Existe um dizer em inglês que resume bem um dos fatores mais importantes no que se diz respeito à procura de um bom emprego nos Estados Unidos:  “It’s not what you know, it’s who you know”, o que significa, “não é o que você sabe, é quem você conhece” que realmente importa.  Vindo de um país onde até pouco tempo, e em alguns casos, até hoje, se pratica o uso de “pistolão” para a obtenção de um bom cargo, nós já estamos acostumados com o conceito.

Mas talvez você esteja surpreso que esta prática de usar contatos que possam lhe ajudar a conseguir um bom emprego seja utilizado no país das oportunidades, no centro do capitalismo ocidental.  Isto acontece porque os empregadores estão tentando obter empregados confiáveis, que irão produzir os resultados esperados, e está comprovado que a forma mais eficiente de contratar tais empregados é através de referências de pessoas que já trabalham na empresa.  Aliás, muitas empresas dão um prêmio aos empregados que referem um candidato que seja contratado.

Por isso o conceito de “networking” ou rede de contatos é tão importante na procura de empregos nos Estados Unidos.  Qualquer conselheiro na área de recrutamento irá confirmar que o networking é a forma mais eficiente de obter sucesso na sua busca de emprego.  Se alguém que você conhece passa o seu currículo na empresa onde trabalha como uma referência pessoal, as suas chances de ser contratado aumentam de forma significativa.  Comparado com os outros candidatos que simplesmente enviaram o currículo através de carta, ou online, você estará milhas na frente, mesmo que os outros concorrentes sejam tão, ou até mesmo mais qualificados.

Para lhe ajudar no seu sucesso profissional, aqui vão algumas dicas de como melhorar a sua prática de networking para aumentar a sua rede de contatos e como procurar um bom emprego nos Estados Unidos:

  • Participe ativamente de associações em sua profissão.
  • Trabalhe como voluntário em instituições sem fins lucrativos, ou em projetos em sua comunidade.
  • Mantenha contato com colegas de firmas onde você trabalhou.
  • Mantenha contato com colegas de sua universidade ou escola.
  • Participe de conferências e faça palestras na sua área de especialização.
  • Participe de redes sociais online tais como a Rede Social Brasileiros nos Estados Unidos ponto com.
  • Trate seus colegas e patrões com respeito e dignidade, mesmo em situações de conflito.  Você nunca sabe quando vai precisar uma referência dessas pessoas.
  • Procure empregos online na página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

É importante lembrar que os seus contatos nem sempre estão em uma posição na qual possam lhe referir a um emprego na empresa onde trabalham.  Você pode e deve entrar em contato com seus amigos e conhecidos e pedir ajuda na hora de procurar emprego.  Porém você precisa respeitar os limites desses pedidos de referências, e não deve ser tão persistente ao ponto de se tornar uma pessoa chata ou incômoda.

Se você for um bom profissional, de confiança, e cuja qualidade do trabalho pode ser atestada por várias pessoas, seus contatos não se incomodarão em lhe oferecer ajuda em encontrar um bom emprego.  Porém, se você não tiver uma boa reputação em sua área profissional, uma referência pode comprometer a integridade da pessoa dando a referência.  Por isso é fundamental que você não só tenha uma boa rede de contatos, mas que também mantenha uma ótima reputação profissional.

Se você por algum motivo se encontra envergonhado ou acha humilhante pedir a ajuda a outras pessoas para conseguir um emprego, esteja consciente de que isso é uma bobagem.  A forma na qual você faz o pedido é importante, mas esta é uma prática muito comum entre as pessoas de grande sucesso profissional nos Estados Unidos, até mesmo entre executivos.

Obviamente, você precisa usar o bom senso.  Por exemplo, se você só procura as pessoas na hora que precisa de um emprego, elas não estarão tão dispostas a lhe ajudar.  Porém, se você está sempre em contato, e se interessa pelas pessoas nas horas em que não precisa delas, você com certeza encontrará várias pessoas dispostas a lhe ajudar.  A grande maioria das pessoas irão lhe respeitar simplesmente pelo fato de você estar correndo atrás de uma oportunidade.

Lembre-se de que quando você conseguir o seu emprego tão desejado você deve retribuir o favor e ajudar a outras pessoas em sua rede de contatos.  A sua rede deve ser tratada como uma conta bancária.  Quanto mais depósitos você fizer, através de ajudas ao outros, mais retiradas você poderá fazer, através de pedidos de ajuda.

Mantenha a sua rede de contatos forte e saudável e tudo será mais fácil na hora que você precisar de um emprego nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

236 Comentários em "Como Obter um Bom Emprego nos Estados Unidos Através de sua Rede de Contatos"

avatar

Emival Francisco de Sales
Visitante
Emival Francisco de Sales
14 dias 14 horas atrás

Ola sou técnico Agrícola com vasta experiência em aves, suínos , bovino, horticultura , ect tenho muito costume com a lida nas fazendas.

italo santos pereira
Visitante
italo santos pereira
28 dias 12 horas atrás

sou serralheiro tenho minha oficina e tenho curso de torneiro mecânico e manutenção mecânica ,soldagem e experiencia de 8anos na area

Francisco evenilson
Visitante
Francisco evenilson
1 mês 12 dias atrás

Ola me chamo Francisco moro em Uberlândia sou carpinteiro tenho experiência com cavalos também gostaria de trabalho nos Estados Unidos meu tel.5534997891666

Polyane Lima
Membro
Polyane Lima
2 meses 11 dias atrás

Boa noite, meu esposo tem vasta experiência como encarregado de campo na área de terraplenagem e asfalto. Qlq coisa entrar em contato com o email polyanel31@gmail.com
Obg!

Antonio
Visitante
Antonio
2 meses 13 dias atrás

Sou técnico em eletricidade industrial trabalho com pivô central instalações e manutenções em sistemas de irrigação
Fone 62 99604 3118

Antonio
Visitante
Antonio
2 meses 14 dias atrás

Sou técnico em eletricidade industrial grande esperiencia em pivô central lavoura irrigada

Lua patrick franca moreira
Visitante
Lua patrick franca moreira
3 meses 7 dias atrás

Ola gostaria muito de ir para um pais mais honesto,sou motorita entregador habilitado em todas as categorias aqi no brasil,operador de empilhadeira,motorista de ambulacia enfin gostaria de saber como faço para uma oportunida na europa como motorista pu opeador de empilhadeira,como consigo p green carde, meu nome luan patrick 034999476444 vivo

Roberto
Visitante
Roberto
3 meses 27 dias atrás

Boa noite tenho 45 ano socou encarregado de obras gostaria de ter uma oportunidade tbm sou encarregado demolição fico grato

eduardo
Visitante
eduardo
4 meses 25 dias atrás

oi gostaria de saber se consigo algum emprego de marceneiro nos Estados Unidos

Aline cristina de souza marques
Visitante
5 meses 8 dias atrás

Procuro um trabalho de baba pra dormir no emprego trabalhar no exterior.Obrigada pela atenção!

gilson
Visitante
gilson
5 meses 25 dias atrás

era meu sonho,mas n vou desistir um dia eu ainda vou trabalhar e estudar ai tenho 23 anos

Marcelo
Visitante
Marcelo
6 meses 3 dias atrás

Olá, eu moro Japão e sei conversar em inglês mas não é fluente!
Acredito que minha leitura seja 90% e em termos de conversação seja de aproximadamente 50% a 60%.
Existe a possibilidade de eu conseguir um emprego e morar nos Estados Unidos?
Se sim, gostaria de saber os métodos procedidos para entrar no país, desde já muito obrigado.

arlen fernandes
Visitante
arlen fernandes
6 meses 6 dias atrás

Quero trabalhar com maquinas retro escavadeira e rolo compaquitado nos eua me ajuda..

Bruno Cayres
Visitante
Bruno Cayres
8 meses 7 dias atrás

Vou passar 30 dias em Boston, durante o verão. Sou formado um publicidade pela Universidade federal, MBA na Getúlio Vargas, falo inglês fluente e espanhol avançado em curso, perfil atlético (possibilidade de trabalhaos que exijam força ou agilidade). Tenho 28 anos. Gostaria de trabalhar ao longo desse mês, estou a procura de um trabalho que me renda entre 20 e 25 dolares por hora. Estou disposto a qualquer tipo de serviço que me remunere nessa faixa. O que devo procurar?

Luis
Visitante
Luis
8 meses 9 dias atrás

Sou funcionário da construção civil tenh 52 anos e gostaria de trabalhar no exterior.

1 2 3 12
wpDiscuz