Sobre o(a) Autor(a)

author photo

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Veja Todos os Artigos de

Brasileiros nos Estados Unidos Devem Votar para Presidente da República




É muito importante que os brasileiros nos Estados Unidos mantenham suas obrigações perante o governo brasileiro em dia.  Mantendo a sua documentação em dia e cumprindo com suas obrigações, você poderá continuar exercendo os seus direitos como cidadão brasileiro.  Uma dessas obrigações, que também é um direito, é o voto eleitoral para Presidente da República.

No dia 3 de Outubro de 2010 a sede da embaixada e os consulados brasileiros nos Estados Unidos irão realizar as Eleições para Presidente da República.  Se houver segundo turno, as eleições irão ocorrer no dia 31 de Outubro.  Os brasileiros residentes nos Estados Unidos que querem votar, devem comparecer no consulado correspondente à zona eleitoral na qual estiverem inscritos, onde devem apresentar o título eleitoral e o documento de identificação com fotografia, tais como carteira de identidade, carteira de matrícula consular, carteira de trabalho, carteira de habilitação com foto, passaporte, ou certificado de reservista.

Justificativa Eleitoral

Se você não puder comparecer para votar, você deve fazer a justificativa eleitoral.  Existem três casos em que você pode se encaixar:

Eleitor residente nos Estados Unidos, inscrito em Zona Eleitoral nos Estados Unidos

Se você não puder votar na zona eleitoral nos Estados Unidos onde está inscrito, no dia da votação você deverá comparecer à sede da embaixada ou repartição consular mais perto do local onde você estiver, portando o seu título de eleitor e identificação com foto.  O formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral” deve ser preenchido e entregue.

Após o dia da votação, o eleitor inscrito nos Estados Unidos tem o prazo de até 60 dias para formalizar a justificativa eleitoral, encaminhando requerimento ao juiz eleitoral.  Esse requerimento pode ser entregue em qualquer missão diplomática brasileira, ou encaminhado, por via postal, ao Cartório Eleitoral do Exterior, cujo endereço é:

SEPN 510, Lote 7, Avenida W3 Norte, CEP 70.750-520, Brasília, DF.

Eleitor residente nos Estados Unidos, inscrito em Zona Eleitoral do Brasil

Após o dia da votação, o eleitor inscrito no Brasil tem o prazo de até 60 dias para formalizar a justificativa eleitoral, encaminhando requerimento ao juiz da zona eleitoral a que estiver jurisdicionado.  

Brasileiros em Viagem

Para brasileiros inscritos no Brasil que estiverem viajando nos Estados Unidos no dia da votação, haverá um prazo de 30 dias, contado de seu retorno ao país, para formular ao juiz de sua zona eleitoral o requerimento de justificativa pela ausência às urnas.  O requerimento de justificativa deve ser anexado com cópia de documento de identificação brasileiro e acompanhado de documentos comprobatórios de que a pessoa estava no exterior, tais como: declaração do órgão onde está trabalhando; declarações de cursos universitários; intercâmbios; bilhetes de passagens aéreas, etc.

Para mais informações de como brasileiros nos Estados Unidos podem votar para Presidente da República nas eleições de 2010, ou como proceder com a justificativa eleitoral caso você não possa comparecer para votar, entre em contato com o consulado de jurisdição onde você reside.

Compartilhe!






Responda

Para mostrar sua foto automaticamente com o seu comentário cadastre-se no site www.gravatar.com com o mesmo email usado abaixo. Use a Tradução Google se você tiver dificuldades com o inglês.
Proibido para menores de 16 anos - comentários serão deletados.