Cai o Número de Imigrantes Ilegais nos Estados Unidos
A atual crise econômica nos Estados Unidos está levando muitos imigrantes a desistir do sonho americano, e pela primeira vez em quatro anos o número de imigrantes ilegais caiu, de acordo com o departamento de Homeland Security. Muitos imigrante perderam suas casas por não terem condições de continuar pagando as hipotecas de juros ajustáveis cujas mensalidades aumentaram de forma significativa. Devido à queda agúda do valor dos imóveis, muitos se viram em um situação na qual a dívida da hipoteca era maior do que o valor do imóvel do qual eram donos. Encontrando-se em um beco sem saída, a única solução viável era entregar as chaves, abandonar tudo, e deixar o país.
Existem hoje um número estimado de 11,6 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, 61% dos quais são Mexicanos. O número de imigrantes ilegais hoje ainda é quase três vezes maior do que em 1990 quando estima-se que o número de imigrantes ilegais se encontrava em torno de 4 milhões.
Mike Keegan, porta voz do departamento de Homeland Security, disse que o crescimento do desemprego levou à redução do número de pessoas que tentam passar pela fronteira do México. Além disso, o governo americano está sendo mais eficiente em evitar com que imigrantes ilegais entrem no país, e estão apreendendo mais imigrantes ilegais que já estão dentro do país.
O estado de Nevada tem a maior proporção de imigrantes ilegais no país, ou seja, cerca de 280.000 pessoas, ou 11% da população são imigrantes ilegais. O Arizona fica em segundo lugar com cera de 9% de população sendo composta por imigrantes ilegais.
Muitos brasileiros que vivem aqui nos Estados Unidos ilegalmente também estão desistindo do sonho americano como foi destacado em uma reportagem no New York Times intitulada Brazilians Giving Up Their American Dream. A reportagem destaca o fato de que muitos brasileiros estão cansados de esperar por uma oportunidade de se legalizerem, e com a queda do dólar e da economia americana não há mais motivação suficiente para se viver uma vida clandestina.
A reportagem também destaca que o imigrante brasileiro geralmente vem de classes mais urbanas e educadas do que os outros imigrantes latinos, e muitos vinham investindo em imóveis no Brasil. Com a situação tão ruím nos Estados Unidos e com a relativa estabilidade da economia brasileira, muitos estão achando que chegou a hora de ir embora.
O consulado brasileiro em Miami confirmou que o fluxo de brasileiros deixando o país é maior do que os que estão entrando – uma reversão quase inacreditável já que a apenas quatro anos atrás vários brasileiros se arriscavam a passar pela perigosa fronteira com o México, um fato que gerou uma grande cobertura na mídia, incluindo a criação do filme A Fronteira, e a popular novela da Rede Globo, América. Várias agências de viagens estão vendendo passagens só de ida para o Brasil. Só do aeroporto J.F. Kennedy em Nova Ioque são cerca de 150 reservas diárias.
O sonho americanos parece realmente ter acabado para muitos, mas algúns imigrantes continuam se saido bem. Aqueles que estão legalizados, que são empresários ou profissionais qualificados que não perdenram o seu emprego, e que não caíram na tentação de comprar uma casa maior do que tinham condições de pagar, ainda podem acreditar neste sonho.
Favoritos:
Comment - Comentário de Cesar Silvino em 20 Maio 2009:
Flavia , Boa Noite!!!, obrigado pelo retorno; Hoje tenho certo dominio do idioma inglês, e já tenho visto de negócios, voce acha que são facilitadores para empresa de empresa nos EUA? Muito Obrigado.
Comment - Comentário de Cesar Silvino em 23 Maio 2009:
Não há mais retorno das dúvidas para ajuda?
Comment - Comentário de Brasileiros nos Estados Unidos em 25 Maio 2009:
Cesar,
Você pode esclarecer sua dúvida?
Comment - Comentário de jose carlos pereira de sousa em 27 Maio 2009:
ola eu tenho 6 anos que vivo nos estados unidos ilegalmente eu gostaria de saber se as pessoa que vivem aqui como eu si tem algum direito e cuais saos eles
Comment - Comentário de Genilde Guerra of Kravitz & Geurra law Firm em 13 Julho 2009:
Todas as pessoas nos EUA tem direitos e deveres nao importa seu status imigratiorio.
É sempre bom legal ou ilegal estar sempre bem informado sobre todas as leis do pais a onde voce vice por profissionais com boa reputaçao em sua area de serviço. nao existem “jeitinhos” nos EUA e sim um bom trabalho que coloca qualquer pessoa em uma boa posiçao.
Por Exemplo: Sempre procure o conselhor de um Advogado, e nao de um paralegal.
Mesmo muitos advogados sao novos no mercado e nao tem a experiencia necessaria para oferecer um bom serviço. Na duvida, o conselho e’procurar mais de um advogado.
Nunca ouvir o conselho de amigos ou visionhos ou paralegals sem licensa a respeito de sua vida. Mesmo bem intensionados, esta classe de conselho ‘jamais sera preciso. As leis mudam constantemente e somente advogados tem acesso a estas mudanças.
Mesmo que é crime um paralegal dar conselhos legais: Se ele nao se importa de colocar a vida deles em risco, imagine a sua…..
Comment - Comentário de Brasileiros nos Estados Unidos em 13 Julho 2009:
Genilde,
Obrigado pelo seu comentário. Este conselho é muito importante para todos os nossos leitores. Sempre procure a conselho de um bom advogado anter de tomar qualquer decisão com implicações legais. Não siga nenhuma dica sem antes se informar com um profissional competente.
Aqui no nosso site recebemos muitas perguntas sobre questões de imigração. Nós tentamos ajudar os nossos leitores provendo algumas informações básicas e os encaminhando para sites oficiais (tais como o http://www.uscis.gov/portal/site/uscis) que têm informações confiáveis. Porém sempre ressaltamos que não somos advogados e não temos condições de fornecer conselhos com implicações legais.
A consulta de um advogado para questões legais nos EUA é fundamental. Para facilitar este processo, oferecemos em nosso diretório uma lista de advogados que falam português e que atuam em vários locais nos EUA: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/diretorio/wpdir-sub/cat-1/advogados/
Comment - Comentário de felipe em 16 Outubro 2009:
ola,meu nome e felipe eu quero dizer que eu indepedente de tudo ainda chegarei
nos estados agora ou em breve ou legal ou ilegal ok….1 dia ainda chego valeu
Comment - Comentário de Nestor em 17 Novembro 2009:
Ola, como vão voces?
Sei que todo ano são distribuídos nos EUA vistos para trabalhadores mais ou menos quando ele votam o orçamento no congresso. Se não me engano isso ocorre geralmente no final do ano. Gostaria de saber se voces tem alguma notícia ou informação sobre esse assunto, ou mesmo uma dica de como pesquisar isso pela internet em sites americanos.
Obrigado e um grande abraço para todos.
nestor
Comment - Comentário de Brasileiros nos Estados Unidos em 17 Novembro 2009:
Nestor,
Você deve estar se referindo ao visto HB1. Todo ano o governo Americano permite que um certo número desses vistos seja emitido. Em 2007 o total foi de 85.000 vistos, e se esgotou dentro de 2 meses desde que o processo começou. Não se sabe quantos vistos serão libeados em 2009. Essa decisão é tomada pelo congresso. Dada a atual taxa de desemprego de cerca de 10% nos EUA o congress será pressionado politicamente para limitar o número de vistos.
Comment - Comentário de clautamir em 30 Novembro 2009:
muito legal o conteúdo. gostei e foi de grande adinçao no meu conhecimento a respeito.