objetivo que me diga. Quero muito fazer essa faculdade e como um amigo me disse temos que correr atras dos nossos sonhos.
    (nao ligue pros erros de portugues, nao tem correcao automatica)
    Porfavor me add no msn
    vitorduossao@hotmail.com

    obg

  100. Olá! Andei lendo sobre estudar nos EUA e vi que precisa fazer o teste SAT, parecido com o Enem. Você o fez? Pode-nos dar mais informações sobre?
    Agradeço desde já.

  101. Junior,

    Veja aqui:
    http://sat.collegeboard.org/about-tests/sat

  102. Renato, Pretendo estudar medicina nos nos Estados Unidos, atualmente sou graduando em fisioterapia.Gostaria de conversar com voce por email, para ver como foi todo o processo de sua admissão ai nos EUA.Procurei seu contato eletronico em seu blog, e nao encontrei.Por favor entre em contato.

    ATT,
    Marcelo Almeida

    Marcelo.slade@gmail.com

  103. Marcelo
    Cada faculdade/Universidade tem exigências diferentes. Meu processo está todo esclarecido no meu blog para qualquer pessoa ler. Procure lá pelo tema “Estudar no Exterior”
    O email você encontra no perfil
    Abs

  104. Oii, adorei o site!
    Meu nome é Natália e eu vou fazer intercambio o ano que vem.. Mas estou pensando um pouco mais a frente.. e gostaria de fazer faculdade nos EUA tambem..
    gostaria de saber mais informaçoes.. sobre os SATs, as universidades que tem lá.. O que vcs acham da Universidade da Florida? meu e-mail/msn ; natalia_h_amaral@hotmail.com
    Obrigada desde já!

  105. Oi tudo bom contigo Renato?
    eu te adicionei no mensserger espero que aceite.
    Gostaria de conversar contigo porque espero que possa ajudar-me no meu sonho de estudar fora do Brasil.
    Bom Abraços pra você !
    By: Pitter

  106. Olá! Meu nome é Ronaldo, tenho 18 anos e voltei dos EUA em junho de 2011, depois de um ano de intercambio de high school. Na época não me interessava, mas agora que voltei para o Brasil quero ir pros EUA fazer faculdade. Eu já estou bastante adiantado na documentação, já sei basicamente do que precisa, fiz o TOEFL, fiz o SAT, já mandei históricos para tradução. Minha maior dúvida é sobre a tal bank letter, bank statemente, financial certificate. Algumas escolas em que eu estarei aplicando pedem isso antes da admissão, outras depois da admissão. Eu mando vários emails para escolas, mas eu nunca entendi as respostas deles, ou eles nunca entenderam as minhas. É sobre: como faz essa tal bank letter? Diz que tem que provar fundos suficientes para um ano escolar, mostrar quanto tem em conta. Aqui meus pais não “guardam” dinheiro em conta, eles recebem e gastam, então fica complicado, já que algumas escolas nem vem os applications se não tiver isso. Não sou rico, tenho alguma condição, que até seria possível pagar um ano, já que eu já estou guardando dinheiro, e meu pai me ajudará, mandando algum dinheiro, tirando o dinheiro de outros meios como empréstimos e tal. Então você tem alguma dica de como resolver isso? meu email é RONALDO.HI@IG.COM.BR just in case. Obrigado! (ps: desculpe pelo texto enorme)

  107. Natália
    Informações sobre o SAT você encontra todas na internet, precisa ter tempo e paciência para ler e pesquisar o assunto. Eu não conheço este teste mas tenho certeza absoluta que você encontra esta informação na internet.

    Pitter
    Não recebi nenhum pedido. Pode mandar suas dúvidas aqui para o site mesmo, que respondemos ou indicaremos onde encontrar as respostas.

    Ronaldo
    A própria faculdade fornece o formulário para levar ao banco. Seu pai pode também conversar com o gerente e ele pode fazer uma carta dizendo que seu pai tem condições financeiras de arcar com a mensalidades e sua estadia por um ano. Depois você tem que levar em um tradutor juramentado e apresentar as duas vias na escola. Nunca mande nada original.
    Algumas escolas exigem que se mostre os extratos com o valor na poupança, como foi meu caso. Para isso meu caro tive que economizar por alguns anos e mostrar que tinha guardado o valor de 25 mil dólares.
    A embaixada talvez não se incomode com isso. Eles só olharam a declaração de imposto de renda do meu pai.
    Pergunte na faculdade se um TAX REPORT mostrando os rendimentos da sua família não é suficiente. Quase todas dizem que sim, ainda mais com a crise aqui e as escolas precisando de alunos.
    Eu acho melhor economizar que fazer empréstimos, mas se seu pai assim decidir ele pode mostrar o extrato de quando o dinheiro estiver na conta.
    Na embaixada é tranquilo. Levei tudo, extratos, declarações de IR e o oficial só olhou a declaração do meu pai e só!
    Abs a todos

  108. Qual engenharia está em alta no mercado americano?

  109. Olá Renato! Você poderia me adicionar no msn?
    marceloapc91@hotmail.com

    Tenho algumas duvidas. Se puder me ajudar eu ficarei muito agradecido!

    Obrigado!

  110. Ola Renato

    Seu site é muito esclarecedor, o melhor em informações dos EUA. Mas minha situação é um pouco diferente, sou advogada, viúva, pensionista e tenho uma filha com 11 anos de idade. Neste ano perdi minha mãe e meu marido e nossa casa, em São Paulo, ficou enorme para nós.
    Gostaria de levar minha filha para Orlando para estudar em uma boa escola privada, judaica, agnóstica ou católica.
    Não temos mais nenhum compromisso e, portanto, podemos ficar até quando nos permitirem.
    Como deve ser nossa aplicação?
    As escolas de ensino fundamental II (6a./8a.série) aceitam alunos internacionais? Precisaremos pagar o ano letivo integral ou por semetre?
    O teste admissional: quais matérias ela deve estudar? O teste de inglês para crianças é muito difícil?
    Agradeço muito se voce puder nos ajudar, estamos muito solitarias e tristes aqui no Brasil, precisamos urgente começar de novo.
    Obrigado!

  111. Eu tbm era infantil ficava achando que ia entrar em Havard mais agr cresci e ja tou mais maduro.

    Meu Status

    Motivo:Quero morar nos EUA para ter bom emprego lá tem que morar lá

    Curso:Direito(apesar de ser ****)

    Faculdade:N sei vou ver com seus conselhos ajuda mto vlw por esse tópico ;D

  112. Valeu cara preciso de uma boa universidade para concluir meu sonho de morar lá cara me passa um site bom ond eeu possa pesquisar por boas universidades e as mais acessiveis para minha pessoa ok?

    Porque corrigindo oq eu disse mais cedo Para ter bom emprego lá tem que se forma* lá! :D

  113. Outra duvida…. Como eu faço para avaliar a universidade de boa ou ruim?

    Tipo eu pesquiso nos rank mais só acho Havard, Yale, Stanford e Columbia (sei que vc disse que n e para ficar sonhando com esse tipo de universidade) mais tbm n posso ir para uma ruim. n tenho a noção de Good University or Bad University ( :( ) me ajuda

  114. As Universidades Publicas Americanas são ruins?

  115. Leonardo
    Eu não sei como avaliar a qualidade de uma universidade. As públicas são geralmente boas mas bem burocráticas. O melhor site para procurar univerdidades é o google mesmo. Depois que você escolher o curso, daí pode ir atrás da universidade. Tente ler tudo o que puder sobre a universidade online. Deve ter algo na internet falando sobre a qualidade de ensino, experiências, relatos, etc. Converse com pessoas no Brasil, vá procurando, procurando que as coisas vão aparecendo. Por exemplo, eu digitei no google americano “best law schools in Florida” e já achei o ranking das melhores escolas de direito dos EUA.
    Aqui vai
    http://www.top-law-schools.com/rankings.html

    Abs

    João
    Não tenho idéia de qual engenharia esteja em alta
    Abs

  116. oi,roberto vc poderia me asseitar no msn eu procuro a anos uma pessoa para esclarecer minhas duvidas mas moro no sul de minas e não conheso nimguem me adicina ai marcellooliveirarezende@yahoo.com

  117. no msn roberto

  118. ola renato eu quero ir estudar em uma universiade americano seu texto me esclareceu muntas coisas mas vc pode me adicionar no msn ? meu msn e marcellooliveirarezende@hotmail.com

  119. Prezado Renato
    Li seu ‘post’ e achei muito elucidativo, como sói acontecer com suas informações. Vc responde com clareza a questão antes por mim suscitada: a dificuldade em se conseguir bolsa de estudos numa universidade americana.
    É muito difícil – como vc mesmo diz – ser aceito em Harvard ou Yale, mas elas não são as únicas da ivy league. Ingressar numa boa faculdade é sempre difícil, mas não é impossível.
    Uma informação me surpreendeu: ser possível trabalhar após o primeiro ano. Posso estar mal informada, mas penso só ser possível trabalhar em atividades acadêmicas remuneradas dentro do campus.
    Como já deixei explicitado em meus comentários postados no seu blog, admiro sua capacidade de perseguir de forma determinada e consciente os seus objetivos.
    Atenciosamente,
    Márcia V de C Souto Maior

  120. Olá… Quero muito estudar nos EUA, mas tenho apenas o ensino medio. Eu quero cursar uma faculdade nos EUA … gostaria de saber como? ainda estou perdida, enfim me add no msn,quero exclarecimentos… me ajundem porfavor !!! juuliana_alves@hotmail.com

  121. Juliana
    Vou ser bem sincero com você. Se sua família tem condições de pagar os estudos para você nos EUA não há problemas, você consegue toda informação na internet. No entanto, se você não tem condições financeiras, a melhor saída é estudar muito e entrar em uma Universidade pública no Brasil. Daí você chances de conseguir fazer um mestrado nos EUA depois. Estudar nos EUA é algo muito caro e conseguir uma bolsa 100% com despesas pagas é perto do impossível. Já com o diploma de uma universidade pública brasileira a coisa muda de conversa.
    Abs
    Ps. Leia os comentários deste post

  122. Olá renato. você explica muito bem as dúvidas das pessoas.
    gostei muito. queria poder conversar com você alguns dias. assim aprenderia muito com isso de morar no EUA.
    enfim.
    me adc no msn. Queria tirar algumas dúvidas com você. Desde já agradeço.
    abraços.
    andresena7@hotmail.com

  123. Gostaria que me adcionasse no msn: lararibeiro20@hotmail.com

    Seu texto ficou maravilhoso!

  124. Olá, Renato.
    Estou querendo sair do Brasil, e por isso estou procurando informações para minhas filhas (11 anos e 07 anos) estudarem em escolas em Miami. Só acho coisas referentes a high school, e este não seria ainda o nível delas. Você tem algum conhecimento, de como fazer matrícula em escolas americanas para essa faixa etária?
    Muito obrigada.
    Fernanda.

  125. Fernanda
    Eu vi essa informação no blog Na Terra do Tio Sam
    O rapaz que está nos EUA matriculou as filhas na escola
    Abs

  126. Estou querendo estudar inglês em Orlando ou Miami e gostaria de levar meu filho de 3 anos e meio.Não sei nada sobre day care e gostaria muito de orientação nesse sentido,principalmente gostaria de saber se para day care particular se tbém preciso estar com o visto de estudante e o I-20….informações de como matricular…se consigo só por 1 mês…qual o horario de funcionamento de uma day care…essa coisas
    muito Obrigada

    Graziela

  127. Renato, estou muitíssimo interessada no assunto mas estou tendo dificuldades para obter informações. Estou precisando da ajuda de alguém com experiência, assim como você. Por favor, me desculpe a indiscrição, mas se puder me adicionar para tirar algumas dúvidas eu ficaria extremamente grata.
    Desde já muito obrigada.
    rickellykelman@hotmail.com

  128. Renato, Boa Noite!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por compartilhar suas experiencias conosco! Ja ajudou muito, você não tem noção!
    Segundo, eu tenho 18 anos (faço 19 anos em Setembro) E o meu sonho é estudar Ciência da Computação em alguma das melhores unviersidades dos EUA. Tenho plena ciência de minha situação e do quão dificil é, mas gostaria de tentar pelo menos, e gostaria de bater um papo para que você cooperasse comigo no que fosse possível, esclarecendo minhas dúvidas, arranjando contatos, essas cosias, afinal, é o meu sonho!
    Deixo aqui meu msn para contato, gostaria que você me adicionasse! Quem quiser me adicionar também, só não tenho muito a oferecer, comecei a pesquisar esse ano, e pretendo me preparar para entrar em 2014 la!
    Abraços!
    msn: ksn.2010@hotmail.com

  129. Boa Noite Renato

    Muito bom seus arigos. Está ajudando bastante.

    Estou no começo do processo de aplicação para algumas universiades americanas. Te add no msn e su puder me aceitar, te agradeço (fabioftv@hotmail.com)

    Abraços
    Fábio

  130. Olá Renato tudo bem, gostaria de umas informações, você poderia me ajudar.
    Em dezembro estaremos indo para orlando meu genro termina a Faculdade de Pedagogia,e quer fazer a pós ai´, e levará minha filha e minha neta. Ja sabemos que ele não pode trabalhar, so minha filha que vai trabalhar e aproveitar para estudar inglés.
    Meu marido é aposentado, eu so tenho o ensino médio e vou estudar um ano inglês e depois gostaria de fazer um curso de enfermagem, você sabe quanto tempo é esse curso e quanto custa aproximadamente?
    Obrigado desde ja att: Claudia Ah se você puder me adicionar no msn ficarei contente assim poderei exclarecer mais algumas duvidas

  131. Claudia
    Depois que vc estiver estudando inglês pode visitar escolas de enfermagem aqui, aí saberá quantos anos é o curso. Se quiser saber antes o tempo e o custo, pode ir ao site das faculdades que lá esta informação está disponível.
    Infelizmente eu não dou conta de esclarecer dúvidas de tantas pessoas pelo msn.
    Abs
    Renato

  132. Hey, Renato. How are you?
    Em primeiro lugar eu gostaria de agradece-lo por nos ajudar. A minha dúvida é a seguinte. Faço faculdade de psicologia e pretendo transferir para os EUA porém nao sei como funciona direito. Se eu me formar ai nos EUA meu diploma tbm é válido aqui no brasil? Já morei em New Jersey por 3 meses mas nao cheguei a estudar nem nada. Estou em duvida entre Florida e California. O que vc me diz sobre Orlando? vc poderia me indicar uma boa faculdade ai? Obrigada

  133. Maureen
    Você que está aí no Brasil deve ser mais fácil do que eu pra saber se seu diploma americano vale aí.
    Meu conselho é: Quer trabalhar no Brasil, faça faculdade no Brasil, quer morar e trabalhar nos EUA, faça faculdade nos EUA.
    Não sei como funciona o processo de transferência. Envie um email para a faculdade que escolher perguntando que eles te respondem.
    Quanto a faculdades, tem às centenas.
    Eu não gosto de Orlando, prefiro a Califórnia
    Abs!

  134. Olá Renato, então, eu tenho 18 anos e pretendo fazer faculdade de Biologia nos EUA e morar lá tbm, e gostaria de saber se você pode me indicar alguma e saber quanto tempo mais ou menos eu vou levar até estar pronto para ir para os EUA, pois estou começando e não sei quase nada sobre o assunto de estudar e morar no exterior.Se você puder me ajudar eu agradeço…

    Abs.

    Me add no msn se possível: eric_afcosta@hotmail.com

  135. Rodrigo
    O conselho que eu posso te dar é planejar muito antecipadamente. Você precisa fazer muita pesquisa, imprimir e guardar. Não posso te aconselhar em muita coisa pois cada um sabe sua situação familiar e orçamento. Também não sei muito sobre faculdades de bilogia nos EUA.
    Uma coisa eu posso te dizer. Como você será um estudante internacional, comece fazendo todas as matérias básicas em uma Community College (que é 1/2 do preço), depois transfira para uma universidade onde os créditos serão aceitos.
    Pesquise muitos blogs, leia a página toda da embaixada dos EUA no Brasil e imprima tudo. Faça um book.
    Entre em contato também com grupos de estudantes que estão fazendo a mesma coisa como a comunidade dos jovens “estudar nos EUA” do facebook
    https://www.facebook.com/estudarnoseua
    Boa sorte!
    Renato

  136. Olá Tudo bem …

    Achei seu texto muitíssimo esclarecedor e com muita originalidade mais eu gostaria de saber mais … tem como anotar meu e-mail para mim tirar algumas dúvidas com você, assim que anotar meu e-mail me escreva algo que eu rapidamente responderei ele é : gilmaar.contabil@hotmail.com com dois ‘a’ mesmo ! Muitíssimo Obrigado, desde já agradeço .

  137. Eu decidi me emprenhar em ser aceita em uma universidade nos EUA. Estou me preparando para a TOEFL. Porém a respeito do dinehiro. Gostaria de saber se você sabe quais os lugares que tem preço mais em conta e qnt no minimo eu gastaria pra cursar facudade lá; tenho 20 anos porém não tenho parentes lá, sendo assim os custos incluem moradia.
    Att, Jéssica

  138. Jessica
    Leia o outro post que escrevi aqui no site intitulado “Como calculcar o valor que preciso para estudar nos EUA” Leia também todos os comentários.
    No site das universidades vc encontra os preços, só tem que pesquisar muito.
    Abs

  139. oi eu gostei muito se vc puder me add no msn e agradeceria! ainda tenho muitas duvidas! ingrid_ayce@hotmail.com obrigada

  140. Oi, achei bastante instrutivo seu texto, deu uma esclarecida, no entando ainda restam algumas dúvidas, uma delas é: estou me preparando para o TOEFL, mas na minha cidade não possui TOEFL iBT, só o pBT, isso influi em algo.(Quero cursos alguma engenharia no MIT ou CIT) poderia me adicionar no skype?

    meu skype: otim.onze

  141. Olá Renato!!!

    Em Primeiro lugar te parabenizar pelo trabalho que esta fazendo nessa pagina esclarecendo as diversas duvidas de quem pretende estudar fora do pais.

    Renato, estou fazendo Administra aqui no Brasil na Universidade Veiga de almeida(UVA), mas o que sempre quis foi fazer Arquitetura e urbanismo principalmente ai nos EUA, pois minha tia mora la a um bom tempo e com morada não e alguns custos eu não precisaria me preocupar. Mas o problema não esta ai! O problema e que ela estará voltando de vez para o BRASIL.
    E isso fez com que desse a metade dos meus planos ir por aguá abaixo, o menos no momento estou sem saber o que fazer meu amigo.
    Gostaria muito de me ajudasse nesse CASE. Estava fazendo o curso de inglês e tudo masssss…

    meu e-mail: gil_fhorn@hotmail.com

    Peço por favor que me ajude a esclarecer essa minha duvida que me mata e que ofusca meus sonhos. Um grande abraço e fica na Paz.

  142. Qual é sua dúvida Gil
    Abs

  143. Bom dia, gostaria de saber como posso fazer por conta própria todo o processo de matricula do meu filho numa high school em Boston.

    Outra dúvida é como posso descobrir quais são as high school em Boston que aceitam alunos estrangeiros, lá tenho uma amiga com quem ele vai morar.

    Vocês podem me orientar passo a passo?

    Grata,
    Aldanisa

  144. Aldanisa
    Meu processo foi com universidade. Não sei como funciona o High school. É melhor vc entrar em contato com uma agência no Brasil ou encontre a escola na internet e entre em contato diretamente com eles.

  145. Olá!
    Eu vou prestar para Usp em Educação Física e Esporte, porém pretendo prestar para bolsa atlética para alguma universidade americana.Gostaria de saber se é possível me transferir para uma universidade mesmo estando na Usp.

    Agradeço desde já.

  146. Estou no meio do segundo ano do ensino médio e gostaria de cursar economia nos estados unidos, tive pesquisando e pude perceber que para ingressar nas universidades o seu historico escolar é avaliado, mas por estudar numa escola muito dificil de sao paulo, minhas notas nao sao muito boas, beiram a media estadual (5), meu ingles é consideravelmente bom, tenho o certificado de FCE pelo cambridge, mas nao sei se é suficiente, portanto, nao sei o que faço, ja pensei em ir no começo do ano, cursar 6 meses de ingles e prestar o TOEFL, e depois cursar o ano letivo que seria o 12th grade, e ai teria chances de ingressar na universidade? conseguindo bons resultados nesse ano que passaria la
    existe algum outro metodo la, como o vestibular? um cursinho que eu poderia realizar? pois desejaria muito ser aceito em alguma faculdade americana.
    agradeço desde já

  147. Michel e Natália
    Cada universidade tem seus pre-requisitos e não existe uma fórmula que seja comum a todas elas. O que eu sempre digo é, escolha o curso, escolha a escola e depois entre em contato com a escola para saber como é possível o ingresso. Eu aconselharia a pesquisar agências brasileiras que tem bastante experiência no processo como STB e outras.
    Abs

  148. ola parabens pelo sait estou precisando muito da sua ajuda me adcione (adrianorobotica@hotmail.com

  149. seu texto me ajudou muito também e gostaria de falar mais com você gostaria de saber mais a respeito de mudar para lá, estudar e etc add eu no msn pode ser? filipe_brotas@hotmail.com

  150. Oi Renato fiquei muito interrecada nos seus depoimentos meu esposo trabalho aqui em Vegas no cirque du soleil eu estou com ele e nossos 2 filhos mas tenho minha filha mas velha de 6 anos q fico no Brasil com os avos mas agora ela que vim só q ela não e filha do meu esposo. Eu tenho vsto p4 de acompanhante será q vc pre me ajudar como posso proceder para trazer ela obrigado.. Meu email. mimistar2004@hotmail.com

  151. Tenho casa em Orlando Celebration e vou ficar com a minha família todo o mês de Janeiro de 2013.
    Preciso de uma dica de cursos de inglês para mim, meu marido e meus dois filhos de 13 e 6 anos.
    Fico agurdando a dica, desde já agradeço
    Renata

  152. Minha cunhada mora na Florida e gostaria de mandar meu filho pra cursar a High School lá .Ela diz que ficará com a tutela dele pois ele tem 14 anos.Ele esta terminando o curso de Ingles nesse final de ano.Poderia me ajudar dando-me um esclarecimento como devo proceder para dar inicio nessa papelada para inicio de 2013? Desde já, obrigada
    Soraya

  153. Oie Renato.
    Já to morando na Flórida, mas to pretendendo mudar o status do meu visa para inicar a faculdade…teria como você me dar algumas dicas de como conseguir isso?
    Meu e-mail é paulamangas@hotmail.com

    Obrigada”

  154. Oi Renato,

    Tenho intereresse em ir para Carolina do Norte com minha familia e estudar proximo a Chapell Hill, que eh onde pretendo morar, mas nao consigo achar curso de ingles nessa cidade, as escolas que liguei soh tem intercambio para Charlote que fica a 2 hrs de Chapel Hill, vce conhece alguma escola de ingles em Carrboro ou Raleigh que permita eu conseguir o visto de estudante e morar por 01 ano em Chapell Hill? Raleigh e Carrboro eh super perto de Chapel Hill, porisso o melhor para a minha familia…. Obrigada

  155. Olá a todos
    Primeiramente gostaria de pedir desculpas às pessoas que eu não respondi às perguntas. A rotina apertada de estudo e trabalho tem me deixado pouco tempo disponível.
    No entanto, deixo já minha dica que eu não possuo conhecimento sobre:
    -mudança de status de visto
    -como trazer pessoas para os EUA
    -Curso de inglês ou faculdade em cada cidade dos EUA (essas informação, cada um tem que procurar na internet) inclusive o processo de adimissão de cada uma em particular.

    Se tiver dúvidas legais, consulte um advogado. Se tiver dúvidas sobre processo de admissão, consulte a faculdade que pretende cursar e a mesma coisa serve para os outros questionamentos.

    Eu escrevi este post para que as pessoas soubessem como foi meu processo e, a partir de algumas similaridades, pudessem tomar alguns atalhos.
    Mas cada processo é único e vai ser diferente. É uma busca constante por informações e é preciso dedicação e tempo para conseguir. Algumas coisas só mesmo um advogado ou despachante.
    Abraço a todos
    Renato

  156. Solange
    Nunca nem ouvi falar dessa cidade

    Paula
    Para mudar status de visto, consulte um advogado

    Soraya
    Vc tem que perguntar para a escola nos EUA qual é o processo de admissão deles e os documentos necessários. Algumas empresas no Brasil fazem mas cobram $$$

    Renata
    Veja na Valencia ou na UCF

    Michelle
    Não sei, consulte um advogado

    Felipe
    Sinto muito mas não tenho tempo para esclarecer as dúvidas de todos em chats. Mesmo que fizesse isso 24hs por dia, nao daria conta.
    Leia os posts daqui e os posts do meu blog.
    Tudo o que eu sei está aqui ou lá, nada pode ser acrescentado

    Abs a todos

  157. Ola renato. Estou deferias em orlando nacidade de kissimmee evostaria de aproveitarpara estudar ingles. Fiz curso no brazil mas queria aproveitar a oportunidade. Conhece algo que eu possa fazer? Tenho ate sexta que vem

  158. Para estudar nos EUA é preciso vir com visto de estudante. Turistas com visto de turistas não podem estudar nos EUA. Para alterar o visto, somente no Brasil e é um processo demorado que envolve pesquisa e planejamento.

  159. Renato me add no MSN por favor, tenho algumas duvidas abraço.

  160. Oi Renato, não sei se você vai ver esse comentário depois de tanto tempo, mas espero que vejo porque preciso muito de algumas respostas e não estou encontrando nada claro o suficiente na internet. Estou no último ano do ensino médio e apenas agora decidi fazer uma universidade americana (BYU, especificamente). Queria saber como devo calcular o GPA, ACT e SAT (o que são extamente e como fazer os testes) etc. Eu devo usar apenas minha nota do ensino médio e fazer uma média geral dele inteiro? como funciona esse cálculo? e como converto a nota? Obrigada desde já!!!

  161. Eu não sei como faz esse cálculo. Quando eu estava aplicando para a UCF eles indicavam uma empresa americana para converter tudo para os sistema americano e o trabalho custava 1200 dólares. Eu recomendo vc procurar uma agência no Brasil como o STB para te ajudar porque eu não tenho o conhecimento necessário para tanto. No entanto, tenho certeza que essa informação está disponível na internet.
    Abs

  162. Olá querido . Tava lendo tudo que vc tem falo . Eu sou graduada e Pos graduada em Enfermagem e gostaria de fazer meu mestrado ai em Orlando .!? Como faco .!? Me add no msn : egynafisio@hotmail.com .! Vc e consultor tb.?? Obrigado

  163. Vc tem que escolher a escola e entrar em contato com eles. Na página da escola na internet tem todas as informações detalhadas do que vc precisa. Qualquer dúvida, a escola é a melhor opção para perguntar.
    Infelizmente devido ao grande número (dezenas) de pedidos para adicionar eu não dou mais conta de passar tanto tempo no msn. Também trabalho e estudo. As informações, tudo tem online
    abs

  164. ola renato, tenho 18 anos e ja estou no processo de procurar algumas faculdades no exterior, gostaria da sua ajuda numa questão em paticular, se puder me mandar um e-mail agradeceria (totorechtman@hotmail.com)

  165. Renato,
    Nestas respostas tu mencionas algo sobre um post no teu blog para tirar a habilitacao. Onde esta este post?

    Neto

  166. oi Renato tudo bem!na verdade nem sei como vim parar aqui,me chamou atencao eu acho ,a tua paciencia e vontade de ajudar as pessoas,tambem moro aqui nos EUA, e ao contrario de todo mundo ai,eu quero mais e ir embora pro Brasil,mais nao posso,kkkkk,um abraco.

  167. Amigo(a), me tire umas duvidas. acho que sao as ultimas, por que o que eu tenho mais feito ultimamente é olhar sites de brasileiros nos estados unidos, pra tirar duvidas desde moradia, jeito de viver dos americanos e por ai vai.

    tenho 23 anos, e ainda nao tenho faculdade. olhando por ai, achei interessante a opçcao do community college. as minhas duvidas sao:

    1 – tanto na escola, quanto no consulado, eu tenho que comprovar que tenho renda suficiente para o primeiro ano, ou para todos os anos do curso?

    e muda alguma coisa por exemplo: se eu for fazer community college, eu tenho que comprovar que tenho renda para os 2 anos, e ja se eu for fazer uma faculdade, tenho que comprovar que tenho renda para o 1 ano???

    e as exigencia sobre a renda do consulado da instituição de estudo sao as mesmas, nao?? por ex a escola exige que eu comprove que tenho condição pra me manter 1 ano, o consulado tambem exige isso. e nao a escola exige que eu tenha renda pra me manter por 1 ano, e o consulado exigira que eu comprove que tenha renda pra me manter durante todo o curso.

    confesso que estou ansioso quanto a isso hehe

  168. Lincoln
    Como eu expliquei direitinho no post tanto a escola como o consulado exigem comprovação para o primeiro ano. Informações adicionais vc consegue “com a escola”.
    Abs

  169. renato, tem algum problema eu por minha mae de 70 anos como minha “financiadora” para a faculdade, na hora de tirar o visto de estudante? sei la, algum preconceito por causa da idade, ou americanos nao tem muito disso?

    * ja tenho o dinheiro todo que a facul exige para o 1 ano.

    abs

  170. Não. É só questão de dinheiro. Se vc conseguir provar que ela tem condições de te financiar, tudo bem. Mas nao precisa ser ela, pode ser um tio bem de vida por exemplo
    mande um email pra mim rs_alves@hotmail.com

  171. Oi Renato, adorei o texto. Muito esclarecedor. Bom tenho 19 anos e vou começar um curso de Relações Internacionais, por isso eu gostaria de fazer um intercambio, rapido, porque tenho agora a faculdade.
    Voce tem alguma ideia de alguma cidade dos EUA que eu talves estaria podendo ir?? Conhece algum brasieliro que mora no texas que eu poderia estar fazendo contato?? Se puder me add celinhavmachado@hotmail.com

  172. Marcela
    Existem milhares de cidades pra vc ir nos EUA. Vc que tem que escolher. Não conheço ninguém no Texas. Faça uma consulta grátis em uma agência de intercâmbio.
    Por fim tome cuidado com o “gerundismo”
    Abs

  173. olá Renato, quero estudar nos EUA, e não queria estudar como estrangeira. mas p isso preciso cursa o ensino fundamental de novo?

  174. ola gostaria de saber algumas coisa 1º faço engenharia ambiental em uma faculdade de Governador Valadares e gostaria de fazer intercambio na faculdade de UVM-university of Vermont. 2º nao consigo saber se la tem o meu curso ou +ou- na area, e se la tem opçao de intercambio, 3º qual o primeiro passo sendo que eu nao possuo nem passaporte muito menos visto, e como seria para adiquirir bolsas la. essas sao minhas duvidas. bjos e desde ja agradeço

  175. Luanne
    Na página da faculdade tem a relação dos cursos. Se o curso que você quer não está na relação o que você conclui? Qualquer dúvida quanto a curos, bolsas, intercambio etc, vc tem que perguntar na faculdade, não aqui no site, porque nós não temos essas informações.
    Tire o passaporte, entre em contato com a escola e eles te dirão os passos para estudantes internacionais.

  176. Oi Renato.. Muito obrigada por um artigo tão esclarecedor e bastante abrangente. Quero voltar a morar nos EUA de qqr jeito hehe e estudar também e o plano A B e C é que fosse legalmente… mas já me passou muita coisa nessa cabeça justo por estar ciente dos impedimentos. Queria muito trocar umas idéias. Meu skype é Scarlett_k_ ou msn: scarlett.kellermann@hotmail.com Já tenho notado que muita gente deve pedir que tu adicione, então desculpa o encômodo. Mas eu realmente preciso conversar com alguém sobre o assunto. Muito obrigada!

  177. Oi, Renato, boa noite!
    você poderia me adicionar no skype ayelmuniz@hotmail.com estou me preparando para fazer o curso de arquitetura em New York e gostaria de uma dicas e conselhos seus, fico no aguardo.

  178. Olá Renato!
    Estou planejando morar algum tempo nos EUA, mais precisamente na Flórida. Poderia me ajudar indicando escolas para o ensino médio pois pretendo levar minha filha de 7 anos. Para trabalhar (sou enfermeira) que documentos são pedidos? Agradeço a atenção.

  179. Por favor me fala tudo ki eu preciso fazer para ganhar uma bolsa completa em Harvard .. Tudo , em detalhes , por favoor ..

  180. Luana,

    A Harvard é super competitiva. Não há garantias de admissão ou emissão de bolsas. Para começar obtenha ótimas notas em todas as matérias e em testes padrão. Seja uma líder em sua comunidade e lidere projetos de grande impacto.

  181. Olá.
    estou planejando estudar o Ensino Medio nos Estados Unidos por favor manda o nome de algumas escolas no meu Facebook se puder.
    giby_2308@hotmail.com.
    obrigada.

  182. Olá!
    Estou pensando em ir estudar em NY (High School), e tenho algumas dúvidas:
    1-Quando Terminar o HIGH SCHOOL ganharei um certificado de conclusão do mesmo.Este Certificado tem valor no brasil? (Como Certificado De Conclusão Do 3ºAno Do Ensino Médio)
    2-Quais os direitos que tenho com o visto de Estudante?
    3-Compensa mais ir de intercâmbio(Por Agência), ou ir por conta própria?
    4-Os Estudantes Brasileiros nos E.U.A. têm valores? (São respeitados?)

    Me Desculpe Por Tantas Questões, apenas queria ficar com todas as dúvidas esclarecidas.
    Obrigado, Luigi.

  183. Luigi,

    1.Você terá que checar com o Ministério da Educação a validade e o processo de transferencia de seu diploma de high school no Brasil.
    2. Com o visto de estudante você pode residir nos EUA enquanto estiver estudando, mas não pode trabalhar.
    3. Não sei lhe informar.
    4. Não é possível generalizar essa resposta. Acho que depende de cada um.

  184. Olá!
    Andei lendo a parte de International Applicants do site de Harvard e muitas das informações não batem com as suas. Não sei se varia de uma universidade pra outra ou se as informações aqui estão desatualizadas. Exemplos:

    “Também, os estudantes brasileiros não se qualificam para receber o Financial Aid – o financiamento do curso pelo governo disponível somente aos que residem legalmente no país.”

    “Principalmente pelo fato de que as escolas, segundo as leis americanas, precisam incentivar primeiro seus próprios residentes e depois os estrangeiros.”

    “Diferentemente do Brasil, aqui todos têm que pagar ao menos que você seja um atleta promissor.”

    Are there quotas for international applicants?
    There are no quotas or limits for international students. All students are considered in the same pool for all places in the incoming class, regardless of citizenship or the school they attend. A student’s chances for admission and financial aid are not affected by citizenship or by the location of the school that the student attends.

    Does Harvard offer financial aid?
    Yes. Over 70 percent of Harvard students receive some form of financial aid. Our policy of need-based financial aid is designed to meet 100 percent of a family’s demonstrated need. Our recent low and middle income initiatives have made our aid program even more generous by eliminating the parent contribution for families with incomes below $65,000, reducing the parent contribution for families with incomes between $65,000 and $150,000, and eliminating student loans. These enhancements enable all students to participate fully in the extracurricular life of the college. Our financial aid policies apply equally to international students and to U.S. citizens.

    Does applying for financial aid affect a student’s chances for admission?
    No. Admission to Harvard is need-blind, by which we mean that a lack of financial resources and need for financial aid are not impediments to admission. Applying for financial aid does not jeopardize a student’s chances for admission, and foreign students have the same access to financial aid funding as do U.S. citizens.

    Is it easy to qualify for financial aid?
    Financial aid is more widely available than most families expect. Families with incomes under $65,000 are not expected to contribute to college costs. Families with incomes over $150,000 may still qualify for need-based financial aid, as we consider carefully each family’s individual circumstances, and not income alone, in determining need.

    Is it easy to find a job?
    There are always many jobs available at Harvard, and we guarantee on-campus employment for students whose financial aid packages include term-time work provisions. Employment opportunities range from dining hall duties to work in the University’s libraries, laboratories and offices. Students have also earned money on campus as bartenders, teaching assistants, sportswriters, computer programmers, lifeguards and research assistants, to cite a few examples. Working eight to twelve hours on average per week, most students find that they can work, excel academically, and participate in a range of extracurricular activities. Read more at our Student Employment Office website.

    Fonte: http://www.admissions.college.harvard.edu/apply/international/faq.html#27

  185. Boa tarde Renato, tudo bem ? Renato , estou cursando engenharia civil estou no 4° semestre e como vi que cursou em construçoes civis queria saber quais faculdades nessa area voce poderia me aconselhar . Estou fazendo o Toefl para fazer a prova no final do ano pois surgiu a proposta de eu trabalhar nos Eua , porem queria dar continuidade a minha faculdade e tambem queria saber se eles tem o periodo noturno na faculdade .

    Aguardo info : renan_serrano28@hotmail.com

    Vlww , obrigado

  186. Olá Renato. Eu venho pesquisando sobre o assunto já faz um tempo e me deparei com essas notas de GPA e do SAT. O SAT até onde eu entendi é um tipo de Enem, mas eu não entendi o que é o GPA (Mas já vi que ele é MUITO importante). Por favor me responda o que é o GPA e como saber o meu? Nada é muito específico na internet.

  187. Diego,

    GPA significa Grade Point Average, ou seja, sua nota média. Aqui é comum usar uma escala de 4, invés de 10 como no Brasil.

  188. Bom dia Renato, td bem?

    Meu nome é Sidra e estou acompanhando o seu blog desde maio/13 e tem esclarecido varias duvidas minha e do meu marido, é ótimo ter alguém disposto a colocar suas experiencias dessa forma tão clara pois tem ajudado a muitos. Obrigada ! Eu e meu marido estamos no processo de planejamento, ele enviou os doctos para a universidade e ele vai aplicar o F1 e eu e meus filhos o F2 estavamos um pouco temerosos pela idade dele, que no caso seria mais ou menos a sua qdo vc foi. O que me deixou surpresa foi que eu calculei um gasto anual de uns 65.000 e a universidade passou para nós $ 40.000 fiquei mais animada pois o que preciso comprovar é um valor bem menor.
    Se puder me esclarecer uma duvida que eu tenho pesquisado e ainda não ficou claro o que li, minha filha tem 5 anos e meu filho 3 anos, estamos calculando ir em Fevereiro e no caso eles estarão com 6 e 4 anos, como o ano letivo começa em agosto , a de 6 anos fica o semestre sem estudar aguardando agosto, porém eu preciso ter o curriculo escolar juramentado é necessário ja que nessa idade ela não é obrigada a estudar aqui no Brasil , apesar de estudar em escolinha (fazendo jardim). Vc sabe informar como funciona isso? Sou obrigada a pagar creche ai pra eles? pois como não vou poder trabalhar poderia ficar em casa cuidando deles, até a de 6 anos ir para elementary. Pois seria um custo que não queria ter a principio.
    Obrigada por sua disposição em ajudar !!!
    Att. Sidra

  189. Sidra,

    Não sei se entendi sua pergunta, mas a princípio você não é obrigada a pagar creche e pode educar seus filhos em casa.

  190. Excelente post Renato…gostaria muito de entrar com contato com vc pra tirar mais dúvidas…me adiciona no facebook? karine macedo mendes martini ;-)

    Obrigada!!

    Abraços,

    Karine

  191. Ah, uma pergunta…eu já sou engenheira no Brasil…me informaram que o diploma daqui não serve pros EUA, então, se eu fizer uma faculdade dessas que vc diz não ser boas seria muito ruim será? como eu já tenho a faculdade aqui, acho que não precisa ser tãooooo boa assim né?…rsss
    Queria fazer a faculdade em Orlando…o clima é mais parecido com o nosso…vc tem alguma pra indicar pro curso de engenharia civil?

    Mais uma vez obrigada!

    Abraços,

    Karine

  192. Oi Renato.. Faltam 2 anos para eu me formar em arquitetura e urbanismo. Moro no interior do Rio de Janeiro.. e pretendo fazer uma pós graduação nos EUA.. Tenho uma lista de faculdades já que oferem cursos bacanas… e agora falta filtrar essa lista pra no max 5 certo?

    Pós graduação existe nos eua? porque eu vejo muito o termo Master.. isso seria metrado? tem algo mais simples para se adentrar em uma universidade, no meu caso já formado como Arquiteto? Essa é minha maior dúvida.

    Att,Julian.

  193. Bom dia Renato. Poderia me adicionar no skype para poder me explicar algumas duvidas ?

    Grato

    Roberto

Responda

Para mostrar sua foto automaticamente com o seu comentário cadastre-se no site www.gravatar.com com o mesmo email usado abaixo. Use a Tradução Google se você tiver dificuldades com o inglês.
Proibido para menores de 16 anos - comentários serão deletados.