Sobre o(a) Autor(a)

author photo

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

Veja Todos os Artigos de

Após Ataques de 9/11, Brasileiro Entra para o Exército Americano




Fonte:  Comunidade News

O soldado conta que chegou a enviar uma carta ao então presidente George W. Bush explicando sua situação e pedindo ajuda.

No dia 11 de setembro de 2008, exatamente sete anos após os atentados contra Nova York e Washington que mataram quase 3 mil pessoas, o brasileiro Bruno Bonaldi desembarcava no Iraque como integrante de um batalhão de fuzileiros navais americanos enviados para lutar no país.

A temporada de sete meses na província iraquiana de Al-Anbar foi a realização de um sonho iniciado ainda na adolescência e que se tornou mais forte com os ataques de 11 de setembro de 2001.

“Quando aconteceu tudo aquilo em 2001 e quando foi confirmado, depois, que foi um ataque, um ato terrorista, eu passei a ter uma vontade ainda maior de me alistar e de poder lutar pelo país”, disse Bonaldi, 29 anos, à BBC Brasil.

Dez anos após os atentados, de volta à casa onde vive com a mulher, a também brasileira Ana Paula, em Little Falls, no Estado de Nova Jersey, Bonaldi, que hoje é cidadão americano, diz que os eventos de 11 de setembro o tornaram mais patriota.

“Não nasci aqui, mas eu acho que sou ainda mais patriota hoje do que eu seria (se os atentados não tivessem acontecido)”, diz Bonaldi.

Trajetória
Nascido em Paranaguá, no Estado do Paraná, Bonaldi chegou aos Estados Unidos aos 11 anos de idade, com a mãe e os irmãos.

“Somos quatro irmãos, eu sou o mais velho. Meu pai já estava aqui havia cerca de oito meses e durante esse período juntou dinheiro para poder mandar nos buscar”, relembra.

No início, a adaptação ao novo país foi difícil.
“Eu sempre tinha aquela mentalidade de um dia voltar para o Brasil. Pensava: ‘Meus pais ficando ou não aqui, eu vou embora’. Minha vontade era sempre ir embora”, diz.

A mudança veio no segundo ano do Ensino Médio, quando o então adolescente assistiu a uma palestra na escola sobre as Forças Armadas e, mais especificamente, os Marines – como os fuzileiros navais são chamados nos Estados Unidos.

“Naquele momento eu já sabia que aquilo era o que eu queria para mim”, diz Bonaldi.

Bonaldi terminou o Ensino Médio em 2001, mesmo ano dos atentados. Imediatamente após deixar a escola, começou uma longa trajetória na tentativa de se alistar nas Forças Armadas.

Carta a Bush
A realização do sonho, porém, levou vários anos e incluiu algumas decepções. Até 2006, Bonaldi estava em situação ilegal nos Estados Unidos e não podia, portanto, se alistar.

“Desde 2001 tentei inúmeras vezes me alistar, mesmo sendo ilegal, mas sem sucesso”, diz.

O soldado conta que chegou a enviar uma carta ao então presidente George W. Bush explicando sua situação e pedindo ajuda.

“Escrevi dizendo qual era a minha intenção e perguntando se alguém podia fazer alguma coisa por mim. Explicando que eu não estava atrás de Green Card, o que eu queria era me alistar mesmo.”

Ele diz que recebeu uma resposta da Casa Branca, com a orientação de procurar o serviço de imigração e seguir as regras.

Seus pais acabaram conseguindo o Green Card por meio dos empregadores e, em 2006, Bonaldi finalmente conseguiu regularizar sua situação no país e ingressar nas Forças Armadas.

 

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

 

 

Compartilhe!






Tem 25 respostas até agora. »

  1. Gostei da matéria, esse caso de brasileiro entrando pro serviço militar dos EUA não é uma excessão, mas o que deixa especial é o fato de ele ter conseguido entrar pra US Marines, do qual é um grupo mais seleto e melhor preparado para conflitos, o número de brasileiros na US Marine Corps é pequeno, pode ser contado nos dedos, algo que demonstra como não é tão facil entrar lá, fazendo uma correção US Marines (Fuzileiros Navais) não é o mesmo que Exército (US Army), o Exército possui um número bem mais extenso de brasileiros alistados, outro caso de brasileiro na US Marines, é o de Alexandre Danielli, mais um exemplo de brasileiro que lutou pra entrar pro serviço militar dos EUA.

  2. oi gostaria de saber se posso entrar no us army ouvi falar de um programa do exercito que pegaria imigrantes para se alistar en troca do green card isso e verdade

  3. Uzias,

    Não conheço esse programa.

  4. obrigado pela resposta mas eu gostaria de saber se e possivel eu me alistar no us army

  5. Esse cidadão é um homem de coragem. Vale a pena, realmente, dar a vida por uma nação como essa. Congratulações,Bruno Bonaldi. Excelente decisão.

  6. Uzias,

    Acredito que só com o green card.

  7. Me chamo Iratim , tenho 19 anos não servi na FAB brasileira por quê preferi terminar a faculdade de fisioterapia.
    Mas sempre tive vontade de servir no Exército americano como faço , é muito complicado esse processo ? oque devo fazer ?

  8. gostaria de saber qual o jeito mais facil e mais rapido para ganhar o green card sou novo ainda mas meu sonho e entrar no us marine

  9. qual o jeito mais facil e mais rapido de conseguir o green card

  10. Uzias,

    Veja aqui:
    http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/

  11. Eu tambem queria entrar no exercito americano, mas vai dar muita dor de cabeça :D. intao é melhor eu entrar no exercito brasileiro mesmo, mesmo q o brasil nao mereça patriotas.

  12. Meu Sonho é me alistar e servir o Exército Americano, tenho 16 anos e vou fazer de tudo pra conseguir…!

  13. Não importa o quanto demore, Não importa o quanto seja difícil, Não importa o quando eu Lute, Não importa o quanto eu sofra pra conseguir, NÃO IMPORTA NADA DISSO, Eu vou conseguir e nada vai me impedir!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Ola pessoal, vejo que há muitos com o mesmo sonho que eu, algumas dicas pro pessoal que quer se alistar, tentem antes fazer alguma faculdade pra ir para os estados unidos, existe um programa para alistamento de estrangeiros no U.S. Army devido ao baixo numero de alistamentos, não sei se este programa ainda existe, mas é quase certeza que logo voltara, em troca eles darão o Green card, é quase certeza que os alistados irão para o Iraque ou Afeganistão nos 15 meses de serviço,o bom do U.S. Army é que a idade máxima para o alistamento é 42 anos, portanto ate lá é possível conseguir o Green card, se alguém souber mais poste aqui pro pessoal.

  15. Meu sonho também é se alistar no exercito americano, sou brasileiro, mais brasil não merecem soldados dispostos para defender seu país, tenho 16 anos e deis de criança esse é meu desejo, lutar para o exercito americano, eles precisam o máximo de apoio, se eu tiver essa chance, não desperdiçarei, correrei atrás e chegarei no meu Objetivo de entrar na us marines…

  16. Nao e possivel se alistar nas forcas armadas dos EUA sem o Green Card. Servi ao Exercito dos EUA por 5 anos, e fui ao iraque. (Nao e mole nao ta?)

    Se voce tiver o Green Card, voce pode fazer o programa chamado ROTC, e sera oficial do exercito… mas tera que servir na ativa por alguns anos.

  17. Estou planejando ir para os eua no ano que vem, para me alistar nos fuzileiros navais, na california. Como irei como imigrante, eu gostaria de saber qual seria o caminho mais ideal pra mim. Estou fazendo curso de ingles, e ja correndo atras de passaporte. Me add ai alguem que ja tenha se alistado, e puder me dar umas dicas.
    Meu Email : xirtam1r2r3@hotmail.com
    no facebook : Warney patricio
    obrigado

  18. Ola, estou planejando entrar para o exercito nos EUA. Moro nos Estados Unidos há 1 ano e 5 meses legalmente, pois mudei meu status de turista para estudante e gostaria de obter maiores informaçoes sobre como ingressar no exercito.

  19. Flor,

    Creio que você vá precisar do green card. Procure um posto de recrutamento para mais informações.

  20. De certo que o sonho de ser um us merines são para a maioria não só do brasil como de outros paises ..
    Tenho 19 anos vo começar meu curso de ingles para mim se virar quando eu for p lá realizar meu sonho..
    Sobre o exercito brasileiro ou fuzileiros brasileiros , sim nóz brasileiros samos capazes de sermos bons mas não temos nenhuma missão de gerra como o EUA mas é a quilo quem quer corre atrás como eu …
    Só me falta aperfeiçoa o inglês e gostaria muito tbm de ir p lá falar fluente Àrabe ..Bom boa sorte a todos que sonham como Eu …

  21. Eu vo me casar com uma americana eu tenho auguma chanse de entra nos U.S Army Rangers? (Servico special)

  22. Jefferson,

    Não sei quais são os requerimentos do US Army Rangers, mas de qualquer forma você precisa primeiro obter o green card.

  23. Ata obg

  24. Mais assim vc sabe se no exercito americano tem que fazer militar careira pra ser um Sgt porq aqui no brasil apenas militar careira pode subir de patente ou ingressa em servico special .. eu vi num site da S.A.S ( special air service da gran bretanha) que eles aceitao duplas nacionalidades mais tem que ter residido no reino unido por 5 anos antes de se alista tauvez no U.S army Ranger seja igual pois ate um pouco tempo atraz tavao recrutando em troca do Creed car porem brasileiros que entrarao la resebiam muito nacionalismo ( racismo por ser do brasil ) vc sabe tambem se isso realmente acontece com brasileiros la?

  25. Jefferson,

    Não temos essa informação.

Responda

Para mostrar sua foto automaticamente com o seu comentário cadastre-se no site www.gravatar.com com o mesmo email usado abaixo. Use a Tradução Google se você tiver dificuldades com o inglês.
Proibido para menores de 16 anos - comentários serão deletados.